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Fogo no motor nº 4 do A340-300 da SAA em GRU ontem??(c/ foto
Enviado: Sex Abr 22, 2005 18:48
por Anonymous
Pessoal,fotos de uma suposta labareda saindo do motor 4 do SAA,ontem.
PS:Moderadores,eu sei que estaria no fórum errado,porém o tópico foi feito para DISCUTIR o que seria uma labareda saindo do motor do A340,não somente para mostrar as fotos,pois aqui no aerofórum temos profissionais e entendidos do assunto que podem esclarecer isso para nós.
Primeiro a foto completa.
Notem o que seria o fogo no motor 4.
Agora,um zoom de 200% na foto original.
OK,muitos devem estar achando que foi reflexo de algum telhado ou algo de metal polido.Agora para acabar com esta hipótese,olhem onde o sol estava julgando pelos locais indicados.
Parece ser fogo mesmo.O que vocês acham?
Enviado: Sex Abr 22, 2005 18:58
por Anonymous
Stol de compressor? bem provável
e é 98% de chance de que NÃO é qualquer coisa de metal (caminhao por exemplo) pois naquele lugar alí do morro nao tem como passar um desses e nem tem telhado de metal por alí
massss como nada eh 100% preciso.. entao fica a duvida...
porem um colega comandante de 727 me contou uma vez que stol de compressor é uma situação quase que "comum" em pousos.. nao que seja com uma certa frequencia mas acontece
soh repassando as infos e parabéns ao laranjeira por compartilhar, mesmo que nao querendo, esta foto =) o dia ontem tava ***
Enviado: Sex Abr 22, 2005 21:22
por Herson
Kadu escreveu:porem um colega comandante de 727 me contou uma vez que stol de compressor é uma situação quase que "comum" em pousos.. nao que seja com uma certa frequencia mas acontece
Foi justamente o que aconteceu aqui com os PP-SNN e PP-SFN, só que, na decolagem. As fotos:
PP-SNN (ficou parado aqui por 2 meses)
http://www.planepictures.net/netshow.php?id=229879
PP-SFN (ficou parado por 1 mes, snme)
http://www.planepictures.net/netshow.php?id=197883
http://www.planepictures.net/netshow.php?id=197882
Enviado: Sex Abr 22, 2005 23:13
por Anonymous
Eu não posso afirmar o que é...mas acho que foi a mesma coisa que aconteceu com o MD-11 da Vasp e um 747 da British Airways ,tem até uma foto do ocorrido no A.net (famosa).Acredito que isso seja normal,como o que ocorre nos motores a pistão,de sair fogo pelo escapamento...
Mas....estol de compressor causa essa labareda?????
Enviado: Sáb Abr 23, 2005 02:23
por Anonymous
reflexo. tanto que esta atras da sombra aerodinamica (vulgo bafo do motor).
fogo desse tipo do motor é mais alaranjado. branco desse jeito parece fogo de magnesio
Enviado: Sáb Abr 23, 2005 12:05
por Omykron
em ambos os casos, não foi estol de compressor não, foi PERDA de motor (no caso do SNN ele quase que explodiu)
Enviado: Sáb Abr 23, 2005 20:01
por gvtwgvtw
Realmente parece stol de compressor, nada mais.
Enviado: Sáb Abr 23, 2005 21:27
por Convair 880-22(F)
Estol de compressor é + ou - comum em motores turbofan de baixa taxa de diluição (JT3D, JT8D, Rolls-Royce Spey, Avon, etc). Em motores high by pass (os atuais) o estol de compressor é extremamente danoso, podendo provocar, inclusive, despalhetamento do motor. É muito difícil ocorrer o estol de compressor nesses motores modernos.
Se algo + grave tivesse acontecido no motor 4 do A340 da SAA, eles teriam, certamente, retornado. Não iriam enfrentar 1 vôo sobre o Atlântico, de práticamente, 9 horas, somente com 3 motores.
Esta é a minha humilde opinião.
Saudações
Convair 880-22(F)
Enviado: Sáb Abr 23, 2005 21:39
por Anonymous
Nos Vasp eu acho que foi ''engine Blow''
Enviado: Sáb Abr 23, 2005 22:03
por Anonymous
Parece o brilho de algo que está atras do escapamento do motor. Observem que se fosse fogo saindo, seria em todo escapamento e não somente na parte inferior do jato.
