Página 1 de 2

727s DA VARIG LOG PARADOS NO GIG DOADOS?

Enviado: Sex Ago 19, 2011 20:26
por Starliner
Correu hoje no GIG a notícia de que o PP-VQU que já encontra-se parado no GIG a muito tempo teria sido doado
para o Museu da TAM. inclusive teria efetuado hoje testes de motores e de pressurização.
O PP-VQV por sua vez teria sido doado ao Musal.
Alguém ouviu algo a esse respeito?

Starliner

Re: 727s DA VARIG LOG PARADOS NO GIG DOADOS?

Enviado: Sex Ago 19, 2011 20:40
por AeroEntusiasta
Oi Starliner:

VQV também?!?!
Eu ainda fotografei ele há uns 10 dias em POA!

Re: 727s DA VARIG LOG PARADOS NO GIG DOADOS?

Enviado: Sex Ago 19, 2011 21:04
por Starliner
Pois é, estranho não é?
Por sua vez o TAF continua abandonado no mesmo lugar, o interessante é que o trem de pouso dianteiro um dia está virado para um lado, outro dia para outro.
Deve estar bem leve.
Continuam no " cemitério " civil, o Platinum e o Safari ( ex Fly) + o 737 PP-SMT.
Sim e tem ainda o 737 da Flex, cujas "capas" de entrada dos motores agora são fitas adesivas rasgadas, pena ve-lo assim acho que nunca mais voará.

Starliner

Re: 727s DA VARIG LOG PARADOS NO GIG DOADOS?

Enviado: Sáb Ago 20, 2011 00:54
por Electra
Putz! Snme, um dos dois é ex-VSP. Como sonhar não custa nada, já estou imaginando a pintura da VSP com matrícula original e td neste avião! Pd ser qq uma das duas que o 72S teve na VSP.

Re: 727s DA VARIG LOG PARADOS NO GIG DOADOS?

Enviado: Sáb Ago 20, 2011 07:59
por Constellation
Electra escreveu:Putz! Snme, um dos dois é ex-VSP. Como sonhar não custa nada, já estou imaginando a pintura da VSP com matrícula original e td neste avião! Pd ser qq uma das duas que o 72S teve na VSP.
Electra, esses aviões não são os ex-Vasp. Existem 2 Boeing 727-2A1F na VarigLog, ex-Vasp, que são os PP-LGB e PP-LGC, fabricados em 1977 e que eram matriculados na Vasp como PP-SNE e PP-SNF, respectivamente. Desconheço o estado atual desses dois aviões.

De qualquer forma, isso não quer dizer nada. Esses aviões seriam ótimos em um museu, em qualquer configuração possível.

Grande abraço.

Re: 727s DA VARIG LOG PARADOS NO GIG DOADOS?

Enviado: Sáb Ago 20, 2011 08:41
por Jet Airways
Eu não conheço ainda o MUSAL.
Quais aeronaves que voaram em companhias aéreas comerciais estão expostos?
Alguém tem a relação?

Re: 727s DA VARIG LOG PARADOS NO GIG DOADOS?

Enviado: Sáb Ago 20, 2011 11:13
por Kavalos
Pessoal!!

Tenho passado quase diariamente pela br 116 em frente ao Salgado Filho e tenho visto movimentação onde estão os desativados da VARIG.Quando falei em tentar preservar um dos desativados da VARIG aqui em POA,tive muito apoio.O que acham de nos reunirmos pra estudar o que fazer antes que seja tarde?

Re: 727s DA VARIG LOG PARADOS NO GIG DOADOS?

Enviado: Sáb Ago 20, 2011 15:03
por Starliner
Prezados,

PP-VQU 20880/1037 727-2J7F 1º vôo 02.05.1974 N129NA (HC- ntu) N129NA PP-SFF N129NA PP-VQU

PP-VQV 22166/1725 727-243Fn 1] vôo 27.02.1981 I-DIRQ N584PE N58414 PP-SFE N54814 PP-VQV

Starliner

Re: 727s DA VARIG LOG PARADOS NO GIG DOADOS?

