Página 1 de 1

Aproximação final Palegre

Enviado: Ter Abr 23, 2013 00:48
por elmus vat
Boa noite,
alguém saberia explicar porque a espera tão longa na terminal palegre para decolagens com outras aeronaves chegando? Hj estva observando que a aeronave se aproximando estava sobre o Polo petroquímico ainda e2 aeronaves (Gol e Azul) aguardando para take off. Pousou um TAM e mais 4-5 min para autorizar outra decolagem. Em CGH é diferente, em Barcelona, totalmente diferente...pq POA tem um espaçamento tão grande?

Re: Aproximação final Palegre

Enviado: Ter Abr 23, 2013 01:31
por Sentaapua
Ótima pergunta Elmus. Uma vez fiquei uma hora e meia no ponto de espera da Golf com a 11 para conseguir atravessar pro pátio 01. Questionava o Solo Palegre sobre o motivo da espera e eles me falavam que tinha aeronave para pouso, só que a bendita da aeronave (que muitas vezes estava fazendo toque e arremetida) demorava uns cinco minutos para aparecer no visual! :@ Lembro apenas de uma controladora do solo que não era tranca-rua. Lembro que ela me autorizou a cruzar a 11 logo após a decolagem do Pluna pela 29 e na final já tinha um 767 super próximo da pista... mas é minha única lembrança de serviço ágil em POA, em umas 30 vezes que reboquei alguma aeronave.

Re: Aproximação final Palegre

Enviado: Ter Abr 23, 2013 10:38
por emferrari
Normal isso em POA.... Claro que certamente eh problema de estrutura tecnica.

Re: Aproximação final Palegre

Enviado: Ter Abr 23, 2013 20:52
por Electra
Saibam que isso não é "privilégio" de POA. Já cansei de ver situações aqui no GIG que, se davam nos nervos de quem estava escutando radio, imagina nos de quem estava trabalhando! Fico pensando nesses estrangeiros que estão acostumados com a agilidade de Heathrow e coisas do tipo, como não deve ser insuportável!
Sentaapua escreveu:Lembro apenas de uma controladora do solo que não era tranca-rua.
Ótimo apelido para mts controladores aqui no GIG.

Re: Aproximação final Palegre

Enviado: Ter Abr 23, 2013 21:33
por Marco SBCT
Isso vai é do "taco" do CTA, uma vez que noto que os mais traquejados, mais experientes, perguntam ao Comando se fa tal manobra, tipo alinha e decola, tal e tal, e vão liberando as dep.
Aqui no Bacacha, por ex, não deixam mais de 2 em TGL, acho um atraso de vida, mas os novatas são muito temerosos(da chefia) ....já ouvi muito, e ouço, esse tranca-rua to dia, mas noto que conforme vão acumulando horas de TWR vão ficando mais ligeiros, mas com novinhos e novinhas não é fácil. Já acompanhei Avinaca ficar 2 horas esperando p/ reboque, noite dessas ...
Abs.

Re: Aproximação final Palegre

Enviado: Qua Abr 24, 2013 10:28
por FCM
Marco SBCT escreveu:Já acompanhei Avianca ficar 2 horas esperando p/reboque, noite dessas ...
:shocked: 2 horas? :fp:

Re: Aproximação final Palegre

Enviado: Qua Abr 24, 2013 11:58
por André Gustavo (SBCO)
Sem querer polemizar, mas é um pensamento simplista dizer que o controlador é "tranca rua" ou sei lá o que.

A verdade é que se, por exemplo, ele libera uma decolagem e por qualquer problema o cara "se amarra" em cima da pista e o outro arremete, adivinha pra quem vai sobrar? E ninguém vai vir defender o controlador.

Acho que entra muito a história do "gato escaldado tem medo de água fria" depois dos acontecimentos entre o Legacy e o Gol.

É a segurança acima de tudo e cumprir a regra em cima da risca para depois ela não ser usada contra ele.