Enviado: Dom Abr 24, 2005 00:00
por Anonymous
Convair 880-22(F) escreveu:Estol de compressor é + ou - comum em motores turbofan de baixa taxa de diluição (JT3D, JT8D, Rolls-Royce Spey, Avon, etc). Em motores high by pass (os atuais) o estol de compressor é extremamente danoso, podendo provocar, inclusive, despalhetamento do motor. É muito difícil ocorrer o estol de compressor nesses motores modernos.
Se algo + grave tivesse acontecido no motor 4 do A340 da SAA, eles teriam, certamente, retornado. Não iriam enfrentar 1 vôo sobre o Atlântico, de práticamente, 9 horas, somente com 3 motores.
Esta é a minha humilde opinião.
Saudações
Convair 880-22(F)
Estava no pouso..

Enviado: Seg Abr 25, 2005 16:18
por marcato
Eu acho que é reflexo do sol mesmo. Está um tom amarelado muito claro.
Se fosse fogo estaria menos claro.
Enviado: Seg Abr 25, 2005 17:37
por CS-TMX
Querem ver um "compressor stall" a sério?
http://www.flightlevel350.com/public_vi ... 4&pic=1652
Impressionante não? Vejam o esforço do piloto para compensar a assimetria resultante com o rudder!
Enviado: Seg Abr 25, 2005 18:44
por Anonymous
Enviei a foto para um amigo meu engenheiro de motores da varig, e a resposta dele:
Parece que é um reflexo, como pela posição dos flaps e falta da fumaça de touch-down é uma decolagem, donde a
potência dos motores esta parelha e contínua. Por vezes isso acontece na
partida quando o fuel control unit pressuriza as linhas e há um retardo de
ignição. O stol de motor acontece frequentemente nas shiftagem de potência, de
lenta para alta ou vice-versa. Vale lembrar que motores hi-bypass, possuem
várias proteções contra stoll principalmente o controle de variable bleed vane
que desvia o fluxo de ar de ambos os compressores (N1 e N2).
Abraços.
Enviado: Seg Abr 25, 2005 19:46
por Matheus
Renatinho...Pelas suas "provas" a hipotese de reflexo num telhado ou algo parecido nao foi descartada não, o sol estava numa posição de aprox 1-2h em relação ao eixo longitudinal da aeronave, com o fotografo as 10h o sol pode bater na lata....Ahhh...O sol pode ocasinar refelxos wathever ele está em qualquer coisa tendo como referencia qualquer um, exceto quando ele está abaixo do horizonte...
Abraços
Matheus
Enviado: Ter Abr 26, 2005 08:37
por Pedro Sena Melo
Parace fogo. Ao meu ver, em redor da bola amarela maior existem outros pontos , como se fossem faiscas da bola maior. Sei lá.
Será que alguem tinha radinho na hora e sabe dizer se foi reportado alguma coisa?
Abraços
Enviado: Ter Abr 26, 2005 12:51
por Cmte Rafael
Amigos,
Precebi uma coisa "estranha" neste vídeo... mas vcs perceberam uma espécie de labareda que saiu do APU quando o piloto "enche a mão" na manete?
Por gentileza, me expliquem o que foi aquilo tb....
Abraços
Enviado: Ter Abr 26, 2005 13:12
por Sandro
Cmte Rafael escreveu:
Amigos,
Precebi uma coisa "estranha" neste vídeo... mas vcs perceberam uma espécie de labareda que saiu do APU quando o piloto "enche a mão" na manete?
Por gentileza, me expliquem o que foi aquilo tb....
Abraços
Stoll de Compressor
Enviado: Ter Abr 26, 2005 14:15
por Matheus
Cmte Rafael escreveu:
Amigos,
Precebi uma coisa "estranha" neste vídeo... mas vcs perceberam uma espécie de labareda que saiu do APU quando o piloto "enche a mão" na manete?
Por gentileza, me expliquem o que foi aquilo tb....
Abraços
É a luz de strobo da cauda...
Abraços
Matheus