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46º aniversários da rota LIS / REC / LIS.

Enviado: Seg Abr 22, 2013 10:06
por José Cursio
Bom dia amigos Forenses.

Na última sexta – feira 19/04/2013 a TAP comemorou o 46º aniversários da rota LIS / REC / LIS. :cheers:

Em abril 1967, aconteceu o voo inaugural a jato da TAP - Lisboa / Recife / Lisboa às 2 horas da madrugada, na aeronave B707, CS-TBA, “Santa Cruz” com cerca de 50 convidados. Naquele momento iniciava-se uma fiel amizade entre o Brasil e a Europa.

Abraços

Cursio

Re: 46º aniversários da rota LIS / REC / LIS.

Enviado: Seg Abr 22, 2013 20:27
por Cedrini
Cursio,
Você falou sobre a TAP e resolvi pesquisar quando foi efetuada a primeira
ligação do Brasil para Lisboa pela Panair do Brasil E não descobri com segurança absoluta.

O PP_PCB inaugurou o serviço Rio - Roma em 28.11.1946.

O PP-PCF teve a honra de ser a primeira aeronave estrangeira a pousar no então inaugurado Heathrow em 16.04.1946 em um voo de teste para a Europa. e também foi o primeiro Constellation da Panair a pousar em Paris na mesma data.
Efetuou ainda o 1º voo regular inaugural entre o Brasil e a Inglaterra em 23.04.1946.
O PP-PCR efetuou o voo inaugural Rio - Frankfurt em 02.03.1948.

Será que podemos deduzir que o 1º voo que pousou em Lisboa foi o mesmo de Londres? Com o PP-PCF?.
Que aliás ficou abandonado por anos no GIG nas cores antigas da PB e acabou desmontado em Abril de 1969, pois ninguém teve a ideia de preservar uma aeronave tão importante para a nossa história da Aviação Comercial.
Ironicamente acabamos nos contentando com um Constellation vindo do Paraguai e que não tinha nada a ver com Brasil, mas pelo menos, graças a ousadia da TAM de
traze-lo de ASU, temos como mostrar aos nossos filhos e netos o que era um Constellation, que desbravou a travessia do Atlantico e
prestou anos de bons serviços a Panair do Brasil.
Cedrini

Re: 46º aniversários da rota LIS / REC / LIS.

Enviado: Seg Abr 22, 2013 22:07
por José Cursio
Boa noite amigos Forenses.

Cedrini, acredito que sim.

De acordo com a propaganda da empresa o início dos vôos para a Europa aconteceu em 29/04/1946.
O primeiro voo descolou em 29 de abril de 1946 do Rio de Janeiro para Recife, Dakar, Lisboa, Paris e Londres. A Panair foi também á primeira companhia aérea internacional a pousar na então recém- inaugurado Aeroporto de Heathrow .

Folha da Manhã 02/02/1947 - http://i.imgur.com/S7K9w.png" onclick="window.open(this.href);return false;

Abraços

Cursio

Re: 46º aniversários da rota LIS / REC / LIS.

Enviado: Seg Abr 22, 2013 22:48
por José Cursio
Time-table 1950 com malha Européia inclusive com dois destinos Sul-americanos.
http://i.imgur.com/2yoyrUb.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;

Abs. Cursio

Re: 46º aniversários da rota LIS / REC / LIS.

Enviado: Ter Abr 23, 2013 14:17
por Starliner
José Cursio escreveu:Boa noite amigos Forenses.

Cedrini, acredito que sim.

De acordo com a propaganda da empresa o início dos vôos para a Europa aconteceu em 29/04/1946.
O primeiro voo descolou em 29 de abril de 1946 do Rio de Janeiro para Recife, Dakar, Lisboa, Paris e Londres. A Panair foi também á primeira companhia aérea internacional a pousar na então recém- inaugurado Aeroporto de Heathrow .

