Conclusão sobre acidente do voo 447 só sairá em 2012
Fonte: estadao.com.br
Encontradas após ficarem quase dois anos no fundo do Oceano Atlântico, as caixas-pretas do voo AF-447 chegaram a Paris na manhã de ontem, mas as conclusões sobre a causa do acidente de maio de 2009 não serão conhecidas até o ano que vem. A previsão - ou a falta dela - é do Escritório de Investigações e Análise para a Aviação Civil (BEA), que vai precisar de três dias de trabalhos apenas para saber se as gravações estão intactas.
Ainda imersas em água desmineralizada para não aumentar o processo de corrosão, os gravadores foram apresentados ontem para a imprensa e aparentavam bom estado físico exterior. O BEA vai divulgar na segunda-feira um comunicado para esclarecer se os módulos eletrônicos gravaram os dados. O BEA descarta divulgar informações parciais sobre o conteúdo das gravações. A tendência é de que as primeiras conclusões possam exigir meses. O relatório final sobre o acidente deve ser divulgado no início de 2012.
Além dos gravadores, a expedição ao Atlântico já dispõe de cerca de uma dezena de peças consideradas importantes para descobrir o que derrubou o Airbus A330-200. Entre os componentes da aeronave, coletados desde 26 de abril, estão os dois motores, os calculadores (equipamentos eletrônicos que podem indicar o comportamento do avião), os joysticks e os assentos da tripulação. Ainda hoje, o cockpit do Airbus deverá ser resgatado do local dos destroços, a 3,9 mil metros de profundidade.
É possível que as sondas pitot (sensores de velocidades que podem ser a causa do acidente) estejam presas ao cockpit. No entanto, os especialistas não consideram essencial a recuperação dos equipamentos. Com as caixas-pretas já seria possível saber se as sondas falharam.
Identificação
O Instituto de Pesquisas Criminais (IRCGN) da Polícia Militar da França (Gendarmerie Nationale) espera ter em sete dias a resposta de cientistas sobre a possibilidade de identificar, por meio de DNA, os dois corpos recuperados. Se for positiva, o resgate dos mais de 50 corpos encontrados será retomado. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Conclusão sobre acidente do voo 447 só sairá em 2012
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
- Jet Airways
- CMTE.
- Mensagens: 864
- Registrado em: Qui Abr 01, 2010 23:44
- Localização: São Paulo - SP
Conclusão sobre acidente do voo 447 só sairá em 2012
Abraços,
Jet Airways
"Somente os que voam podem entender com clareza porque os pássaros cantam."
Jet Airways
"Somente os que voam podem entender com clareza porque os pássaros cantam."
Re: Conclusão sobre acidente do voo 447 só sairá em 2012
Mais um pérola do jornalismo "especializado" em aviação!!!Jet Airways escreveu: Entre os componentes da aeronave, coletados desde 26 de abril, estão os dois motores, os calculadores (equipamentos eletrônicos que podem indicar o comportamento do avião), os joysticks...
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB
"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
SBLO/LDB
"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
Re: Conclusão sobre acidente do voo 447 só sairá em 2012
ZERO HORA
13 de maio de 2011
MISTÉRIO NO AR
Resposta para queda levará meses
Desaparecidas há quase dois anos no fundo do Oceano Atlântico, as caixas-pretas do voo AF-447 chegaram a Paris na manhã de ontem, mas as conclusões sobre o que causou a queda em 31 de maio de 2009 não serão conhecidas antes do fim de 2011. A previsão – ou a falta de uma – foi revelada pelo Escritório de Investigações e Análise para a Aviação Civil (BEA), que ainda vai precisar de três dias de trabalhos técnicos para saber se as gravações contidas nos equipamentos não foram perdidas com o passar do tempo.
Ainda imersas em água desmineralizada, para não alterar o estado de conservação e aumentar o processo de corrosão, os gravadores aparentavam bom estado físico exterior. O Flight Data Recorder (FDR), que registra os dados eletrônicos da aeronave, está sem chassi e sem a baliza de sinalização que o acompanha. Já o Cockpit Voice Recorder (CVR), gravador de diálogos entre a tripulação e sons da cabine de comando, estava inteiro.
