Página 1 de 1

Acidente VARIG 14/02/1997

Enviado: Dom Fev 13, 2011 12:35
por Jet Airways
Caros, estava no YOUTUBE vendo alguns videos e achei este video deste acidente que eu desconhecia.


Assista no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=Nf-ZiuH03uM


Alguem tem mais informações a respeito? Qual o paradeiro da aeronave?

Re: Acidente VARIG 14/02/1997

Enviado: Dom Fev 13, 2011 13:10
por Constellation
Caro Jet Airways,

Esse acidente aconteceu com o Boeing 737-200 PP-CJO, que cumpria o voo RG 265, rota Belém - Marabá - Carajás - Brasília. No pouso em Carajás, o avião, com 46 pax e sis tripulantes, enfrentou forte chuva e derrapou na pista molhada. Um dos pneus estourou por superaquecimento e o avião saiu da pista, batendo nas árvores que margeavam o sítio aeroportuário, a mais ou menos 50 metros do eixo da pista.

O lado direito do cockpit bateu em uma árvore grande, ferindo gravemente o copiloto, José Aparecido de Oliveira, que acabou falecendo ao dar entrada no hospital. O comandante Cairo Santos e mais uns 5 pax ficaram feridos seriamente, mas se recuperaram posteriormente.

O acidente ocorreu às 12:30 do dia 14 de fevereiro de 1997. Fabricado em 1975 para a Cruzeiro, o Boeing 737-2C3, tinha sido incorporado á frota da Varig com a extinção da marca Cruzeiro, em 1993. Teve perda total e foi canibalizado pela Varig no local, e sua estrutura foi desmanchada e vendida como sucata pouco tempo depois.

Grande abraço.

Re: Acidente VARIG 14/02/1997

Enviado: Dom Fev 13, 2011 13:13
por Jet Airways
Caro Constellation,

Muito obrigado pela brilhante explicação.
Bom domingo!

Re: Acidente VARIG 14/02/1997

Enviado: Dom Fev 13, 2011 19:06
por AB3
Constellation escreveu:Caro Jet Airways,

Esse acidente aconteceu com o Boeing 737-200 PP-CJO, que cumpria o voo RG 265, rota Belém - Marabá - Carajás - Brasília. No pouso em Carajás, o avião, com 46 pax e sis tripulantes, enfrentou forte chuva e derrapou na pista molhada. Um dos pneus estourou por superaquecimento e o avião saiu da pista, batendo nas árvores que margeavam o sítio aeroportuário, a mais ou menos 50 metros do eixo da pista.

O lado direito do cockpit bateu em uma árvore grande, ferindo gravemente o copiloto, José Aparecido de Oliveira, que acabou falecendo ao dar entrada no hospital. O comandante Cairo Santos e mais uns 5 pax ficaram feridos seriamente, mas se recuperaram posteriormente.

O acidente ocorreu às 12:30 do dia 14 de fevereiro de 1997. Fabricado em 1975 para a Cruzeiro, o Boeing 737-2C3, tinha sido incorporado á frota da Varig com a extinção da marca Cruzeiro, em 1993. Teve perda total e foi canibalizado pela Varig no local, e sua estrutura foi desmanchada e vendida como sucata pouco tempo depois.

Grande abraço.
Uma correção, devido seguradora, o avião teve sua fuselagem banhada de SKYDROL para acelerar a destruição e o avião está ENTERRADO na lateral da pista de SBCJ! O pouso foi feito além do meio da pista, eu estive bem próximo do local do enterro quando fiquei uma breve temporada trabalhando em SBCJ.

Re: Acidente VARIG 14/02/1997

Enviado: Dom Fev 13, 2011 19:09
por AB3
Jet Airways escreveu:Caros, estava no YOUTUBE vendo alguns videos e achei este video deste acidente que eu desconhecia.

Alguem tem mais informações a respeito? Qual o paradeiro da aeronave?
Video engraçado mostra um IMORTAL AMADO E SAUDOSO A300 da VASP decolando... e no "pouso no mato" a cabine é do Electra!

Re: Acidente VARIG 14/02/1997

Enviado: Dom Fev 13, 2011 19:35
por Feldmann
AB3 escreveu:
Jet Airways escreveu:Caros, estava no YOUTUBE vendo alguns videos e achei este video deste acidente que eu desconhecia.

Alguem tem mais informações a respeito? Qual o paradeiro da aeronave?
Video engraçado mostra um IMORTAL AMADO E SAUDOSO A300 da VASP decolando... e no "pouso no mato" a cabine é do Electra!

Tirou as palavras da minha boca... alias, do meu teclado.! A e nao esquecendo que o William O bom (como dizia os casseta e planeta) ainda nao tinha aquela mecha branca no cabelo... hehehehe

Re: Acidente VARIG 14/02/1997

Enviado: Sex Mai 18, 2012 19:39
por SR-71
Nossa, desconhecia este acidente também...

Enviado: Sáb Mai 19, 2012 09:16
por Flight Deck
Apesar de parecer uma mera fatalidade, esse acidente é um típico exemplo que na aviação é chamado de “modelo do queijo suíço”.

Os dois pilotos eram da base Brasília e retornavam de férias.

Muito antes desse episódio, havia uma grande quantidade de pedidos de diversos co-pilotos para que não fossem escalados para programações com aquele comandante, e o Aparecido era um dos poucos que ainda continuavam sendo designados para essa tarefa. Tempos depois, esse mesmo comandante tornou-se no principal suspeito de um assassinato ocorrido no aeroclube de Brasília, em 2007.

A aeronave possuía combustível mais do que suficiente para prosseguir para Brasília, sem a necessidade de reabastecimento em Carajás.

O tempo estava muito ruim, e a aproximação por instrumentos era de não-precisão (VOR).

A aproximação final estava absurdamente desestabilizada, contudo, o comandante prosseguiu para o pouso, consequentemente, o “Jota-Oscar” bateu violentamente no solo, danificou o seu trem de pouso e, descontrolado, saiu pela lateral da pista.

Até os seus últimos dias de vida, a cultura da Varig foi de sempre preservar a segurança de voo, e mesmo com todos os seus problemas, um comandante jamais foi forçado a fazer algo que colocasse em risco uma operação, inclusive, por causa de inúmeros incidentes na década de 90, a empresa implantou um programa chamado de “Em caso de aproximação desestabilizada, arremeta”, mas mesmo assim não foi suficiente para impedir uma série ocorrências de notável e desnecessária indisciplina operacional, como esse do CJO, além de outros, como o do CJN, em GYN, de um MD-11, em EZE, etc.

Re: Acidente VARIG 14/02/1997

Enviado: Sáb Mai 19, 2012 15:29
por adenilson707
eu me lembro desse acidente
passou no Jornal Nacional
eu tinha 9 anos e assisti. Lembro que o copila tinha morrido

Re: Acidente VARIG 14/02/1997

Enviado: Dom Mai 20, 2012 23:43
por André Gustavo (SBCO)
Uma amiga minha estava à bordo neste acidente.

Contou que saiu pela saída de emergência na asa e foi banhada em combustível. Disse que a chuva era tanta que nem sabia que estava no aeroporto. Ela e muitos passageiros saíram correndo mata adentro.

Ela conta que num primeiro momento o cmte anunciou que não fariam a escala em Carajás devido ao mau tempo.