LAN e TAM são a aposta da Airbus para crescer

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felipe1997
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LAN e TAM são a aposta da Airbus para crescer

Mensagem por felipe1997 »

LAN e TAM são a aposta da Airbus para crescer (e vender mais um superjumbo)

Fabricante europeia trouxe o A380 ao país pela segunda vez para promover o uso da maior aeronave do mundo em rotas da América do Sul

São Paulo – Não é a primeira vez que o maior avião do mundo pousa no Brasil. O monumental A380, da Airbus, já esteve aqui há pouco mais de quatro anos. O piloto era o mesmo e a aeronave também – com galões de água simulando o peso dos passageiros, o interior do avião usado para testes já foi calejado pelo tempo, com rasgões nos assentos dos engenheiros.

A largura da pista do Aeroporto Internacional de Guarulhos que abrigou o superjumbo nesta quinta-feira mantém os 45 metros que já exibia em dezembro de 2007 – o gigante precisa de no mínimo 44 metros para conseguir aterrissar. Mas o “rei dos ares” continua não operando comercialmente no país.

A Airbus, que trouxe o modelo para promover seu uso em rotas da América do Sul, sustenta que, em termos de infraestrutura, basta que dois fingers sejam instalados em uma ponte de embarque para que o modelo comece a atender o público brasileiro. Esse é o nome do braço que liga a porta do avião ao aeroporto. Como o A380 comporta até 853 passageiros de uma única vez, é necessário que exista uma via adicional para viabilizar a entrada e saída de tanta gente.

Até agora, a Emirates foi a única empresa a solicitar autorização para cruzar os céus brasileiros com o superjumbo. Dona de dez unidades do avião, a companhia ganhou o aval da Agência Nacional de Aviação depois da condução de dois testes nos aeroportos de Galeão, no Rio, e Guarulhos, em São Paulo - ambos teriam capacidade de receber o segundo finger. O entrave ficou por conta do horário desejado para acomodar o gigante. No meio do ano passado, a Infraero liberou a partida da aeronave algumas horas depois do pretendido pela empresa em função da lotação nos horários de pico. Com isso, o A380 teria que decolar do Brasil de madrugada.
Demanda local

Enquanto a Emirates avalia se aceita ou não a proposta do governo, a Airbus aposta na comercialização do avião de 390 milhões de dólares para crescer na América Latina, onde espera que o tráfego aéreo triplique nos próximos 20 anos. A fabricante espera vender 41 aeronaves de grande porte na região dentro desse prazo. Não por menos, a empresa dará prosseguimento à apresentação do

A380, pousando no Chile e na Argentina nos próximos dias.
É verdade que até agora nenhuma empresa-latino americana conta com o avião no portfólio. Hoje, a Airbus sequer destaca a região entre as que concentram seus maiores clientes. Em 2011, a Ásia respondeu por 47% dos 1.608 pedidos encaminhados à empresa.

Mas a Airbus é otimista – e vê ganhos na fusão entre TAM e LAN. “Depois de concluída a operação, a companhia será a maior compradora da Airbus no mundo”, afirma Rafael Alonso, vice-presidente da Airbus para a região. Em coletiva de imprensa, o executivo afirmou que as empresas já teriam demonstrado interesse no negócio.

Juntas, LAN e TAM têm 230 aeronaves com o selo da fabricante europeia. Só na frota da TAM, são 148 aviões. Para se ter uma ideia, há pouco mais de duas décadas apenas duas companhias voavam com aeronaves da Airbus no Brasil: Vasp, com três aviões, e Varig, com quatro.

Mercado fervendo

O crescimento do mercado consumidor e a própria efervescência observada do ponto de vista corporativo são outros pontos que ajudam a explicar a estratégia: só no Brasil, a Gol comprou a Webjet, a TAM levou a Pantanal e a Azul, segunda maior cliente da Airbus no país, divulgou a vontade de abrir capital na bolsa.

Uma fonte próxima à fabricante também afirmou que com a entrega do controle dos aeroportos à iniciativa privada, a expectativa é que a infraestrutura melhore, desafogando o fluxo e acomodando cada vez mais aviões de grande porte no Brasil.

Enquanto as previsões mais positivas não se tornam realidade, o A380 segue voando por 55 rotas em 29 destinos diferentes, entre eles Kuala Lumpur, na Malásia, e Johannesburgo, na África do Sul. Aos países da América do Sul, até o momento, resta admirar a imponência do gigante em seu tour de exibição.

Fonte: Exame/Abril; Via: Geração Aviação - http://www.generationaviation.com/2012/ ... -para.html" onclick="window.open(this.href);return false;
tets262

Re: LAN e TAM são a aposta da Airbus para crescer

Mensagem por tets262 »

''a TAM levou a Pantanal e a Azul'' é isso mesmo ?
unhoeflich
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Re: LAN e TAM são a aposta da Airbus para crescer

Mensagem por unhoeflich »

foi mal escrito isso o certo seria "a TAM levou a Pantanal, enquanto que a Azul blabla"
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