Dúvida sobre manobras em solo

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Dirty_wings
PC
PC

Dúvida sobre manobras em solo

Mensagem por Dirty_wings »

Saudações a todos!

Sempre que vejo fotos de taxi como esta

Imagem

ou esta

Imagem

, surge um pergunta que não quer calar:

- Como o piloto "dirige" a aeronave pelo pátio ou taxiway, mantendo o trem do nariz sobre a linha amarela se a visão da cockpit não permite uma referência visual precisa? Existe algum auxílio de steering ou o piloto tem que usar o "feeling"?

Em curva deve ser mais difícil ainda!!!
Imagem

Durante os meus taxis no FS, só consigo ficar sobre a linha amarela quando uso aquela visão superior externa... quando tento taxiar com a visão do cockpit virtual é um desastre!!! :oops:

Desde já agradeço pela atenção e ajuda.

Abraço
Imagem
Anonymous

Re: Dúvida sobre manobras em solo

Mensagem por Anonymous »

Dirty_wings escreveu:Saudações a todos!

Sempre que vejo fotos de taxi como esta

Imagem

ou esta

Imagem

, surge um pergunta que não quer calar:

- Como o piloto "dirige" a aeronave pelo pátio ou taxiway, mantendo o trem do nariz sobre a linha amarela se a visão da cockpit não permite uma referência visual precisa? Existe algum auxílio de steering ou o piloto tem que usar o "feeling"?

Em curva deve ser mais difícil ainda!!!
Imagem

Durante os meus taxis no FS, só consigo ficar sobre a linha amarela quando uso aquela visão superior externa... quando tento taxiar com a visão do cockpit virtual é um desastre!!! :oops:

Desde já agradeço pela atenção e ajuda.

Abraço
É simples, basta manter a faixa amarela bem no meio das suas pernas!! Meu velho tinha me falado uma vez e quando eu fiz no cessninha deu certo rs.No Boeing 737 você mantem ela um pouco a esquerda da perna direita, ou pega a luz do master caution como referência.
stratocaster
PC
PC

Mensagem por stratocaster »

Eu não consegui ver as fotos, mas seguem algumas referências sobre o taxi que talvez possam servir:
- Para manter o avião na faixa amarela em linha reta, basta criar uma linha imaginária que passe pela perna direita, como se fosse a seqüência da linha amarela (no caso, isso serve para quem estiver sentado na esquerda).
- Em curva, dependerá do avião e do ângulo. Por exemplo, num wide-body, que é bem mais restrito e exige maiores cuidados, para executar uma curva de 90 graus, o piloto deverá deixar a cabine passar pelo centro da taxiway que ele pretende entrar, seguindo em frente na taxiway que a aeronave está, e depois girar o comando do steering.
- Com curvas de 45 graus, para esquerda, por exemplo, o piloto deverá observar o limite da borda da direita da taxiway que ele pretende entrar, traçar uma linha imaginária como se ela continuasse sobre a pista de taxi que ele se encontra e, então, quando a cabine de comando atingir essa intersecção, efetuar curva à esquerda.
Vale ressaltar que em muitos casos a cabine de comando ficará fora da área asfaltada ou delimitada, em outras palavras, sobre a grama.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Fernando_SAO escreveu:... ou pega a luz do master caution como referência.
Hahaha e eu pensando que só eu usava essa "técnica"! No 767 funciona que é beleza, é só alinhar com a luz/botão do master caution que garantidamente você está em cima da linha amarela. Nas curvas mais fechadas, como falou o stratocaster, deixo o avião "sobrar" um pouco antes de fazer a curva. Isso no FS é claro :D
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Nas curvas de 90º no A330 você pode tomar como referência a posição da centerline pelas janelas laterais do cockpit. Estando na esquerda, para curvas à esquerda a centerline deverá estar um pouco atrás da metade da primeira janela, é quando a bequilha está sobre a centerline. Para curvas a direita, a centerline vai estar encontrando a barra que separa a primeira janela da segunda. Isso mantendo a velocidade entre 2, 3 nós.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Com o tempo,vc pega a manha e aí faz sem nem olhar para nada.
Le
PC
PC

Mensagem por Le »

Em linha reta, mantenha a perna direita sobre a yellown line. Em curvas de 90, ultrapasse a projeção da yellow line da taxiway (que pretenda ingressar) e então inicie a curva de modo a se encontrar sobre a mesma no fim da manobra; isto, fará descrever um arco com a cabine até mesmo fora dos limites da taxiway, dependendo da largura da mesma e tamanho da aeronave. ( as dicas acima do stratocaster são muito boas), mas lembre-se que é também uma questão de hábito.

Um abraço!
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Dirty_wings escreveu:Durante os meus taxis no FS, só consigo ficar sobre a linha amarela quando uso aquela visão superior externa... quando tento taxiar com a visão do cockpit virtual é um desastre!!! :oops:
Abraço
hauahuahauahuaha, somos dois. Durante as curvas sempre acho que o avião está "invadindo" o gramado fora da pista :mrgreen: sem contar no vai e vem tentando alinhar :oops:

Aos colegas, obrigado pelas dicas.

