Começa preparação para instalação de antineblina

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Fernando C. Milke
MASTER
MASTER
Mensagens: 7326
Registrado em: Sex Dez 24, 2004 12:26
Localização: Porto Alegre

Começa preparação para instalação de antineblina

Mensagem por Fernando C. Milke »

Luz nas operações 02/07/2012 | 04h03

Começa preparação para instalação de antineblina no Salgado Filho

Propostas de empresas interessadas em colocar luzes na pista do aeroporto serão abertas nesta segunda-feira

À espera de um sistema que garanta operações de aviões em dias de denso nevoeiro há pelo menos 15 anos, o aeroporto Salgado Filho verá hoje um avanço nessa rota.

Serão abertas pela Infraero as propostas da licitação para escolher a empresa interessada em dar início à primeira fase do processo para receber o ILS categoria 2, equipamento que permite pousos e decolagens em condições climáticas adversas.

— Se não houver recurso, em menos de um mês teremos a empresa escolhida — assegura o superintendente do aeroporto Salgado Filho, Jorge Herdina.

A empresa contratada fará o fornecimento e a instalação de luminárias embutidas no eixo da pista, uma antiga reivindicação para melhorar a operação no terminal.

As luminárias são necessárias para a Infraero dar início à instalação efetiva do ILS2 (Instrument Landing System, na sigla em inglês, categoria 2), que tende a diminuir os fechamentos do Salgado Filho em dias de nevoeiro.

A implantação do sistema inclui ainda outras duas licitações: uma para o acostamento e outra para o sistema de luzes do pátio e da pista de táxi (onde circulam os aviões antes da decolagem e depois do pouso). O custo fica em torno de R$ 40 milhões.

Ainda dentro das obras para a chegada do ILS2, em setembro deverá estar pronta a casa de força, que vai garantir eletricidade para todo o sistema de operação por instrumento.

Herdina confirmou que o ILS2 começará a ser instalado antes mesmo da ampliação da pista de 2,28 mil metros para 3,2 mil metros – projeto que segue ainda em estudos depois de sucessivos adiamentos.

— Uma obra irá complementar a outra — explica o superintendente.

Sistema trará mais segurança quando pronto, diz especialista

A instalação do ILS2 antes da ampliação da pista chegou a gerar controvérsias, em razão do comprimento limitado e de obstáculos no entorno — como a linha do Trensurb, viadutos e a BR-116.

— O ideal seria estender a pista e depois instalar o novo sistema. Mas, diante de tanta espera, talvez seja melhor iniciar de uma vez — afirma o professor Elones Ribeiro, diretor da Faculdade de Ciências Aeronáuticas da PUCRS.

Com o novo sistema, passageiros, tripulação e companhias aéreas devem enfrentar menos contratempos em dias de nevoeiro.

— Os aeroportos do Sul são os que mais sofrem por falta de visibilidade. Em Porto Alegre, é inquestionável, por segurança e por estar na rota do Cone Sul — diz Nicolau Gualda, professor da Escola Politécnica da USP.

ZERO HORA
Fernando C. Milke
MASTER
MASTER
Mensagens: 7326
Registrado em: Sex Dez 24, 2004 12:26
Localização: Porto Alegre

Re: Começa preparação para instalação de antineblina

Mensagem por Fernando C. Milke »

.

Hoje o Salgado Filho fechou às 04h40 devido ao nevoeiro, reabrindo às 09h03 para decolagens e às 09h30 para pousos!
Fernando Basto
MASTER
MASTER
Mensagens: 1170
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 14:47
Localização: Cabo Frio - RJ
Contato:

Re: Começa preparação para instalação de antineblina

Mensagem por Fernando Basto »

Impressionante, desde 1989, quando passei a acompanhar as operações (como aeroentusiasta) no Salgado filho, que esse atrasos / fechamentos, se repetem !!! Já se vão mais de 20 anos e .....NADA MUDOU !!!! :(
Fernando Basto -
http://www.fbasto.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Cabo Frio - RJ
Responder