Enviado: Sáb Ago 20, 2011 21:18
por Constellation
Starliner escreveu:Prezados,

PP-VQU 20880/1037 727-2J7F 1º vôo 02.05.1974 N129NA (HC- ntu) N129NA PP-SFF N129NA PP-VQU

PP-VQV 22166/1725 727-243Fn 1] vôo 27.02.1981 I-DIRQ N584PE N58414 PP-SFE N54814 PP-VQV

Starliner
Ah, eram os ex-Vaspex.. :D: :D:

Re: 727s DA VARIG LOG PARADOS NO GIG DOADOS?

Enviado: Sáb Ago 20, 2011 23:37
por Electra
É isso aí, Constellation! Mas devo confessar que estava realmente enganado pois pensava que eram os ex-VSP pax.
Jet Airways escreveu:Quais aeronaves que voaram em companhias aéreas comerciais estão expostos?
De cabeça, sei que tem o Electra da Varig, PP-VJM e um DC-3 da Aerovias Brasil cuja matrícula desconheço. Como vc perguntou a respeito de aeronaves que voaram em cias comerciais, há algumas delas na pintura da FAB como o Viscount, o Bandeirante e o C-82. Da última vez que fui, em 2007, tinham mts aeronaves aguardando vaga ou restauração, acho que entre elas, estava um Brasília da FAB que tinha a matrícula 2000 e que voou mts anos td prateado, tendo apenas o leme pintado em verde e amarelo.

Re: 727s DA VARIG LOG PARADOS NO GIG DOADOS?

Enviado: Dom Ago 21, 2011 09:44
por Constellation
Electra escreveu:É isso aí, Constellation! Mas devo confessar que estava realmente enganado pois pensava que eram os ex-VSP pax.
Jet Airways escreveu:Quais aeronaves que voaram em companhias aéreas comerciais estão expostos?
De cabeça, sei que tem o Electra da Varig, PP-VJM e um DC-3 da Aerovias Brasil cuja matrícula desconheço. Como vc perguntou a respeito de aeronaves que voaram em cias comerciais, há algumas delas na pintura da FAB como o Viscount, o Bandeirante e o C-82. Da última vez que fui, em 2007, tinham mts aeronaves aguardando vaga ou restauração, acho que entre elas, estava um Brasília da FAB que tinha a matrícula 2000 e que voou mts anos td prateado, tendo apenas o leme pintado em verde e amarelo.
Entre as aeronaves comerciais, existem ainda um De Havilland Dragon Rapide da Varig. Se não me engano, o DC-3 da Aerovias está com a matrícula PP-AVJ. Entre aeronaves de transporte nas cores da FAB, e que chegaram a ser usadas em empresas aéreas, não podemos esquecer do belo exemplar de Curtiss C-46 Commando, uma das aeronaves comerciais mais usadas nos anos 50/60, e do Avro C-91, que é o Hawker Siddeley HS-748, modelo que foi usado pela Varig nos anos 60.

Mas o verdadeiro ninho de velhos aviões comerciais é o Museu de Bebedouro. Lá temos, de aviões comerciais: DC-6C da Vasp (PP-LFB),
Vickers Viscount da Vasp (PP-SRO), Douglas DC-3 da Varig (PP-VBK), Curtiss C-46 Commando da Arruda, ex-Varig (PP-VCE), Saab Scandia da Vasp (PP-SQR) e o Lodestar da Arruda (esse eu não lembro do prefixo).

No Museu da TAM temos o Constellation da Panair (PP-PDD), Fokker 100 da TAM (PT-MRL), Fokker 27 da TAM (PT-LAF).

Existem ainda outros aviões em stand-by no Musal, como um C-47 doado pela Argentina, e outros na TAM (DC-3 "Rose"), ATR-42 da Total (não lembro o prefixo), e o velho Boeing 737-200 da Vasp (PP-SMA), que acho que ainda está em CNF).

Existem alguns Boeing 727-100 jogados no GIG e em POA, algum deles poderia ser restaurado nas cores da Transbrasil, ou mesmo da Varig pax.

Grande abraço.

Re: 727s DA VARIG LOG PARADOS NO GIG DOADOS?

