Perigo do laser verde

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AeroEntusiasta
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Perigo do laser verde

Mensagem por AeroEntusiasta »

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Atenção Pilotos: Laser verde oferecem risco à segurança de aeronaves em Cumbica e Congonhas

Grupo12Horas.Aérea on Domingo, Junho 12, 2011 in Anac, escuta aérea, FAA, Força Aérea Brasileira, Laser na aeronaves,

Muito Piloto falar que tem muitos Laser na aproximação em GRU, alguém com um Laser mirando na cabine da aeronaves próximo ao externo da 09R, pessoal da Torre já acionou a polícia, até agora nada. Foi chamado até Águia da Policia Militar.
De qualquer forma, é brincadeira o, cidadão não tem noção mesmo, colocando a tripulação e os passageiros em risco.
Todo Dia vimos pilotos falando um laser verde apontado no Airbus 330-200 da TAM em aproximação final para pouso em Guarulhos. Isso ainda vai causar um acidente. E, parece impressionante, mas o que quer um imbecil que aponta um laser para um avião, senão a expectativa de vê-lo cair.

A prática é crime e a punição prevista no Código Penal é de detenção de 2 a 5 anos. Em um dos casos ocorridos no ano passado, um piloto avisou imediatamente a torre do Aeroporto de Guarulhos, em Congonhas. Uma unidade da polícia foi acionada e enviou um helicóptero, que identificou a origem do laser e informou uma viatura.
Ao chegar ao local, os policiais descobriram que o responsável era uma criança e levaram o pai para a delegacia. Um alerta de voo emitido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em agosto do ano passado pede que os pilotos redobrem a atenção ao detectar a interferência de raios laser.

No último dia 4, o Senado americano aprovou, por 96 votos a 1, a inclusão de uma regra que tornaria crime apontar um laser a aeronaves no espaço aéreo do país. A emenda será incluída na lei de orçamento da Federal Aviation Administration (FAA), órgão americano que regulamenta a aviação civil. Segundo a agência, 2010 teve 2.836 relatos de laser apontados para aviões, o que representa um aumento de 85% em comparação ao ano anterior (1.527). A evolução dos números aponta uma popularização do laser nos Estados Unidos. Em 2005, foram cerca de 300 incidentes.


Leia mais: Portal 12Horas.Aérea News Aviation: Atenção Pilotos: Laser verde oferecem risco à segurança de aeronaves em Cumbica e Congonhas
schroeder
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Re: Perigo do laser verde

Mensagem por schroeder »

... aqui em Goiania temosa um IDIOTA que adora apontar seu laser verde nas aeronaves que se aproximam a noite principalmente na cabeceira 14 ....

... infelizmente o IMBECIL em questão ainda não foi localizado ...
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SBLO
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Re: Perigo do laser verde

Mensagem por SBLO »

AeroEntusiasta escreveu:A prática é crime e a punição prevista no Código Penal é de detenção de 2 a 5 anos.
Trata-se do artigo 261 do Código Penal, que disciplina o atentado contra a segurança de transporte marítimo, fluvial ou aéreo. Eis o texto do referido artigo:

Art. 261 - Expor a perigo embarcação ou aeronave, própria ou alheia, ou praticar qualquer ato tendente a impedir ou dificultar navegação marítima, fluvial ou aérea:
Pena - reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos.

Sinistro em transporte marítimo, fluvial ou aéreo
§ 1º - Se do fato resulta naufrágio, submersão ou encalhe de embarcação ou a queda ou destruição de aeronave:
Pena - reclusão, de 4 (quatro) a 12 (doze) anos.

Prática do crime com o fim de lucro
§ 2º - Aplica-se, também, a pena de multa, se o agente pratica o crime com intuito de obter vantagem econômica, para si ou para outrem.

Modalidade culposa
§ 3º - No caso de culpa, se ocorre o sinistro:
Pena - detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos.


Mas, a partir do momento em que nosso Supremo Tribunal Federal reconheceu como legítima a tal da "Marcha da Maconha", um zé mané que aponta um laser para uma aeronave jamais será preso, e, se for, vai pagar meia dúzia de cestas básicas e continuará a fazer essas merdas.

Não sei onde vamos parar, com essa liberdade demais e essa falta de punição para a maioria dos crimes...

:rant:
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Re: Perigo do laser verde

Mensagem por José Paulo »

Gostaria de perguntar a um desses meliantes: qual é a graça em apontar raio laser para um avião?
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Re: Perigo do laser verde

Mensagem por AeroEntusiasta »

21/06/2011 às 10:33 - Atualizado em 21/06/2011 às 11:27

Brincadeira com raio laser atrapalha piloto em pouso em Londrina

Um piloto se preparava para pousar no Aeroporto Internacional Governador José Richa, em Londrina, quando foi atrapalhado por um raio laser verde. Isso aconteceu em outubro do ano passado e foi uma das primeiras ocorrências de uma brincadeira que parece inocente, mas pode ter graves consequências, segundo um alerta do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

As canetas de raio laser verde vêm se tornando comum, por serem vendidas abertamente e terem alto alcance, cerca de 300 metros, chamando a atenção de quem a usa, em um estádio de futebol, por exemplo. Mas apontar os raios para um avião pode ofuscar a visão do piloto, causar danos aos olhos e até mesmo um acidente aéreo.

