Página 1 de 1

Governo quer levar jatinho para aeroporto particular

Enviado: Dom Jun 17, 2012 10:58
por SBLO
17/06/2012 - 07h15
Governo quer levar jatinho para aeroporto particular
Publicidade
DE BRASÍLIA

O governo federal estuda permitir que a iniciativa privada possa explorar comercialmente aeroportos particulares para pousos e decolagens de aviões executivos e demais aeronaves pequenas que integram a chamada aviação geral, informa reportagem de Natuza Nery na Folha deste domingo.

A íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

Hoje, a lei proíbe todo tipo de atividade comercial em aeródromos privados, assim como veda a cobrança de qualquer tipo de tarifa aérea.

Somente os aeroportos públicos podem exigir retorno financeiro de suas operações.

A Folha apurou que a medida está sendo discutida pelo Executivo como forma de incentivar investimentos privados no setor e, ao mesmo tempo, desafogar aeroportos tradicionais como Congonhas (SP) do fluxo de jatinhos e demais executivos que diariamente competem com os voos regulares das companhias aéreas.

Hoje, quem tem uma pista de pouso só pode utilizá-la para uso próprio e não está autorizado a cobrar se disponibilizar sua estrutura para terceiros.

Leia mais na edição da Folha deste domingo.

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/11 ... ular.shtml" onclick="window.open(this.href);return false;

Governo quer levar jatinho para aeroporto particular

Enviado: Dom Jun 17, 2012 12:52
por Fernando Basto
Seria uma ótima ideia !

Re: Governo quer levar jatinho para aeroporto particular

Enviado: Dom Jun 17, 2012 12:54
por Constellation
Caros,

Estranhei isso, pq aqui em Londrina temos um aeroporto privado (SSOG), o 14-Bis, que abriga um monte de aeronaves de terceiros, oficinas de manutenção e escolas de aviação, sem problema algum. Agora estão asfaltando a pista e há a possibilidade de construção de uma segunda pista, paralela à atual.

Acho que a liberação para construção de aeroportos privados que possam ser oprados comercialmente é uma boa mesmo, afinal, não há mais espaço disponível para uma crescente aviação executiva.

Grande abraço.