Página 1 de 3

Arqueologia Aeronáutica no Brasil

Enviado: Qua Fev 16, 2011 12:17
por Constellation
Caros,

Assim como existe a arqueologia que desvenda túmulos de reis e faraós antigos, ruínas de civilizações desaparecidas, poderíamos começar a levantar ruínas e vestígios de aeronaves, aeroportos, hangares e documentos antigos pelo Brasil afora.

Cada aeroporto do Brasil tem os seus mistérios, suas construções antigas, suas aeronaves abandonadas e os famosos "quartinhos", cômodos esquecidos onde ficam guardados documentos e fotos que ninguém sabe que ainda existem.

Então, estou iniciando um tópico dedicado à Arqueologia Aeronáutica Brasileira. Para não começar sem nada, vou colocar algumas fotos de aeronaves antigas largadas nos aeroportos brasileiros. Não vou colocar DC-3 porque já temos tópicos dedicados exclusivamente a essa aeronave, além de super-especialistas no assunto (o Projeto DC3, por exemplo). Mas outros tipos de aeronaves antigas jazem esquecidos nos aeroportos por aí, e outros estão em ferros-velhos (como o Fairchild C-82 de Manaus).

O tópico está aberto para construções antigas ainda existentes, ou vestígios das mesmas. Podem ser relatos ou fotos.

Grande abraço.

Re: Arqueologia Aeronáutica no Brasil

Enviado: Qua Fev 16, 2011 12:53
por Constellation
Caros,

Como não domino a tecnologia de postar fotos diretamente aqui no Fórum, eis os links de algumas fotos do Airliners muito interessantes, de aeronaves antigas desativadas:

http://www.airliners.net/photo/North-Am ... 0842746/L/" onclick="window.open(this.href);return false;

Esse avião, o PT-OQQ, está abandonado há pelo menos 15 anos no Aeroporto de Londrina (SBLO/LDB). Segundo informações, o piloto cometeu erros na partida dos motores e acabou queimando as duas turbinas. Como o custo de recuperação era muito em relação ao preço do avião, ele foi abandonado pelo dono. Agora foi doado ao nosso Aeroclube de Londrina e servirá como aeronave-escola para o Curso de Mecânico de Manutenção Aeronáutica.

http://www.airliners.net/photo/North-Am ... 0292434/L/" onclick="window.open(this.href);return false;

Outra foto do OQQ. Ao lado, os destroços do Beech Traveller também estão no Aeroclube atualmente.

http://www.airliners.net/photo/Unknown/ ... 0292058/L/" onclick="window.open(this.href);return false;

Este raro Beech J-50 Twin Bonanza, o PT-KSD, está parado há 20 anos em uma oficina em LDB. Tem problemas judiciais jamais resolvidos. A oficina tem planos de ficar com a aeronave e restaurá-la completamente, em condição de voo.

Grande abraço.

Re: Arqueologia Aeronáutica no Brasil

Enviado: Qua Fev 16, 2011 20:44
por ProjetoDC3
Grande Connie...parabéns :rev:

Obrigado pela citação ao meu respeito. Porém falta muita coisa para meu humilde blog sobre os DC-3s ficar do nível e gabarito do "cultura aeonaltica". Só tenho tempo pra isso , durante o horário da novela das nove da "Rede Bobo", quando a "rádio-patroa" se distrai na TV. Aí eu consigo parar na frente do PC sossegado :hahaha:

Re: Arqueologia Aeronáutica no Brasil

Enviado: Qui Fev 17, 2011 12:29
por PZDC8
La Arqueología Aeronáutica es un mundo apasionante y muy interesante además!!... Aquí en Paraguay tenemos nuestro grupo de Arqueología aeronáutica también! :yes:

Re: Arqueologia Aeronáutica no Brasil

Enviado: Qui Fev 17, 2011 15:32
por Constellation
Caros amigos,

Vocês sabem que a arqueologia começa, na verdade, nas bibliotecas, e eu acabei achando aqui na minha biblioteca uma foto interessante, muito interessante, em um livro velho:

É uma foto do PP-SMA ainda no pátio da Boeing, em primeiro plano na foto, junto com um Boeing 727, um 707 e um 747. Esse último sequer ainda havia entrado em operação. Eu escaneei o livro, então não ficou com ótima qualidade, mas é um documento importante.