Abraços.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Ary escreveu:
Dirty_wings escreveu:Durante os meus taxis no FS, só consigo ficar sobre a linha amarela quando uso aquela visão superior externa... quando tento taxiar com a visão do cockpit virtual é um desastre!!! :oops:
Abraço
hauahuahauahuaha, somos dois. Durante as curvas sempre acho que o avião está "invadindo" o gramado fora da pista :mrgreen: sem contar no vai e vem tentando alinhar :oops:

Aos colegas, obrigado pelas dicas.

Abraços.
E a curva dos avioes na cabeceira em CGH para decolar?
Parte da asa passa sobre o "nada".

Abracos,
ETC
Marco SBCT
MASTER
MASTER

Mensagem por Marco SBCT »

ETC, enquanto for asa, tudo bem.
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
Dirty_wings
PC
PC

Muito obrigado a todos os colegas pelas dicas! Muito boas!

Alguém sabe se aquele caso do F-100 TAM que caiu no barranco em CGH foi causado por alguém como eu, que não sabe taxiar?

Abração
Imagem
ThiagoPM
PC
PC
Contato:

Mensagem por ThiagoPM »

Dirty_wings escreveu:Muito obrigado a todos os colegas pelas dicas! Muito boas!

Alguém sabe se aquele caso do F-100 TAM que caiu no barranco em CGH foi causado por alguém como eu, que não sabe taxiar?

Abração
Nao!!! :roll: naquele caso foi alguma zinca com o parking brake...
ThiagoPM
flickr.com/photos/thpm/
Dirty_wings
PC
PC

ThiagoPM escreveu:
Dirty_wings escreveu:Muito obrigado a todos os colegas pelas dicas! Muito boas!

Abração
Nao!!! :roll: naquele caso foi alguma zinca com o parking brake...
Alguém sabe mais detalhes desse incidente? Haviam quantas pessoas dentro do Fokker?

Abs
Imagem
PR-WJI
MASTER
MASTER

Mensagem por PR-WJI »

Foi em 21/04/1991 com o PT-MRA. Ninguem a bordo.
Voltou a voar duas semanas após.
Rafael_BSB
PP
PP

Mensagem por Rafael_BSB »

Bom, pelo que eu sei sobre incidente que aconteceu lá em CGH foi o seguinte: Naquela época, CGH só operava alguns vôos regionais e a ponte aérea, por isso, nos fins de semana ele ficava vazio devido a redução natural do numero de vôos... Não me recordo se tinha algum mecanico dentro da aeronave, mas enfim, ele começou a fazer a movimentação da aeronave e ventava muito no momento então o avião por ser leve começou a ser levado pelo vento e o carrindo de push-back acabou se soltando do avião e ele caiu ali... a história é mais ou menos essa.
Um abraço
carlos oliveira
PC
PC

Mensagem por carlos oliveira »

Rafael_BSB escreveu:Bom, pelo que eu sei sobre incidente que aconteceu lá em CGH foi o seguinte: Naquela época, CGH só operava alguns vôos regionais e a ponte aérea, por isso, nos fins de semana ele ficava vazio devido a redução natural do numero de vôos... Não me recordo se tinha algum mecanico dentro da aeronave, mas enfim, ele começou a fazer a movimentação da aeronave e ventava muito no momento então o avião por ser leve começou a ser levado pelo vento e o carrindo de push-back acabou se soltando do avião e ele caiu ali... a história é mais ou menos essa.
Um abraço
É quase isso, o MRA estava sendo rebocado do hangar para o pátio, mas a TAM queria economizar APU, e também vinha com as BAT em off, o garfo quebrou e como o mecânico não era habilitado no F100, ele não conseguiu ligar as BAT e ligar as bombas elétricas para que os freios funcionassem, havia a bordo também uma mulher da limpeza que nunca tinha andado de avião e foi sentir como era......
o mais engraçado disso tudo era a cena dos mecânicos em desespero, jogando calço embaixo das rodas na tentativa de parar o F100 , mas só parou no barranco mesmo.
"Vivendo o presente, preparando o futuro"
jambock
MASTER
MASTER
Contato:

Mensagem por jambock »

Prezado Ary:

Parabéns pelo avatar. O "Tupizinho" rompendo a barreira do som, está incrível. :lol:
Um abraço e até mais...
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com

Na aviação, só a perfeição é aceitável
Anonymous

Re: Avatar hilário!

Mensagem por Anonymous »

jambock escreveu:Prezado Ary:

Parabéns pelo avatar. O "Tupizinho" rompendo a barreira do som, está incrível. :lol:
Um abraço e até mais...
Acho muito engraçado essa foto, bem criativa hehehehe.

Abraços.
Responder