Infraero pode sair do Galeão

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Avatar do usuário
SBLO
Moderador
Moderador
Mensagens: 3490
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 21:04
Localização: Londrina/Paraná

Infraero pode sair do Galeão

Mensagem por SBLO »

O Globo
Infraero pode sair do Galeão
Geralda Doca

BRASÍLIA. O Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) e o terminal de Confins (Belo Horizonte), que ainda não tiveram modelo de concessão definido, deverão ser privatizados no sistema porteira fechada, ou seja, toda a estrutura passaria à iniciativa privada — nos mesmos moldes de São Gonçalo do Amarante (RN). Isso significa que, aprovada esta modelagem, a lnfraero vai se retirar totalmente da operação do Galeão, que está sob sua administração desde a construção.

Já os outros três terminais (Guarulhos, Viracopos e Brasília) serão parcialmente repassados, numa espécie de “concessão administrativa”, em que os investidores serão remunerados pelo aluguel de áreas comerciais. Neste caso, as receitas operacionais (embarque., pouso e decolagem) serão arrecadadas pela lnfraero.

— É neste modelo de concessão administrativa que as equipes interministeriais estão trabalhando para Guarulhos, Viracopos e Brasília — disse uma fonte envolvida nas discussões.

No caso de Guarulhos, por exemplo, onde o setor privado poderá construir apenas o terceiro terminal de passageiros, os técnicos estão estudando quanto tempo será necessário para que as receitas comerciais paguem o investimento realizado, ou se será preciso repassar ao investidor receitas com aluguel de lojas dos terminais já existentes. Em 2010, Guarulhos arrecadou R$275,7 milhões em receitas comerciais (35,78% do total). Já o aeroporto de Brasília levantou R$54,5 milhões com a locação de lojas (41,84%), segundo dados da lnfraero.

Pressão de governadores é por privatização integral

Caso Galeão e Confins sejam integralmente repassados ao setor privado, proposta que a Secretaria de Aviação Civil(SAC) levará à presidente da República, Dilma Rousseff, os novos gestores farão os investimentos necessários e vão explorar o serviço, tendo como contrapartida as receitas operacionais (tarifas) e comerciais dos dois aeroportos, por um determinado período de tempo.

Segundo fontes da lnfraero, no Galeão são necessários investimentos de RS350 milhões no terminal 2. Já em Confins é necessário construir um novo terminal de passageiros, além de expandir as áreas de pista e pátio, o que demandaria R5400 milhões.

A pressão dos governadores do Rio, Sérgio Cabral, e de Minas Gerais, Antonio Anastasia, é ingrediente a mais na decisão do governo de conceder integralmente os dois aeroportos ao setor privado. Segundo o secretário de Transporte do Rio, Júlio Lopes, essa medida é fundamental para aumentar a eficiência do Galeão.

— Não tenho a menor dúvida de que o processo de concessão de todo o aeroporto vai gerar ganhos de escala em inúmeras áreas de operação — disse o secretário, acrescentando que o terminal de cargas está com 65% da capacidade ociosa em função dos preços altos cobrados pela lnfraero.

O subsecretário de Investimentos Estratégicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas, Luiz Antonio Athayde, reforçou que a necessidade de concessão integral de Confins está ligada aos planos para região, de ser transformada em polo de alta tecnologia. Várias indústrias já estão em fase de instalação.

—Isso dará maior capacidade ao aeroporto de se transformar num motor de desenvolvimento e vai melhorar o atendimento durante a Copa.
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB

"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
Marco SBCT
MASTER
MASTER
Mensagens: 2950
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 21:52
Localização: Curitiba-PR-BR

Re: Infraero pode sair do Galeão

Mensagem por Marco SBCT »

Aeroporto sempre será indutor de desenvolvimento, mas acho que estes dois querem é colocar seus cupinxas em boas posições na administração futura...
E os pequenos e deficitários aeros para onde vão /
Abs.
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
Fernando Basto
MASTER
MASTER
Mensagens: 1170
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 14:47
Localização: Cabo Frio - RJ
Contato:

Re: Infraero pode sair do Galeão

Mensagem por Fernando Basto »