O mais interessante é que o Boeing 707 da foto também veio para o Brasil: é o PP-VJH, que voou muitos anos na Varig e hoje ainda existe, embora esteja parado: é o KC-137 FAB 2403. Na foto, ele está identificado apenas como Boeing 707, sem a pintura da Varig, mas já com o prefixo pintado.

Como não domino a tecnologia de colocar fotos no fórum, coloquei a foto no meu blog, no artigo sobre o PP-SMA. Agradeço a quem puder copiar de lá e postar aqui, ok?

Link do artigo: http://culturaaeronautica.blogspot.com/ ... ar-no.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Grande abraço.

Re: Arqueologia Aeronáutica no Brasil

Enviado: Qui Fev 17, 2011 16:27
por PZDC8
Qué maravilla!... toda la linea de Boeing de la época juntas en la foto, es coincidencia!? también dos aviones destinados para compañías aéreas brasileras en la misma foto!!! :cheers:

Re: Arqueologia Aeronáutica no Brasil

Enviado: Qui Fev 17, 2011 18:23
por PB26
Jonas, tem dois jeitos de colocar a foto aqui:

Uma é inscrevendo em algum site de armazenamento de foto (imageshack/photobucket . . .) e hospedar as fotos lá, e pegar as propriedades dela e ver qual é o caminho da internet; http://www.imageshack.com/ppjj/fotodo737.jpeg" onclick="window.open(this.href);return false;, p. ex e copiar o endereço.

como você já coloca no blog, lá tem o caminho pronto, que é este: http://4.bp.blogspot.com/-nLtg1-twMnw/T ... Boeing.jpg" onclick="window.open(this.href);return false; então é só copiar.

Para que apareça no AF coloca Imagem.

Espero ter ajudado

Imagem

Re: Arqueologia Aeronáutica no Brasil

Enviado: Seg Mai 02, 2011 12:21
por Augusto
:yesyes:
Gostaria de acrescentar uma pequena contribuição para a arqueologia aeronáutica. Sou de Mato Grosso do Sul, já fui piloto, e abandonei a profissão já há 30 anos, mas de vez em quando ainda tenho o prazer de voar como piloto (é como andar de bicicleta a gente não esquece).
Estou sempre acompanhando fatos sobre a aviação e lembrei-me de um fato interessante ainda na minha adolescência em Mato Grosso do sul:
- Na cidade de Nova Andradina Ms próximo a divisa com são paulo, no começo dos anos '70, foi achado uma asa de um avião da força aérea americana (USAF), era uma asa ( e creio que foram achados outros pedaços) do cargueiro Curtiss-Wright C-46 Commando, que pertencia a USAF, pois ainda tinha o famoso símbolo pintado na asa.
Ocorreu que um vaqueiro galopando por uma parte plana de um pasto de fazenda, escutou um som alto de superfície oca e ficou curioso, parou o cavalo e cavou um pouco e descobriu uma superfície prateada logo abaixo do nível do solo. Chamou o dono da fazenda que examinou e identificou o objeto como sendo asa de avião. Para espanto de todos era uma asa enorme (O C-46 tinha quase 33 metros de envergadura, cada asa deveria quase 15 metros!), como estávamos em regime de exceção política a base aérea de Campo Grande (BACG) foi acionada e foi até o local investigar, e removeu a asa. O maior jornal da cidade a epóca (e até hoje) Correio do Estado, publicou a notícia em notas discretas.
Como era coisa de militares, logo nada mais se publicou sobre o assunto e o assunto ficou misterioso.
As especulações dos aspirantes a pilotos (meu caso e dos meus amigos a quem o assunto chamou muita atenção)
(Considerando a fase que o Governo Vargas flertava com os Nazistas)
- Teria sido este avião abatido em território brasileiro pela FAB ainda nos anos '50 ou '40?
- Seria uma avião que transportava espiões e acidentou-se em território brasileiro sendo ocultado propositalmente?
- Seriam os americanos contumazes violadores do espaço aéreo brasileiro?
Pois é, este mistério acompanhou-me por muito tempo, sempre interessou-me saber a explicação.
Casualmente no começo dos anos '90 folheando uma das várias revistas sobre aviação que surgiram e desapareceram rápidamente do mercado editorial brasileiro, na Livraria La Selva no aeroporto de Cumbica enquanto aguardava a chamado do meu voo para Fortaleza Ce, onde moro atualmente, eu descobri a chave do mistério.
A revista tinha bom contéudo de texto, mas era pobre em imagens e diagramação, mas havia nela um artigo que falava das muitas empresas aéreas que surgiram no Brasil no pós-guerra. E dizia que era muito fácil comprar aviões. Eram baratos pois havia muitas sobras de guerra. Assim muitas empresas surgiram e eram comuns os aviões DC-3 (o preferido de todos) outros modelos como o C-46 também eram adquiridos facilmente.
Com o passar de alguns anos a demanda de aeronaves equilibrou o mercado. E começaram a surgir dificuldades de manutenção para algumas pequenas empresas, era preciso importar todas as peças e para isso havia exigências burocráticas e tributárias horriveis por parte do governo brasileiro. Além disso, algumas empresas eram descapitalizadas e quase sempre trabalhavam a crédito, aeronave parada era prejuízo certo - as piores aeronaves da frota começaram a ser canibalizadas até ocorrer a inversão - Canibalizavam a melhor aeronave para manter a maior parte das outras voando! Até que começou o contrabando de peças via Paraguai e Bolívia (olhem o mapa do Mato Grosso do Sul!), a coisa chegou até o ponto que vários interessados em peças compravam um avião e o transladavam para o Brasil por fronteiras desguarnecidas, em seguida desmontavam o "bicho" repartindo as peças que necessitavam (bom eu mesmo voei várias vezes ao paraguai para trocar o motor do avião), o que não interessava era escondido e enterrado.
A revista citava a região próxima a Nova Andradina (inclusive o achado),e várias outras regiões do país, inclusive Atibaia.
Como estava com pouco dinheiro, não comprei a revista. E claro nunca pude achá-la novamente. Acabei esquecendo até o nome dela e também na epóca eu não levava tão a sério essa fascinante pesquisa histórica.
Assim se alguém souber alguma coisa do assunto e quiser esclarecer melhor agradeceria imensamente, aproveito para lembrar que deve haver um verdadeiro "tesouro" de aeronaves enterradas pelo Brasil, que sabe nós não conseguimos achar?