Folha da Manhã 02/02/1947 - http://i.imgur.com/S7K9w.png" onclick="window.open(this.href);return false;

Abraços

Cursio
Cursio,
Fantástica esse propaganda com os dados de tráfego da Panair na época.Obrigado por compartilhar.
Confesso que por um minuto fiquei confuso com a menção de "Três continentes" mas deduzi que fosse por causa da escala em Dakar.
Creio que na época o tráfego de/para DKR não fosse intenso, era mais uma escala para reabastecimento. Não acredito que alguém na época pensasse "Vamos passar uns dias em Dakar nas nossas férias" ou "Que tal irmos a Dakar na nossa Lua de Mel"?.....

De qualquer forma, DKR e REC foram pontos muito importantes para os voos dessa época, e mesmo nos primórdios da "era do jato".

A única empresa que utilizava Natal em vez de Recife na época era a Iberia, talvez por operar com DC-4, não tivesse autonomia para Dakar - Recife.
Uma outra exceção era a SAS que efetuava Monróvia e não Dakar. Aliás Monrovia foi utilizada pela Varig e foi lá que perdeu-se o DC-8 PP-PEA.

Outra exceção, snme fi a BUA que utilizava Freetown no tempo do VC-10.

Starliner

Re: 46º aniversários da rota LIS / REC / LIS.

Enviado: Ter Abr 23, 2013 20:41
por mario leite fernandes
A Aerolineas também usava Natal.
Iberia e Alitalia pousavam na Ilha do Sal no lugar de Dakar.
Abs
Mário

Re: 46º aniversários da rota LIS / REC / LIS.

Enviado: Ter Abr 23, 2013 22:13
por José Cursio
Boa noite amigos Forenses.


Cedrine, e demais.

Acredito que devido a pouca autonomia dos “Connie” 049, as escalas em REC / DKR / LIS e PAR - eram necessárias para o reabastecimento até que se atingisse o seu destino final que era Londres, destino esse que deu ênfase a empresa em anunciar que o seu primeiro destino Europeu seria a capital Londrina, e por tabela iria inaugurar então recém- inaugurado Aeroporto de Heathrow.
Sendo assim acredito que todas ás escalas do vôo em questão, também foram inauguradas no mesmo vôo.

Seguem alguns tópicos a respeito da Panair do Brasil.

Em 02 de outubro de 1946 a Panair do Brasil inaugurou seus serviços na Itália com aviões Constelltion, foi o primeiro vôo comercial entre os dois países, o vôo completo era Rio de Janeiro, Recife, Dacar, Lisboa e Roma. (Folha da Manhã 04/10/1946)

Em 26 de setembro de 1946. A Panair do Brasil fez o seu 1º vôo para a Itália aeroporto de Ciampino em Roma. (Folha da Manhã 04/10/1946).

A BSAA também fazia escala em NAT.

A BSAA fez seu primeiro vôo experimental para América do Sul, no dia 1º de janeiro de 1946. A rota partia de Londres, fazia escalas em Lisboa, Dacar, Natal e chegava ao Rio de Janeiro após 30 horas de vôo, mais o tempo das escalas. Tudo isso com os mesmos tripulantes, que só viriam a dormir no Rio, e que no dia seguinte de manhã seguiam viagem para Buenos Aires e Santiago, aonde chegavam três dias e meio após partirem e Londres.

SAS outra empresa que escala em NAT

Batizado de “Linha 1693” tinha por destino final Montevidéu e era operado com equipamento Douglas DC-4 Skymaster. Apesar de poder levar até 44 passageiros, na configuração da SAS os quadrimotores DC-4 Skymaster tinham apenas 28 poltronas, todas de primeira classe. Dessa maneira, não apenas o espaço e conforto para cada passageiro eram visivelmente superiores, como também o peso a ser transportado era menor. Conseqüentemente, o alcance desses resistentes quadrimotores não pressurizados era aumentado o suficiente para cruzar o Atlântico Sul. Após deixar Estocolmo, fazia escalas intermediárias em Copenhague, Genebra, Lisboa, Dacar, Natal e Rio. O voo era operado a cada 15 dias e partia aos sábados às 8h15 da manhã da capital sueca.

Essas escalas eram necessárias devido a exemplo do “Constellation” 049 – tanto o DC-4 da SAS como o Canadair Argonaut, da BSAA - um DC 4 fabricado sob licença no Canadá, também não tinha autonomia suficiente para uma etapa maior.

Abs. Cursio