Também persiste o mistério sobre as informações que os equipamentos registraram ao longo do voo Rio-Paris, porque ainda serão necessárias cerca de 36 horas de trabalho para que os técnicos tenham certeza de que os dados estão preservados. Apenas na próxima segunda-feira uma nota oficial será divulgada pelo BEA para esclarecer se os módulos eletrônicos gravaram os dados – os diálogos, garante o escritório, não serão revelados em respeito à Convenção de Chicago.
– Se o cartão (eletrônico) estiver em um estado degradado, vamos partir para outro processo de recuperação das informações, cujo prazo não poderemos estimar – afirmou Christophe Menez, chefe do Departamento Técnico do BEA.
Apesar das dúvidas, o otimismo prepondera. Entre os peritos que participam do trabalho de investigação, há esperança de que a cápsula das caixas-pretas esteja intacta. O BEA descarta divulgar informações parciais sobre o conteúdo das gravações.
Próximos passos
A extração dos dados das caixas-pretas em três dias:
- Dois técnicos ficarão isolados trabalhando nas caixas. Eles abrirão o módulo e retirarão o cartão de memória, conjunto de microchips nos quais estão armazenados os dados.
- Depois de limpar o cartão e secá-lo, os técnicos farão testes. Se estiver OK, o módulo será inserido em uma caixa-preta nova que fará a leitura dos dados e os repassará a um computador.
13 de maio de 2011
MISTÉRIO NO AR
Resposta para queda levará meses
Desaparecidas há quase dois anos no fundo do Oceano Atlântico, as caixas-pretas do voo AF-447 chegaram a Paris na manhã de ontem, mas as conclusões sobre o que causou a queda em 31 de maio de 2009 não serão conhecidas antes do fim de 2011. A previsão – ou a falta de uma – foi revelada pelo Escritório de Investigações e Análise para a Aviação Civil (BEA), que ainda vai precisar de três dias de trabalhos técnicos para saber se as gravações contidas nos equipamentos não foram perdidas com o passar do tempo.
Ainda imersas em água desmineralizada, para não alterar o estado de conservação e aumentar o processo de corrosão, os gravadores aparentavam bom estado físico exterior. O Flight Data Recorder (FDR), que registra os dados eletrônicos da aeronave, está sem chassi e sem a baliza de sinalização que o acompanha. Já o Cockpit Voice Recorder (CVR), gravador de diálogos entre a tripulação e sons da cabine de comando, estava inteiro.
Também persiste o mistério sobre as informações que os equipamentos registraram ao longo do voo Rio-Paris, porque ainda serão necessárias cerca de 36 horas de trabalho para que os técnicos tenham certeza de que os dados estão preservados. Apenas na próxima segunda-feira uma nota oficial será divulgada pelo BEA para esclarecer se os módulos eletrônicos gravaram os dados – os diálogos, garante o escritório, não serão revelados em respeito à Convenção de Chicago.
– Se o cartão (eletrônico) estiver em um estado degradado, vamos partir para outro processo de recuperação das informações, cujo prazo não poderemos estimar – afirmou Christophe Menez, chefe do Departamento Técnico do BEA.
Apesar das dúvidas, o otimismo prepondera. Entre os peritos que participam do trabalho de investigação, há esperança de que a cápsula das caixas-pretas esteja intacta. O BEA descarta divulgar informações parciais sobre o conteúdo das gravações.
Próximos passos
A extração dos dados das caixas-pretas em três dias:
- Dois técnicos ficarão isolados trabalhando nas caixas. Eles abrirão o módulo e retirarão o cartão de memória, conjunto de microchips nos quais estão armazenados os dados.
- Depois de limpar o cartão e secá-lo, os técnicos farão testes. Se estiver OK, o módulo será inserido em uma caixa-preta nova que fará a leitura dos dados e os repassará a um computador.
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB
"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
SBLO/LDB
"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
-
- Moderador
- Mensagens: 2787
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:06
- Localização: São José dos Pinhais - Pr
Re: Conclusão sobre acidente do voo 447 só sairá em 2012
Jornalismo com o fim do terceiro grau virou terra de ninguem mesmo.
Cada um faz o que dá na cabeça e joga no papel.
Calculadores
Cada um faz o que dá na cabeça e joga no papel.
Calculadores
_________________