Re: Arqueologia Aeronáutica no Brasil

Enviado: Qui Mai 05, 2011 00:16
por ProjetoDC3
Isto sim é trabalho para a arqueologia aeronáutica, literalmente. :yeah:

Que história interessante.

Re: Arqueologia Aeronáutica no Brasil

Enviado: Qui Mai 05, 2011 09:34
por Constellation
Caros,

Muito interessante a história do Augusto. Um amigo meu também me informou que ainda existe um bom pedaço do Constellation de Auriflama naquela região. Ele ia pesquisar melhor e me falar.

Ficava pensando na infinidade de velhos aviões encostados em fundos de hangar pelo Brasil afora, mas aviões encontrar aviões ou peças enterradas é outra coisa. Fantástico.

Grande abraço.

Re: Arqueologia Aeronáutica no Brasil

Enviado: Qui Mai 05, 2011 16:43
por ProjetoDC3
Pelo google earth não encontrei nada. Talvez alguem dando uma localização quase precisa seja mais fácil achar algo.

Re: Arqueologia Aeronáutica no Brasil

Enviado: Sex Mai 06, 2011 09:31
por Constellation
ProjetoDC3 escreveu:Pelo google earth não encontrei nada. Talvez alguem dando uma localização quase precisa seja mais fácil achar algo.
Caro ProjetoDC3,

TAmbém já vasculhei a área pelo Google Earth, mas os restos desse avião, se ainda existirem , devem estar longe, talvez até mesmo em São Paulo, pois foram removidos pela FAB pouco tempo depois do acidente. O voo era clandestino.

Eu fico pensando em quanta coisa interessante vai aparecer quando demolirem o PAMA-SP, o que não vai demorar muito para acontecer.

Grande abraço.

Re: Arqueologia Aeronáutica no Brasil

Enviado: Seg Mai 09, 2011 13:05
por EduardoJoseDias
Olhando para essa foto tirada em Seattle, pergunto aos que vieram na época. Por que a Varig e a Cruzeiro não optaram pelo 727-200 ao invés do 727-100, já que já estavam disponivéis no mercado.
Eu que na época era "GC" , sofria por falta de lugares na hora de viajar!

