Página 1 de 1

Maior avião cargueiro pousa em Viracopos (SP)

Enviado: Ter Mai 28, 2013 20:20
por José Cursio
Boa noite amigos Forenses.

Maior avião cargueiro pousa em Viracopos (SP)

CAMPINAS - O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, foi a pista de estreia do 747-8F o maior e mais moderno jumbo da Boeing no Brasil. O cargueiro tem 68,5 metros de envergadura, 76,4 metros de comprimento, 19,5 metros de altura e tem capacidade para até 854,3 m³ de carga. Custa US$ 320 milhões. Somente mais uma aeronave no mundo enquadra-se nesta categoria: o Airbus A-380F.

A aeronave da Atlas Air pousou em Campinas hoje às 13h45, vinda de Miami (EUA), com o único objetivo de ser homologada em solo brasileiro. Exigiu alterações na cabeceira da pista, sinalização especial e até mais água para os bombeiros, no caso de necessidade. O voo seguiu para Quito, no Equador. Neste momento, a maior interessada em operar este equipamento no Brasil é a Cargolux, de Luxemburgo, mas a infraestrutura necessária para isso não é encontrada em todos os aeroportos brasileiros. Viracopos e Guarulhos são dois dos locais onde é possível esta operação.

Fonte – Panrotas - Publicada em 28/05/2013 17h05

Abs. Cursio

Re: Maior avião cargueiro pousa em Viracopos (SP)

Enviado: Ter Mai 28, 2013 21:30
por mrlbpoa
Onde o AN 225 se enquadra? Pensei que ele fosse o maior de todos.

Re: Maior avião cargueiro pousa em Viracopos (SP)

Enviado: Ter Mai 28, 2013 21:51
por Marco SBCT
Curitiba tem o problema do pátio, mas o patio novo se aproxima para ~conclusão em breve ...

Re: Maior avião cargueiro pousa em Viracopos (SP)

Enviado: Qua Mai 29, 2013 01:10
por arthuramaral_CGR
mrlbpoa escreveu:Onde o AN 225 se enquadra? Pensei que ele fosse o maior de todos.
O AN225 é maior que B747-8F...A matéria fala em maior Boeing do mundo, eheh...isso ele é!

Re: Maior avião cargueiro pousa em Viracopos (SP)

Enviado: Qua Mai 29, 2013 23:37
por Electra
mrlbpoa escreveu:Onde o AN 225 se enquadra? Pensei que ele fosse o maior de todos.
E é. Só que nem sei se existe uma categoria pra ele na ICAO.

Só uma curiosidade, pra se referir a esta versão do Jumbo, vcs falam "sete quatro sete oito" ou "sete quatro sete oitocentos"? Alguns amigos e eu falamos "oitocentos" e já vi citações em reportagens desta msm forma. Aliás, nunca vi ninguém pronunciar "sete quatro sete oito". Mt provavelmente, a Boeing o designou "747-8" em vez de "747-800" por causa de td aquele significado que o número 8 tem na cultura chinesa. Mas, msm assim, será que faria tanta diferença seguir a tradição de designar versões com centenas? Aliás, há alguma cia chinesa que o esteja voando ou o tenha encomendado?

Re: Maior avião cargueiro pousa em Viracopos (SP)

Enviado: Qui Mai 30, 2013 21:46
por mrlbpoa
arthuramaral_CGR escreveu:
mrlbpoa escreveu:Onde o AN 225 se enquadra? Pensei que ele fosse o maior de todos.
O AN225 é maior que B747-8F...A matéria fala em maior Boeing do mundo, eheh...isso ele é!

Na matéria do G1, citando o Panrotas, estava escrito ni início que era o maior Boeing do mundo. Porém, mais adiante, pisaram na bola e colocaram que o 747-8 é o maior cargueiro do mundo.

Re: Maior avião cargueiro pousa em Viracopos (SP)

Enviado: Sex Mai 31, 2013 11:07
por MSATO
Electra escreveu:
mrlbpoa escreveu:Onde o AN 225 se enquadra? Pensei que ele fosse o maior de todos.
E é. Só que nem sei se existe uma categoria pra ele na ICAO.

Só uma curiosidade, pra se referir a esta versão do Jumbo, vcs falam "sete quatro sete oito" ou "sete quatro sete oitocentos"? Alguns amigos e eu falamos "oitocentos" e já vi citações em reportagens desta msm forma. Aliás, nunca vi ninguém pronunciar "sete quatro sete oito". Mt provavelmente, a Boeing o designou "747-8" em vez de "747-800" por causa de td aquele significado que o número 8 tem na cultura chinesa. Mas, msm assim, será que faria tanta diferença seguir a tradição de designar versões com centenas? Aliás, há alguma cia chinesa que o esteja voando ou o tenha encomendado?
Buenas,

Prosseguindo na curiosidade, e na minha opinião, acho que a nomenclatura é só uma questão de marketing mesmo (pra não ficar parecido com o concorrente).
Afinal, o concorrente do "747-8I/F" (mesmo com a disparidade de tamanho) é o "A380-800/F".
Seguindo no mesmo raciocínio, os novos produtos Boeing são o 787-8/9/10 e a família 737-Max (versões 737-7/8/9); enquanto na Airbus o A350XWB tem as versões 800/900/1000.

Mas, independente das razões e de como os chamamos, é que sabemos (e entendemos) de quem se trata...não é? :yeah: :D:

Saudações!