Conclusão sobre acidente do voo 447 só sairá em 2012

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Avatar do usuário
Jet Airways
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 864
Registrado em: Qui Abr 01, 2010 23:44
Localização: São Paulo - SP

Conclusão sobre acidente do voo 447 só sairá em 2012

Mensagem por Jet Airways »

Conclusão sobre acidente do voo 447 só sairá em 2012
Fonte: estadao.com.br

Encontradas após ficarem quase dois anos no fundo do Oceano Atlântico, as caixas-pretas do voo AF-447 chegaram a Paris na manhã de ontem, mas as conclusões sobre a causa do acidente de maio de 2009 não serão conhecidas até o ano que vem. A previsão - ou a falta dela - é do Escritório de Investigações e Análise para a Aviação Civil (BEA), que vai precisar de três dias de trabalhos apenas para saber se as gravações estão intactas.

Ainda imersas em água desmineralizada para não aumentar o processo de corrosão, os gravadores foram apresentados ontem para a imprensa e aparentavam bom estado físico exterior. O BEA vai divulgar na segunda-feira um comunicado para esclarecer se os módulos eletrônicos gravaram os dados. O BEA descarta divulgar informações parciais sobre o conteúdo das gravações. A tendência é de que as primeiras conclusões possam exigir meses. O relatório final sobre o acidente deve ser divulgado no início de 2012.


Além dos gravadores, a expedição ao Atlântico já dispõe de cerca de uma dezena de peças consideradas importantes para descobrir o que derrubou o Airbus A330-200. Entre os componentes da aeronave, coletados desde 26 de abril, estão os dois motores, os calculadores (equipamentos eletrônicos que podem indicar o comportamento do avião), os joysticks e os assentos da tripulação. Ainda hoje, o cockpit do Airbus deverá ser resgatado do local dos destroços, a 3,9 mil metros de profundidade.


É possível que as sondas pitot (sensores de velocidades que podem ser a causa do acidente) estejam presas ao cockpit. No entanto, os especialistas não consideram essencial a recuperação dos equipamentos. Com as caixas-pretas já seria possível saber se as sondas falharam.


Identificação


O Instituto de Pesquisas Criminais (IRCGN) da Polícia Militar da França (Gendarmerie Nationale) espera ter em sete dias a resposta de cientistas sobre a possibilidade de identificar, por meio de DNA, os dois corpos recuperados. Se for positiva, o resgate dos mais de 50 corpos encontrados será retomado. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Abraços,
Jet Airways

"Somente os que voam podem entender com clareza porque os pássaros cantam."
Avatar do usuário
SBLO
Moderador
Moderador
Mensagens: 3490
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 21:04
Localização: Londrina/Paraná

Re: Conclusão sobre acidente do voo 447 só sairá em 2012

Mensagem por SBLO »

Jet Airways escreveu: Entre os componentes da aeronave, coletados desde 26 de abril, estão os dois motores, os calculadores (equipamentos eletrônicos que podem indicar o comportamento do avião), os joysticks...
Mais um pérola do jornalismo "especializado" em aviação!!! :fp: :fp: :fp: :nopz: :nopz: :nopz:
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB

"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
Avatar do usuário
SBLO
Moderador
Moderador
Mensagens: 3490
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 21:04
Localização: Londrina/Paraná

Re: Conclusão sobre acidente do voo 447 só sairá em 2012

Mensagem por SBLO »

ZERO HORA
13 de maio de 2011
MISTÉRIO NO AR
Resposta para queda levará meses

Desaparecidas há quase dois anos no fundo do Oceano Atlântico, as caixas-pretas do voo AF-447 chegaram a Paris na manhã de ontem, mas as conclusões sobre o que causou a queda em 31 de maio de 2009 não serão conhecidas antes do fim de 2011. A previsão – ou a falta de uma – foi revelada pelo Escritório de Investigações e Análise para a Aviação Civil (BEA), que ainda vai precisar de três dias de trabalhos técnicos para saber se as gravações contidas nos equipamentos não foram perdidas com o passar do tempo.

Ainda imersas em água desmineralizada, para não alterar o estado de conservação e aumentar o processo de corrosão, os gravadores aparentavam bom estado físico exterior. O Flight Data Recorder (FDR), que registra os dados eletrônicos da aeronave, está sem chassi e sem a baliza de sinalização que o acompanha. Já o Cockpit Voice Recorder (CVR), gravador de diálogos entre a tripulação e sons da cabine de comando, estava inteiro.

Também persiste o mistério sobre as informações que os equipamentos registraram ao longo do voo Rio-Paris, porque ainda serão necessárias cerca de 36 horas de trabalho para que os técnicos tenham certeza de que os dados estão preservados. Apenas na próxima segunda-feira uma nota oficial será divulgada pelo BEA para esclarecer se os módulos eletrônicos gravaram os dados – os diálogos, garante o escritório, não serão revelados em respeito à Convenção de Chicago.

– Se o cartão (eletrônico) estiver em um estado degradado, vamos partir para outro processo de recuperação das informações, cujo prazo não poderemos estimar – afirmou Christophe Menez, chefe do Departamento Técnico do BEA.

Apesar das dúvidas, o otimismo prepondera. Entre os peritos que participam do trabalho de investigação, há esperança de que a cápsula das caixas-pretas esteja intacta. O BEA descarta divulgar informações parciais sobre o conteúdo das gravações.

Próximos passos
A extração dos dados das caixas-pretas em três dias:
- Dois técnicos ficarão isolados trabalhando nas caixas. Eles abrirão o módulo e retirarão o cartão de memória, conjunto de microchips nos quais estão armazenados os dados.
- Depois de limpar o cartão e secá-lo, os técnicos farão testes. Se estiver OK, o módulo será inserido em uma caixa-preta nova que fará a leitura dos dados e os repassará a um computador.
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB

"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
Afonso
Moderador
Moderador
Mensagens: 2787
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:06
Localização: São José dos Pinhais - Pr

Re: Conclusão sobre acidente do voo 447 só sairá em 2012

Mensagem por Afonso »

Jornalismo com o fim do terceiro grau virou terra de ninguem mesmo.
Cada um faz o que dá na cabeça e joga no papel.
Calculadores :Muro: :Muro:
_________________
Imagem
Responder