Re: Arqueologia Aeronáutica no Brasil

Enviado: Seg Mai 09, 2011 14:02
por Constellation
Caros,

Em resposta ao meu artigo sobre o Twin Bonanza no meu Blog, um leitor me mandou uma interessantíssima foto do PT-AZG, um Beech BE50D que pousou na rodovia BR 381 em São Gonçalo do Rio Abaixo, MG, a 85 Km de Belo Horizonte. mais uma aeronave descoberta em um lugar remoto qualquer:

Vejam a foto no link: http://beta.trekearth.com/viewphotos.php?l=7&p=1209585" onclick="window.open(this.href);return false;

Grande abraço.

Re: Arqueologia Aeronáutica no Brasil

Enviado: Seg Mai 09, 2011 15:18
por Sergio de Faria Bica
EduardoJoseDias escreveu:Olhando para essa foto tirada em Seattle, pergunto aos que vieram na época. Por que a Varig e a Cruzeiro não optaram pelo 727-200 ao invés do 727-100, já que já estavam disponivéis no mercado.
Eu que na época era "GC" , sofria por falta de lugares na hora de viajar!
Enorme diferença de $$$ , já que o 100 foi substituido pelo 200 . A oferta de 727-100 era muito grande , tornando o modelo relativamente barato e não tinha lista de espera ...

Sérgio Bica

Caso Nova Andradina! (Achado de Asa de Curtiss C-46 enterrad

Enviado: Sáb Jun 25, 2011 10:50
por Augusto
Amigos,
Casualmente topei com o Blog do Comandante Delfino (http://aventureirosdoar44.blogspot.com/ ... -l749.html" onclick="window.open(this.href);return false;) onde ele relata o caso do Constellation lá de Auriflama, e também faz referencia ao caos Nova Andradina. Segundo ele o caso faz parte de uma reportagem do Estadão de 1982.
Pelo jeito a coisa era mais pro caso de contrabando do que manutenção, mas lembro-me que o avião ou melhor a asa ainda tinha a estrela americana da USAF, isto ainda está me intrigando.
Abraços.
Augusto

Caso Nova Andradina! (Achado de Asa de Curtiss C-46 enterrad

Enviado: Sáb Jun 25, 2011 10:51
por Augusto
Amigos,
Casualmente topei com o Blog do Comandante Delfino (http://aventureirosdoar44.blogspot.com/ ... -l749.html" onclick="window.open(this.href);return false;) onde ele relata o caso do Constellation lá de Auriflama, e também faz referencia ao caos Nova Andradina. Segundo ele o caso faz parte de uma reportagem do Estadão de 1982.
Pelo jeito a coisa era mais pro caso de contrabando do que manutenção, mas lembro-me que o avião ou melhor a asa ainda tinha a estrela americana da USAF, isto ainda está me intrigando.
Abraços.
Augusto

Re: Caso Nova Andradina! (Achado de Asa de Curtiss C-46 enterrad

Enviado: Sáb Jun 25, 2011 21:42
por Constellation
Augusto escreveu:Amigos,
Casualmente topei com o Blog do Comandante Delfino (http://aventureirosdoar44.blogspot.com/ ... -l749.html" onclick="window.open(this.href);return false;) onde ele relata o caso do Constellation lá de Auriflama, e também faz referencia ao caos Nova Andradina. Segundo ele o caso faz parte de uma reportagem do Estadão de 1982.
Pelo jeito a coisa era mais pro caso de contrabando do que manutenção, mas lembro-me que o avião ou melhor a asa ainda tinha a estrela americana da USAF, isto ainda está me intrigando.
Abraços.
Augusto
Caros,

O texto sobre o caso do Constellation de Auriflama ele tirou do meu blog "Cultura Aeronáutica" sem colocar a devida referência... :rant: :rant: :rant: :rant: :rant: :rant: :rant:

Realmente, tá desanimando, acho que vou acabar tirando meu blog do ar e pessoal que se vire para pesquisar sem ficar "xupando" artigos que a gente tem um trabalhão pra fazer.

Re: Arqueologia Aeronáutica no Brasil

Enviado: Sáb Jun 25, 2011 21:56
por PZDC8
No haga eso por favor!... Qué tristeza!! :(

Re: Arqueologia Aeronáutica no Brasil

Enviado: Sáb Jun 25, 2011 22:36
por Augusto
Poxa! Já sabia do caso do Constellation graças ao seu blog que sempre leio e considero-o um dos melhores inclusive pois está no meu Google Reader. Por favor não faça isso, acredito que o Comandante Delfino não teve intenção de prejudicá-lo!