ATR -500 e 600

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
paulo roberto

ATR -500 e 600

Mensagem por paulo roberto »

Qual a principal diferença do ATR 500 :unh?: do 600?
PZDC8
MASTER
MASTER
Mensagens: 1218
Registrado em: Sex Mai 15, 2009 22:46
Localização: Asuncion, Paraguay

Re: ATR -500 e 600

Mensagem por PZDC8 »

El modelo 600 tiene mejoras en el cockpit...Avionics.
schroeder
PC
PC
Mensagens: 334
Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 15:57

Re: ATR -500 e 600

Mensagem por schroeder »

paulo roberto escreveu:Qual a principal diferença do ATR 500 :unh?: do 600?
a unica diferença entre ambos está no flight deck , onde nos 500 os instrumentos são analogicos exceto os EFIS de navegação e situação ( horizonte artificial ) e nos 600 TUDO é digital . A filosofia do avião é exatamente a mesma POREM nos 600 em função dos EFBs ( eletronic flight bag ) consegue-se otimizar mais ainda as decolagens visto que as velocidades de V1 , VR , V2 são menos abrangentes do que nos 500 que já vem dentro do QRH ( quick reference book ) e tem a abrangencia de 500 quilos entre cada calculo.Nos 600 tem-se a todo instante as velocidades para cada pista utilizada .... é um bom aliado nos calculos de performance , que agora tambem são feitos pela tripulaçao .

os 600 tem uma excelente performance no primeiro e segundo segmento entretanto , apos uma centena FL100 ficaram penalizados em função da porcentagem de helice que agora ficou em 82% contra os 86% de antigamente , se estiverem já com o software L2B2 a performance imediatamente apos a decolagem e no final do primeiro segmento ficou excepcional .... uma mudança inteligente foi a retirada de 0.5º das cross bars de decolagem e o ganho de inercia foi muito bom , tendo aumentado em muito a performance apos a decolagem e em consequencia no primeiro e segundo segmentos.

deveria ter ficado melhor se a porcentagem de helice fosse menor no cruzeiro , aonde a grouns speed media ficou assim como nos 500 em 250 knots .

as operações de ambos os modelos é exatamente a mesma POREM , para a tripulação o treinamento de cockpit é bastante diferente . Quem nunca voou os 600 tem de fazer um mes de adaptação . A carteira ficou a mesma ( segundo a anac por enquanto ) ... em suma quem voa os 600 voa qualquer modelo desde que ja os tenha voado antes de ter checado os 600 sem muitos problemas de adaptação , porem o inverso nao é verdadeiro , é necessario uma adaptação .

consumo , sistemas hidraulico , eletrico , ar condicionado e pressurisação são identicos .
paulo roberto

Re: ATR -500 e 600

Mensagem por paulo roberto »

Obrigado pela informação dos ATRs, eu tive esta curiosidade porque a pensei que a PASSAREDO fosse padronizar a frota com o 600, mas agora esta recebendo um 500 que ja foi da TRIP!
Avatar do usuário
AB3
MASTER
MASTER
Mensagens: 3304
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 17:18

Re: ATR -500 e 600

Mensagem por AB3 »

paulo roberto escreveu:Obrigado pela informação dos ATRs, eu tive esta curiosidade porque a pensei que a PASSAREDO fosse padronizar a frota com o 600, mas agora esta recebendo um 500 que ja foi da TRIP!
nunca foi da trip
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
paulo roberto

Re: ATR -500 e 600

Mensagem por paulo roberto »

NO SITE AEROMUSEU CONSTA QUE O PDD ESTEVE NA TRIP COMO PR-TKO!
Avatar do usuário
AB3
MASTER
MASTER
Mensagens: 3304
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 17:18

Re: ATR -500 e 600

Mensagem por AB3 »

Era para ter sido, mas não veio, daí a inscrição NTU!
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
GustavoAguiar
PC
PC
Mensagens: 132
Registrado em: Seg Set 14, 2009 19:22
Localização: SDU

Re: ATR -500 e 600

Mensagem por GustavoAguiar »

Externamente tem alguma diferença?
Minhas fotos no JetPhotos
http://migre.me/6oba
Minhas fotos no Airliners.net
http://is.gd/gXten
Minhas fotos no Plane-Mad
http://is.gd/srtUNR

DeLorean DMC-12 Blog
http://dmc12.blogspot.com
schroeder
PC
PC
Mensagens: 334
Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 15:57

Re: ATR -500 e 600

Mensagem por schroeder »

GustavoAguiar escreveu:Externamente tem alguma diferença?
... nenhuma , são exatamente iguais em tudo .
Responder