Enviado: Dom Ago 21, 2011 11:38
por BlueConcorde
O VQV voa de vez em nunca, mas voa.

O VQU voou pela última vez em janeiro, se não me engano. Amanhã posso checar isso.

Re: 727s DA VARIG LOG PARADOS NO GIG DOADOS?

Enviado: Dom Ago 21, 2011 12:15
por Jet Airways
Constellation escreveu:
Electra escreveu:É isso aí, Constellation! Mas devo confessar que estava realmente enganado pois pensava que eram os ex-VSP pax.
Jet Airways escreveu:Quais aeronaves que voaram em companhias aéreas comerciais estão expostos?
De cabeça, sei que tem o Electra da Varig, PP-VJM e um DC-3 da Aerovias Brasil cuja matrícula desconheço. Como vc perguntou a respeito de aeronaves que voaram em cias comerciais, há algumas delas na pintura da FAB como o Viscount, o Bandeirante e o C-82. Da última vez que fui, em 2007, tinham mts aeronaves aguardando vaga ou restauração, acho que entre elas, estava um Brasília da FAB que tinha a matrícula 2000 e que voou mts anos td prateado, tendo apenas o leme pintado em verde e amarelo.
Entre as aeronaves comerciais, existem ainda um De Havilland Dragon Rapide da Varig. Se não me engano, o DC-3 da Aerovias está com a matrícula PP-AVJ. Entre aeronaves de transporte nas cores da FAB, e que chegaram a ser usadas em empresas aéreas, não podemos esquecer do belo exemplar de Curtiss C-46 Commando, uma das aeronaves comerciais mais usadas nos anos 50/60, e do Avro C-91, que é o Hawker Siddeley HS-748, modelo que foi usado pela Varig nos anos 60.

Mas o verdadeiro ninho de velhos aviões comerciais é o Museu de Bebedouro. Lá temos, de aviões comerciais: DC-6C da Vasp (PP-LFB),
Vickers Viscount da Vasp (PP-SRO), Douglas DC-3 da Varig (PP-VBK), Curtiss C-46 Commando da Arruda, ex-Varig (PP-VCE), Saab Scandia da Vasp (PP-SQR) e o Lodestar da Arruda (esse eu não lembro do prefixo).

No Museu da TAM temos o Constellation da Panair (PP-PDD), Fokker 100 da TAM (PT-MRL), Fokker 27 da TAM (PT-LAF).

Existem ainda outros aviões em stand-by no Musal, como um C-47 doado pela Argentina, e outros na TAM (DC-3 "Rose"), ATR-42 da Total (não lembro o prefixo), e o velho Boeing 737-200 da Vasp (PP-SMA), que acho que ainda está em CNF).

Existem alguns Boeing 727-100 jogados no GIG e em POA, algum deles poderia ser restaurado nas cores da Transbrasil, ou mesmo da Varig pax.

Grande abraço.
Electra e Constellation, obrigado pelas informações.

Constellation, o ATR 42 que está no Museu da TAM, não é um Ex- Pantanal???

Re: 727s DA VARIG LOG PARADOS NO GIG DOADOS?

Enviado: Dom Ago 21, 2011 23:01
por gustavo87
Poderiam restaurar o PP-VLD e colocar em um museu, pois de todos os 721 da Varig, é o único em condições boas de se restaurar. O único problema seria re-converter a aeronave para PAX.

Re: 727s DA VARIG LOG PARADOS NO GIG DOADOS?

Enviado: Seg Ago 22, 2011 11:06
por Constellation
Jet Airways escreveu:
Electra e Constellation, obrigado pelas informações.

Constellation, o ATR 42 que está no Museu da TAM, não é um Ex- Pantanal???
Jet,

Sim, essa aeronave é o ATR-42 PT-MFK, da Pantanal, que se acidentou em CGH um dia antes do PR-MBK da TAM, em 16/07/2007 e que deu perda total (W/O - Written Off).

Será restaurado somente para exposição estática, com o PT-MRL da TAM (Fokker 100).