Já vai tarde !!!
Fernando Basto -
http://www.fbasto.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Cabo Frio - RJ
moises Propp
MASTER
MASTER
Mensagens: 2163
Registrado em: Qui Jun 01, 2006 18:08
Localização: Porto Alegre-RS
Contato:

Re: Infraero pode sair do Galeão

Mensagem por moises Propp »

Olá amigos,
O Galeão foi construido com o dinheiro do povo, e agora vão entregar
de graça para os outros, sou contra.
Agora se o governo vender o Galeão para algum empresario para explorar
os serviços, aí sou a favor.
Pois deste dinheiro o governo pode investir em saúde, educação e segurança
que é sua função .
sds,
moises Propp
Avatar do usuário
Schneider
PC
PC
Mensagens: 231
Registrado em: Ter Mar 01, 2005 11:05
Localização: Itapema - SC

Re: Infraero pode sair do Galeão

Mensagem por Schneider »

moises Propp escreveu:Olá amigos,
O Galeão foi construido com o dinheiro do povo, e agora vão entregar
de graça para os outros, sou contra.
Agora se o governo vender o Galeão para algum empresario para explorar
os serviços, aí sou a favor.
Pois deste dinheiro o governo pode investir em saúde, educação e segurança
que é sua função .
sds,
moises Propp
Esse "modelo" de privatização é preocupante. Sem investimentos significam um presentão. É fácil pegar algo pronto, sem construir, sem arcar com o passado, sem ter projetado, sem ter participado da evolução etc. Mudar o modelo aeroportuário é uma necessidade. Mas, em CLARO OPORTUNISMO, aproveitam-se da situação para novas e rentáveis MARACUTAIAS. Está ruim, então surge o "milagre" de privatizar. Solução imediatista que, PELO CLAMOR POPULAR, permite negociatas, entreguismos e muito mais. Essas mudanças devem ser muito bem planejadas, sem imediatismos, sem apadrinhamentos, com ampla e total transparência, concorrências e sempre atendendo o interesse público através de cláusulas que garantam melhorias, aperfeiçoamento, metas e qualidade. Mudar sim. Cambalacho não!
Electra
MASTER
MASTER
Mensagens: 1659
Registrado em: Sex Mai 19, 2006 21:35

Re: Infraero pode sair do Galeão

Mensagem por Electra »

Schneider escreveu:Esse "modelo" de privatização é preocupante. Sem investimentos significam um presentão. É fácil pegar algo pronto, sem construir, sem arcar com o passado, sem ter projetado, sem ter participado da evolução etc. Mudar o modelo aeroportuário é uma necessidade. Mas, em CLARO OPORTUNISMO, aproveitam-se da situação para novas e rentáveis MARACUTAIAS. Está ruim, então surge o "milagre" de privatizar. Solução imediatista que, PELO CLAMOR POPULAR, permite negociatas, entreguismos e muito mais. Essas mudanças devem ser muito bem planejadas, sem imediatismos, sem apadrinhamentos, com ampla e total transparência, concorrências e sempre atendendo o interesse público através de cláusulas que garantam melhorias, aperfeiçoamento, metas e qualidade. Mudar sim. Cambalacho não!
:yeah: É tão raro, a gente ver uma opinião ponderada que, quando aparece uma, me sinto na obrigação de elogiar! A imensa maioria das pessoas fala sobre privatização sem nem saber o que está falando. Felizmente, aqui no AF, não é assim.
Na minha opinião, o que precisaria mudar seria o "interior" da INFRAERO, sobretudo, nos cargos ocupados por indicação.
Grato desde já!
Abraços!!!
BlueConcorde
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 677
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 18:45
Localização: Rio e/ou Petrópolis/RJ

Re: Infraero pode sair do Galeão

Mensagem por BlueConcorde »

GIG e VCP estão nesse esquema leva-tudo.

O que eu acho? Não levam. O GIG é o 2o maior aeroporto do Brasil e o sindicato é fortíssimo. A Infraero vem há anos tentando mudar a escala de serviço e não consegue. Se isso for pra frente, o GIG pára com greve, aposto.

Pegar Montes Claros, Barra do Garças, etc que é bom, ninguém quer, né?
Saudações Supersônicas
Responder