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Webjet revisará três aeronaves por recomendação da Boeing

Enviado: Ter Abr 05, 2011 22:43
por Regis
Webjet revisará três aeronaves por recomendação da Boeing

Empresa possui 24 aviões do modelo 737-300, o mesmo que sofreu pane da Southwest Airlines; três têm chassi convocado para "recall"

Marina Gazzoni, iG São Paulo | 05/04/2011 11:51

A Webjet atenderá a recomendação da Boeing e fará a revisão de três aeronaves de sua frota. Ao todo, a companhia possui 24 modelos Boeing 737-300, o mesmo que apresentou um defeito durante um voo da Southwest Airlines na última sexta-feira. A maioria das aeronaves não precisará ser revisada, pois não está na série que foi convocada para nova inspeção pela Boeing.

O procedimento é muito semelhante a um “recall” de veículos. A fabricante de aeronaves divulga o modelo e o número de série das aeronaves que terão que ser inspecionadas. Por isso, apenas três aeronaves da Webjet foi enquadrada pela Boeing no “recall”.

A companhia informou que as aeronaves já fazem inspeções regularmente, mas que farão uma nova revisão assim que a Boeing emitir as orientações para a realização do procedimento. Até lá, as aeronaves continuam em operação.

A falha

Durante voo da Southwest Airlines um buraco na fuselagem do aeronave forçou a companhia aérea a realizar um pouso de emergência nos Estados Unidos. Os passageiros ouviram um barulho e puderam ver o buraco no meio da cabine, de acordo com informações da Reuters.

Após o incidente, a Boeing recomendou a revisão de algumas unidades do mesmo modelo. O Boeing 737-300 começou a ser operado em 1984.

Fonte: http://economia.ig.com.br/empresas/come ... 54973.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Re: Webjet revisará três aeronaves por recomendação da Boeing

Enviado: Ter Abr 05, 2011 23:35
por Afonso
Quais seriam os 3 aviões.
Os ex Varig´s ...

Re: Webjet revisará três aeronaves por recomendação da Boeing

Enviado: Qua Abr 06, 2011 01:20
por Constellation
Afonso escreveu:Quais seriam os 3 aviões.
Os ex Varig´s ...
Caros,

Não acreditei nessa história de "número do chassi" (coisa de leigo em aviação). Acho que os aviões que devem ser inspecionados devem ser os que têm maior número de ciclos totais, ou após o último check D.

O avião envolvido no acidente, o N6321SW (C/N 27707, 2799º 737 da linha de produção), tem 14,8 anos de idade e 39 mil ciclos. A Webjet tem vários aviões bem mais antigos, e um deles, o PR-WJK tem mais de 23 anos, foi fabricado em 1988.

Acharam o PR-WJK velho?? Pois bem, a Southwest tem alguns Matusaléns voadores, bem mais antigos, fabricados em 1984, a primeira série dos 737-300, acho que daqueles sem EFIS, com painéis bem parecidos com os painéis dos bregas.

Embora dramático, o incidente nem se compara com aquele brega da Aloha, que perdeu boa parte da fuselagem devido a uma combinação fatal de corrosão com fadiga estrutural.

Grande abraço.

Re: Webjet revisará três aeronaves por recomendação da Boeing

Enviado: Qua Abr 06, 2011 09:41
por BlueConcorde
Constellation escreveu: Não acreditei nessa história de "número do chassi" (coisa de leigo em aviação). Acho que os aviões que devem ser inspecionados devem ser os que têm maior número de ciclos totais, ou após o último check D.
Não exatamente. Há sim uma série de aviões a serem checados. Segue explicação do FlightBlogger:
With the coming of Tuesday's Federal Aviation Administration emergency airworthiness directive, there are still a few key questions left unanswered by the identification of the 175 737-300, -400s and -500s worldwide that will require intensive Eddy-current inspections of their fuselage lap-joints.
So what of the other approximately 95 Classics around the world?

Boeing says the group of 175 was narrowed down by two criteria:

The airframes in question had to have 30,000 or more operational cycles.
Southwest says the airframes in question were "designed differently in the manufacturing process". Boeing confirms there are differences in the lap-joint design, and the specific configuration, says the airframer, was phased out as part of a blockpoint change during the 737 Classic's production run.

The number of aircraft with this design is significantly higher than the aircraft identified by the FAA and Boeing, though only 175 meet the criteria when paired with 30,000 or more cycles.
Enfim, a partir de determinado serial, foi feita alguma modificação no processo de produção do 737 clássico, e só os com acima de 30 mil ciclos estão sendo verificados.
Constellation escreveu:Acharam o PR-WJK velho?? Pois bem, a Southwest tem alguns Matusaléns voadores, bem mais antigos, fabricados em 1984, a primeira série dos 737-300, acho que daqueles sem EFIS, com painéis bem parecidos com os painéis dos bregas.
Que eu saiba, TODOS os clássicos da SW saíram de fábrica assim, por um motivo deveras simples: economia no treinamento. Nem FMS tinha, para que as tripulações operassem tanto o 200 quanto o 300 com o mínimo treinamento. Economia ao máximo.

Re: Webjet revisará três aeronaves por recomendação da Boeing

Enviado: Qua Abr 06, 2011 14:29
por SBLO
Regis escreveu:três têm chassi convocado para "recall"
Benza Deus, misericórdia!!! :fp: :fp: :fp: :Muro: :Muro: :Muro:

Imaginem a Boeing fazendo propaganda no intervalo do Jornal Nacional, convocando os proprietérios de Boeing 737-300, com número de série tal, para comparecerem a uma concessionária mais próxima e fazer a substituição, gratuita, da peça defeituosa, informando, ainda, que tal peça, eventualmente, pode vir a ter defeito e causar um acidente!!!! :lol:

A gente morre e não vê tudo.... :nopz:

Re: Webjet revisará três aeronaves por recomendação da Boeing

Enviado: Seg Abr 11, 2011 12:54
por Maurício
Segundo comunicado da Boeing serão 10 aeronaves da Webjet que serão checadas, entre os n/c 2553 e 3132.

Re: Webjet revisará três aeronaves por recomendação da Boeing

Enviado: Dom Abr 17, 2011 22:26
por juniorldb
SBLO escreveu:
Regis escreveu:três têm chassi convocado para "recall"
Benza Deus, misericórdia!!! :fp: :fp: :fp: :Muro: :Muro: :Muro:

Imaginem a Boeing fazendo propaganda no intervalo do Jornal Nacional, convocando os proprietérios de Boeing 737-300, com número de série tal, para comparecerem a uma concessionária mais próxima e fazer a substituição, gratuita, da peça defeituosa, informando, ainda, que tal peça, eventualmente, pode vir a ter defeito e causar um acidente!!!! :lol:

A gente morre e não vê tudo.... :nopz:
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: