Luz nas operações 02/07/2012 | 04h03
Começa preparação para instalação de antineblina no Salgado Filho
Propostas de empresas interessadas em colocar luzes na pista do aeroporto serão abertas nesta segunda-feira
À espera de um sistema que garanta operações de aviões em dias de denso nevoeiro há pelo menos 15 anos, o aeroporto Salgado Filho verá hoje um avanço nessa rota.
Serão abertas pela Infraero as propostas da licitação para escolher a empresa interessada em dar início à primeira fase do processo para receber o ILS categoria 2, equipamento que permite pousos e decolagens em condições climáticas adversas.
— Se não houver recurso, em menos de um mês teremos a empresa escolhida — assegura o superintendente do aeroporto Salgado Filho, Jorge Herdina.
A empresa contratada fará o fornecimento e a instalação de luminárias embutidas no eixo da pista, uma antiga reivindicação para melhorar a operação no terminal.
As luminárias são necessárias para a Infraero dar início à instalação efetiva do ILS2 (Instrument Landing System, na sigla em inglês, categoria 2), que tende a diminuir os fechamentos do Salgado Filho em dias de nevoeiro.
A implantação do sistema inclui ainda outras duas licitações: uma para o acostamento e outra para o sistema de luzes do pátio e da pista de táxi (onde circulam os aviões antes da decolagem e depois do pouso). O custo fica em torno de R$ 40 milhões.
Ainda dentro das obras para a chegada do ILS2, em setembro deverá estar pronta a casa de força, que vai garantir eletricidade para todo o sistema de operação por instrumento.
Herdina confirmou que o ILS2 começará a ser instalado antes mesmo da ampliação da pista de 2,28 mil metros para 3,2 mil metros – projeto que segue ainda em estudos depois de sucessivos adiamentos.
— Uma obra irá complementar a outra — explica o superintendente.
Sistema trará mais segurança quando pronto, diz especialista
A instalação do ILS2 antes da ampliação da pista chegou a gerar controvérsias, em razão do comprimento limitado e de obstáculos no entorno — como a linha do Trensurb, viadutos e a BR-116.
— O ideal seria estender a pista e depois instalar o novo sistema. Mas, diante de tanta espera, talvez seja melhor iniciar de uma vez — afirma o professor Elones Ribeiro, diretor da Faculdade de Ciências Aeronáuticas da PUCRS.
Com o novo sistema, passageiros, tripulação e companhias aéreas devem enfrentar menos contratempos em dias de nevoeiro.
— Os aeroportos do Sul são os que mais sofrem por falta de visibilidade. Em Porto Alegre, é inquestionável, por segurança e por estar na rota do Cone Sul — diz Nicolau Gualda, professor da Escola Politécnica da USP.
ZERO HORA
Começa preparação para instalação de antineblina
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
-
- MASTER
- Mensagens: 7326
- Registrado em: Sex Dez 24, 2004 12:26
- Localização: Porto Alegre
-
- MASTER
- Mensagens: 7326
- Registrado em: Sex Dez 24, 2004 12:26
- Localização: Porto Alegre
Re: Começa preparação para instalação de antineblina
.
Hoje o Salgado Filho fechou às 04h40 devido ao nevoeiro, reabrindo às 09h03 para decolagens e às 09h30 para pousos!
Hoje o Salgado Filho fechou às 04h40 devido ao nevoeiro, reabrindo às 09h03 para decolagens e às 09h30 para pousos!
-
- MASTER
- Mensagens: 1170
- Registrado em: Ter Jan 04, 2005 14:47
- Localização: Cabo Frio - RJ
- Contato:
Re: Começa preparação para instalação de antineblina
Impressionante, desde 1989, quando passei a acompanhar as operações (como aeroentusiasta) no Salgado filho, que esse atrasos / fechamentos, se repetem !!! Já se vão mais de 20 anos e .....NADA MUDOU !!!! ![Sad :(](./images/smilies/icon_sad.gif)
![Sad :(](./images/smilies/icon_sad.gif)
Fernando Basto -
http://www.fbasto.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Cabo Frio - RJ
http://www.fbasto.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Cabo Frio - RJ