LEIAM SEM PAIXÃO E NÃO BRIGUEM, PLS !!!! VIA CRUCIS VARIG

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
MARR
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 972
Registrado em: Ter Dez 21, 2004 19:08

LEIAM SEM PAIXÃO E NÃO BRIGUEM, PLS !!!! VIA CRUCIS VARIG

Mensagem por MARR »

A via-crúcis da Varig
O Estado de S. Paulo - 06/04/2005
Engana-se quem acredita que a Gol se interessa pela Varig antes que esta se livre de seus passivos nos procedimentos da Lei de Falências. E, mesmo assim, em parte. Pelo que se apurou no mercado, tanto o interesse da Gol como o da TAM seria assistir, de camarote, o processo de "desmanche" da empresa gaúcha para depois atacar. Para que gastariam esforço e recursos se podem conquistar mercado paulatinamente, como vêm fazendo? Para que assumiriam uma empresa cuja tradição é ditada pelos funcionários-patrões, resultando em altos custos de operação? Como fariam para reduzir salários e vantagens conquistadas pelos funcionários da Varig, que ganham mais que outros do mesmo setor? Como se livrar da parte ruim?

Essas e outras perguntas ficam sem resposta enquanto o usuário assiste a um jogo de cena político do governo Lula, no qual ninguém se entende. O fato é que a empresa aérea gaúcha, sem aporte de capital ou venda de participação, tem poucas chances de sobrevida além de dois anos, segundo 11 entre 10 analistas do setor. Mesmo se o famigerado encontro de contas entre União e empresa for realizado.

A imensa dívida da Varig só teria solução de mercado se fosse possível parcelá-la em, no mínimo, 35 anos, como avaliou o consórcio Unibanco, Trevisan e Arnold Wald. Como isso é politicamente inviável, como bem vetou o Ministério da Fazenda - trata-se de incentivo perverso para que pessoas jurídicas deixem de pagar o Fisco, o INSS, estatais -, está descartada, segundo matemática do setor, essa saída. Por outro lado, o governo federal não tem coragem de intervir na Varig ou de cassar sua concessão e, como a iniciativa privada tampouco vai pedir sua falência, o mais provável é que os brasileiros assistam à via-crúcis da empresa aérea nos próximos 24 meses, se não aparecer alternativa iluminada.

São louváveis os esforços do vice-presidente José Alencar de pedir, há alguns meses, ao Unibanco, uma proposta que possibilitasse à Varig ficar em pé ou, então, requisitar à Gol uma proposta de compra, como aconteceu semana passada. A primeira já não deu certo. A segunda também deve dar com os burros n'água. Talvez, a próxima, envolva a TAM.
Le
PC
PC
Mensagens: 190
Registrado em: Ter Dez 21, 2004 12:35

Mensagem por Le »

BLZ , Marr ! Li hj, quando voltava de Sampa no VPX.


UM ABRAÇO!
Bruno Geovane
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 511
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:45
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Bruno Geovane »

O fato é: até que ponto isso pode ser verdade. Sabemos que em muitos casos o que a imprensa publica não passa de mero intere$$e do que a informação em si. O que não pode acontecer é o país perder mais uma companhia aérea, porque a perda de uma empresa só trás reflexos negativos. E mais do que nunca, o país precisa e muito do transporte aéreo. Assim como eu torço para a recuperação da VARIG, torço muito pela TAM, GOL, BRA e demais empresas para que a cada dia possam alçar vôos mais altos e oferecer o melhor meio de transporte do mundo a um maior número de brasileiros e espero também que a incomPTência não venha estragar este sonho de termos um transporte aéreo mais acessível.
Abraços
Bruno Geovane
b.geovane@terra.com.br
MSN Messenger: b_geovane@hotmail.com
aviationcombr
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 798
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 09:03
Localização: SDU/SBRJ
Contato:

Mensagem por aviationcombr »

Bem, pra quem acha que a quebra de uma cia.aérea traz uma imagem negativa para o país, convém lembrar que os USA assistiram, quase na mesma época, à quebra de gigantes como Pan Am, Eastern e TWA (fora outras menores como a National Airlines, a Piedmont, etc).
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

O que há demais em uma empresa quebrar? Esqueceram da PANAIR? Aqui mesmo, e não foi vergonha nenhumpa para o país. Tem tambem a belga SABENA que era a empresa de Bandeira; a quase quebra do grupo Swiss, salva no ultimo minuto pelo governo suíço, por falta de opção. Lá, so tem ela de grande porte, então o jeito foi injetar $$....Não esqueçamos de falar no suplicio que a Alitalia atravessa e muitas outras bombas relógio que estão prestes a estourar.
Então, a Varig quebrando ou não será um processo natural e creio, sem traumas maiores para o país. O Brasil é maior que a Varig.....


Bruno Holtz
carlos oliveira
PC
PC
Mensagens: 197
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 11:38

Mensagem por carlos oliveira »

Bruno Geovane escreveu:O fato é: até que ponto isso pode ser verdade. Sabemos que em muitos casos o que a imprensa publica não passa de mero intere$$e do que a informação em si. O que não pode acontecer é o país perder mais uma companhia aérea, porque a perda de uma empresa só trás reflexos negativos. E mais do que nunca, o país precisa e muito do transporte aéreo. Assim como eu torço para a recuperação da VARIG, torço muito pela TAM, GOL, BRA e demais empresas para que a cada dia possam alçar vôos mais altos e oferecer o melhor meio de transporte do mundo a um maior número de brasileiros e espero também que a incomPTência não venha estragar este sonho de termos um transporte aéreo mais acessível.
Caro Bruno !
Como voce pode ver, o fechamento da varig não seria nenhum desastre à imagem do país , apenas aos funcionários que teriam dificuldades em se recolocar num mercado já conturbado, o que não pode é continuar sendo um cabide de emprego, e mais que isso , de impunidade, pois o camarada quebra um avião , mente as horas que tem para poder ser promovido, e quando muito ele é demitido e depois consegue a reintegração e sem muita demora, são coisas impossíveis hoje, em qualquer Cia, mas não na varig !!!!
Porque quando a TRANSBRASIL quebrou, não houve tamanho barulho para sua recuperação ? Ela também levava a bandeira do Brasil pelo mundo assim como a varig, o que dizer da VASP, ali também muitos funcionários estão sem emprego e sem receber a recisão de forma correta. Toda vez que se ventila a não recuperação da varig, surgem pessoas dizendo sobre passivo trabalhista e tal, por algum acaso os funcionários da dona varig são melhores do que os da TRANSBRASIL ou da VASP ???
Acho que está na hora de se olhar o problema da aviação do Brasil como um todo, pois a falta de dinheiro e má administração, é comum nas duas que se foram recentemente e também na tal da Pioneira.
:wink: :wink: :wink:
"Vivendo o presente, preparando o futuro"
Responder