RG/JJ 3567
AJU-SSA 19/12/2004
EMPRESA: TAM
VÔO: 3567
AERONAVE: A320-200
PREFIXO: PR-MAR
ASSENTO: 8A
CLASSE: ECONÔMICA
EMBARQUE: 15:05
DECOLAGEM: 15:20
POUSO: 16:00
TEMPO DE VÔO: 40m
RELATO: Relato aqui o meu primeiro vôo num A320 da TAM, no curto trecho entre as capitais de Sergipe, Aracajú e Bahia, Salvador.
Após 4 dias de intenso debate na Universidade Federal de Sergipe, num Conselho Nacional de Estudantes de Educação Física, o qual participei, estava ancioso por voar.
Apresentei-me em AJU com muito tempo de antecedência à partida, pois gostaria de registrar esse vôo e compartilhar com os colegas do Fórum. Tinha passagem Varig, e como o aeroporto estava vazio, fiz meu check-in em menos de 3 minutos. Fui muito bem tratado por uma simpáica funcionária da Varig.
Com o cartão de embarque na mão, subi para o terraço com o objetivo de fazer um lanche e esperar a chegada do B-737-300 da Varig, que cumpria o vôo Maceió-Aracajú-Rio de Janeiro, e que estava previsto para chegar 20m antes do meu vôo.
Pra minha surpresa, quem pousava em AJU 10m antes do previsto era o PR-MAR, aeronave em que eu viajaria. Pontualmente às 14:50 fui para o portão. O embarque foi tumultuado, graças a fivela do meu cinto, que apitava todas as vezes que tentei passar pelo detector de metais da Infraero.
Ao embarcar, informei à Comissaria o meu desejo em visitar a cabine de comando para tirar algumas fotos. Fui muito bem recebido pelo co-piloto Alexandre, que conversou comigo enquanto os passageiros embarcavam. Depois ocupei meu lugar, 8A, janela, na frente da asa esquerda.
Com as portas fechadas, o Cmte. solicitou o push e alinhados na 11 para decolagem rumo à Salvador. As telas de cristal líquido foram responsáveis pelo spech, tão bem feito anteriormente pelas comissárias. O A320 subia beirando o Rio Sergipe e acelerava numa tarde linda para voar baixo sobre o litoral.
O serviço de bordo não existiu. Não sei se pelo curto trecho ou sei lá por que, visto que, até a Vasp me servira refrigerantes e sucos de Ilhéus até Salvador, uma perna tão curta como essa. Durante o vôo, aproveitei a simpatia dos tripulantes para tirar algumas fotos.
Por um fato desconhecido por mim, nossa aeronave fez um vôo em circulos, ao chegar à capital baiana. Na realidade, a curva de pouso, que geralmente é feita proxima aos bairros que rodeam a Av. Paralela, foi feita na Baía de Todos os Santos. Talvez pelo fato de que chegariamos uns 10m antes do previsto.
Nosso pouso foi daqueles perfeitos. O vôo só não foi melhor pela bagunça no desembarque em Salvador. Quase 30m para achar minha bagagem. Mesmo assim valeu!
Avaliação: notas de 1 a 5.
1-Reserva: Nota 5. Fiz pela internet. Detalhe: meu primeiro vôo com o sistema e-ticket.
2-Check-In: Nota 5. Pela falta de passageiros e simpatia da funcionaria, foi excelente.
3-Embarque: Nota 3. Com muitas pessoas, apenas um detector de metais, e a bendita fivela do meu cinto.
4-Assento: Nota 5. São confortáveis, estavam limpinhos e pra quem tem 1,87 como eu, nem parece que estamos numa classe econômica.
5-Entretenimento: Nota 2. Apenas as revistas Classe e uma outra aí q alguem deve ter esquecido na bolsa...
6-Serviço dos comissários: Nota 5. Simpatía e o nome dos tripulantes da TAM... atitude com o passageiro é essa, um padrão de qualidade.
7-Refeições: Nota 0. Não houve refeição à bordo.
8-Bebidas: Nota 0. Sequer bebidas foram servidas à bordo, a não ser para os que solicitaram.
9-Desembarque: Nota 0. Péssimo. Não pela empresa, mas pelos funcionários do ALEM (Aeroporto Luis Eduardo Magalhães)
10-Pontualidade: Nota 5. Tudo antes do horário previsto.
Conceito final: UM BOM VÔO
Fotos:
Me digam o que vcs acharam !!!