Página 1 de 1

À 76 anos era criada a ponte SDU / CGH / SDU

Enviado: Sex Nov 30, 2012 22:01
por José Cursio
Boa noite amigos Forenses.

Á 76 anos passados (30 de novembro de 1936) era implantada definitivamente uma das mais famosas pontes aérea do mundo – Rio / São Paulo / Rio. Com os aviões JU/52 da VASP.
Os vôos de estréia aconteceram em 05/08/1936, mas por uma ironia do destino os dois vôos tiveram problemas, tanto na perna SDU / CGH como CGH / SDU.

A linha foi implanta em 30 de novembro de 1936.

Trecho a respeito do fato acontecido no livro “Breve História da Aviação Comercial Brasileira” por Aldo Pereira.
Por uma rara, coincidência, os dois aviões se acidentaram logo no vôo inaugural, um ao pousar no aeroporto Santos Dumont, Rio de Janeiro, e outro a pousar em São Paulo (Congonhas). Apesar dos pequenos danos sofridos, os dois aviões só voltaram a voar em 30 de novembro.

Jornal Folha da Manhã 05/08/1936

1º vôo regular São Paulo / Rio de Janeiro / São Paulo, aconteceu em 05 de agosto de 1936 – eis o texto
Inaugura-se hoje a linha aérea São Paulo / Rio, da VASP.
Será inaugurada hoje a nova linha de aviões de passageiros da VASP entre São Paulo e Rio de Janeiro e vice-versa. Haverá duas partidas diárias, de São Paulo para o Rio e, do Rio para São Paulo sendo um ás 08h30 horas e, a outra ás 15h30 horas.
A viagem é feita em apenas 90 minutos, em aparelhos modernos, com capacidades para 17 passageiros. Além de salão de fumar. A Viação Aérea São Paulo, manterá ainda, um serviço regular de correspondência e encomenda a uma taxa especial.
A viagem de São Paulo para o Rio de Janeiro foi feita com Ju52/3 PP-SPD “Batizado” com o nome cidade de São Paulo e, pelo PP-SPE “Batizado como o nome cidade do Rio de Janeiro. Essa linha, porém teve que ser cancelada por um período aproximadamente 03 meses devido a problemas operacionais de acordo com informação da empresa em 06/08/1936(F. de São Paulo) eis o texto “VASP” ao Publico.
A Viação Aérea São Paulo S.A.(VASP), comunica que, verificada as condições dos aeroportos terminais de sua linha São Paulo – Rio de Janeiro, ainda em preparação, resolve adiar o estabelecimento do serviço regular da referida linha, pelo prazo necessário a que os serviços possam efetuar-se com todos os requisitos de regularidade.
Dará, dentro de poucos dias, novo aviso aos interessados, que serão atendidos no escritório da companhia.

Folha da Manhã 05/08/1936 - http://i.imgur.com/ytwSB.png" onclick="window.open(this.href);return false;
Folha da Manhã 05/08/1936 - http://i.imgur.com/nJSsL.png" onclick="window.open(this.href);return false;
Folhas da Manhã 06/08/1936 - http://i.imgur.com/ydyE0.png" onclick="window.open(this.href);return false;
Folha da Manhã 05/12/1936 - http://i.imgur.com/9b1AU.png" onclick="window.open(this.href);return false;

Abraços
Cursio

Re: À 76 anos era criada a ponte SDU / CGH / SDU

Enviado: Sáb Dez 01, 2012 13:59
por Marcelo Magalhães
Cursio:

Bela pesquisa, gostei muito, parabéns!

Mas pelo que li na matéria da Folha da Mahã, para mim não ficou claro que danos sofreram os aviões - a reportagem silenciou à respeito, disse apenas que o voo procedente do Rio, circulou CGH e que o vento era muito forte.

Abs,

Marcelo Magalhães

Re: À 76 anos era criada a ponte SDU / CGH / SDU

Enviado: Sáb Dez 01, 2012 14:56
por José Cursio
Boa tarde amigos Forenses.

Queiram por gentileza corrigir a data do último link, o certo é 06/12/1968.

Folha da Manhã 06/12/1968 - http://i.imgur.com/9b1AU.png" onclick="window.open(this.href);return false;

Desculpem.

Abraços

Cursio

Re: À 76 anos era criada a ponte SDU / CGH / SDU

Enviado: Sáb Dez 01, 2012 21:14
por José Cursio
Marcelo Magalhães escreveu:Cursio:

Bela pesquisa, gostei muito, parabéns!

Mas pelo que li na matéria da Folha da Mahã, para mim não ficou claro que danos sofreram os aviões - a reportagem silenciou à respeito, disse apenas que o voo procedente do Rio, circulou CGH e que o vento era muito forte.

Abs,

Marcelo Magalhães
Caríssimo amigo Marcelo,

Li em algum lugar, porém não estou achando o texto de que aconteceu o seguinte:

O Ju/52 PP-SPE > n/s 5465 Cidade do Rio de Janeiro fazia o vôo SDU / CGH – ao pousar em São Paulo, o Ju/52 da VASP, chocou-se com uma carroça que ali prestava serviços em obras do aeroporto.

Já o PP-SPD > n/s 5459 Cidade de São Paulo fazia o vôo CGH / SDU – varou a “pista” e parou dentro d’gua.
Felizmente em ambos os casos não houve feridos. Somente danos materiais.

Abraços

Cursio