No caso de Londrina, o piloto foi ofuscado várias vezes enquanto tentava pousar no aeroporto e o usuário da caneta ainda continuou apontando o raio, mesmo quando a aeronave já estava em solo. Desde janeiro de 2010, o Cenipa recebeu cinco relatos de raio verde laser atrapalhando pilotos, dois em Londrina e três em Belo Horizonte, o que fez a Agência Nacional de de Aviação Civil (Anac) se preocupar com a divulgação dos riscos para a prevenção de acidentes aéreos.

Apontar a caneta para um avião pode ser enquadrado no crime de atentado contra a segurança de transporte aéreo, previsto no artigo 261 do Código Penal. A lei prevê dois a cinco anos de detenção por apenas atrapalhar os voos e, caso haja acidente com mortos, o responsável pode ficar preso por até 20 anos.

O Cenipa informa que o risco de um acidente é baixo, mas por menor que seja, a possibilidade precisa ser considerada. "Se o laser atingir os olhos do piloto, ele pode causar danos a sua retina, mas a probabilidadeé muito pequena disso acontecer", informou o chefe do centro, brigadeiro Pompeu Brasil,em entrevista à TV NBR.

O brigadeiro ainda alertou que o principal risco das canetas é desviar a atenção dos pilotos na fase em que eles mais precisam de concentração, que são os pousos e decolagens. Ele disse que os principais responsáveis pelos raios laser são as crianças e adolescentes que não sabem o perigo desse tipo de brincadeira.


Em Belo Horizonte, quando foi registrado o incômodo por causa dos raios, foi possível descobrir quem era o dono da caneta: uma criança. Os funcionários do aeroporto entraram em contato com os pais e fizeram um apelo, explicando os riscos envolvidos, fazendo um trabalho de conscientização dos adultos que muitas vezes não sabem que as canetas podem ser perigosas.

Nos Estados Unidos, problemas com as canetas são comuns e corre a proposta da criação de uma lei impedindo seu uso próximo até mesmo de carros. No Brasil, o Cenipa pede que as canetas não sejam utilizadas próximas aos aeroportos e lembra que os usuários podem ser punidos por atrapalhar o tráfego aéreo.

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Re: Perigo do laser verde

Mensagem por Afonso »

Essa porcaria é barata, e sendo assim, virou moda.
A policia deveria pegar de jeito esse povo e aprender o que conseguir enquanto o pior não acontece.
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Re: Perigo do laser verde

Mensagem por SBLO »

O Estado de S.Paulo
Aumenta em quatro vezes número de voos atrapalhados por raio laser
Foram registrados 250 casos em 2011, envolvendo canetas com raio laser; cidade que teve mais casos relatados foi Londrina, no Paraná
26 de dezembro de 2011 | 20h 44
Pedro da Rocha, do estadão.com.br

SÃO PAULO - O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), ligado à Aeronáutica, divulgou que o número de casos com canetas com raio laser usadas para atrapalhar voos aumentou quatro vezes em 2011, em relação à 2010. Foram registrados 250 casos neste ano, baseados em relatos dos aviadores.

O Cenipa planeja disponibilizar em sua página na internet, em 2012, um formulário específico para este tipo de ocorrência, que os pilotos utilizar para fazer o relato do incidente. De acordo com o Cenipa, até o mês de novembro deste ano, foram relatados 38 casos em Londrina (PR), 36 no Galeão (RJ), 21 em Vitória (ES), 13 em Campinas (SP), 11 em João Pessoa (PB), 9 em Navegantes (SC) e 9 em Fortaleza (CE).

O Cenipa diz que, embora baixa, existe a possibilidade de se derrubar um avião com uma caneta laser. Caso um piloto seja atingido diretamente nos olhos, pode ter dificuldade de interpretar os instrumentos, ter cegueira momentânea e a formação de imagens falsas, que numa situação de decolagem ou pouso pode ser crítica.

Os relatos de ocorrências com laser não são recentes. O primeiro caso relatado ocorreu em Los Angeles, no ano de 1993. O comandante de um boeing 737 foi atingido e obrigado a passar o controle dos comandos da aeronave para o copiloto. Ele ficou quatro minutos sem conseguir interpretar os instrumentos.

A brincadeira com raio laser pode render problemas com a Justiça. Utilizar o laser e atrapalhar a navegação área é um crime previsto no Código Penal Brasileiro, de acordo com o Cenipa.

Fonte: Boletim do SNA, de 27/12/11
Emerson Signoberto Daniel
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