Essas matrículas terminadas com a letra "K" são um tanto sinistras. Só na TAM, já se foram o PT-MRK (F100) e PR-MBK (A320), e se considerarmos que a TAM é dona da Pantanal, lá se foi também o PT-MFK (ATR).

Grande abraço.

Re: 727s DA VARIG LOG PARADOS NO GIG DOADOS?

Enviado: Seg Ago 22, 2011 11:16
por Constellation
gustavo87 escreveu:Poderiam restaurar o PP-VLD e colocar em um museu, pois de todos os 721 da Varig, é o único em condições boas de se restaurar. O único problema seria re-converter a aeronave para PAX.
É uma boa idéia. O PP-VLD foi o primeiro Boeing 727 a operar no Brasil, merecia um destino melhor do que virar panela, e merecia ser reconvertido para pax.

Todavia, temos um problema sério a enfrentar. No Musal, não há mais espaço para mais aeronaves no espaço coberto, teria que ficar do lado de fora, na salina e corrosiva atmosfera do Rio de Janeiro. No Museu da TAM, não sei se eles colocariam aeronaves nas cores da Varig, que é uma marca pertencente à sua principal concorrente, a GOL. Então, estou lançando a idéia: porque a GOL não faz o museu dela, em CNF? Poderiam trazer o DC-30 PP-VMA, o brega PP-VME, o B747-200 PP-VNA, que está parado, um 727-100, um 727-200, um 737-300, o PP-ANU, o PP-VBF, e talvez até mesmo arrendar ou comprar o Curtiss PP-VCE e o DC-3 PP-VBK que estão em Bebedouro...

Sei lá, é uma idéia... :D: :D:

Grande abraço.

Re: 727s DA VARIG LOG PARADOS NO GIG DOADOS?

Enviado: Seg Ago 22, 2011 11:32
por paulo roberto
A sugestao do museu Gol é otima, mas eles esquecem ate que a Varig é a empresa mais antiga do Brasil, nem falam mais no dia :Muro: :Muro: :Muro: 7 de maio, caiu no esquecimento , a gol quer que a varig suma....

Re: 727s DA VARIG LOG PARADOS NO GIG DOADOS?

Enviado: Seg Ago 22, 2011 13:36
por ProjetoDC3
A VARIG tem história; a Gol só um breve passado. E pelo que se comenta a Gol não tá nem aí com a história da avição, pois o acervo da VARIG em POA está abandonado assim como o DC-3 estacionado em frente ao ex-museu da VARIG. Este acervo iria para o Museu de Tecnologia da PUC, creio que nada ainda foi definido, por causa da maldida burocracia e desinteresse pela história de país sem cultura. É lamentável.
Pronto falei! :rant:

Re: 727s DA VARIG LOG PARADOS NO GIG DOADOS?

Enviado: Seg Ago 22, 2011 13:58
por BlueConcorde
B733 PRFLX
Último voo: GLO1757 IGU-GIG no dia 31/1/2010.

B722 PPVQU
Último voo: VLO6515 FLZ-GIG no dia 7/1/2011.

B722 PRMTL
Último voo: BSL2010 GRU-GIG no dia 27/5/2010.

B722 PPVQV
Último voo: VLO9131 POA-GIG no dia 11/8/2011.

B722 PRTTB
Último voo: TTL9903 BSB-GIG no dia 29/7/2011.

Re: 727s DA VARIG LOG PARADOS NO GIG DOADOS?

Enviado: Sáb Ago 27, 2011 20:11
por Starliner
BlueConcorde escreveu:B733 PRFLX
Último voo: GLO1757 IGU-GIG no dia 31/1/2010.

B722 PPVQU
Último voo: VLO6515 FLZ-GIG no dia 7/1/2011.

B722 PRMTL
Último voo: BSL2010 GRU-GIG no dia 27/5/2010.

B722 PPVQV
Último voo: VLO9131 POA-GIG no dia 11/8/2011.

B722 PRTTB
Último voo: TTL9903 BSB-GIG no dia 29/7/2011.

Blue Concorde
O PP-VQV efetuou depois disso pelo menos mais um vôo, tinha desaparecido e hoje o ví de novo no mesmo lugar.
Você descobriria a movimentação?


Starliner