Jornal de Turismo
Seg, 07 de Fevereiro de 2011 14:58
Infraero quer terminal provisório em aeroportos
A Infraero estuda fazer a concessão de terminais de passageiros de aeroportos em instalações móveis de longa durabilidade. A ideia de realizar obras permanentes está praticamente descartada por falta de prazo até a Copa em 2014.
Conforme a Folha antecipou ono último dia 3, a presidente Dilma Rousseff já determinou que a construção e a operação dos novos terminais de Guarulhos e Viracopos, em São Paulo, sejam concedidas para a iniciativa privada por até 20 anos. O trabalho será feito pela nova Secretaria de Aviação Civil, que deve ser criada ainda este mês.
Nos estudos do governo, a ideia é que, ao invés de obras permanentes, as empresas construam os terminais de passageiros em alguns aeroportos em um modelo móvel de longa duração (25 a 30 anos durabilidade).
Sobre as obras civis, os terminais em módulos têm a vantagem de poderem ser feitos nu m prazo de 9 meses. O custo seria um pouco menor que o de uma obra civil permanente. Eles já estão em operação em alguns aeroportos na Europa e nos Estados Unidos.
A legislação atual permite que a Infraero conceda terminais de passageiros para a operação privada.
Mas a concessão de um aeroporto inteiro (que inclui, entre outros, a operação da pista e de terminais de carga) ainda não existe. Um modelo será testado no Aeroporto de Natal.
O Ministério da Defesa prepara edital que deve sair neste semestre para a concessão desse aeroporto--que pode ser usado de modelo para outras concessões.
Prazo apertado
A construção de novos terminais permanentes pode encontrar dificuldades para ser finalizada até a Copa, mesmo se concedida para a iniciativa privada.
O prazo de três anos e meio até 2014 é considerado curto, já que ao menos um ano seria consumido com a licitação. Com pouco tempo para construir, as empresas poderiam pedir um preço alto p ara ficar com a concessão.
Para se ter uma ideia, o início e o término das obras do Terminal 3 de Guarulhos, orçado em R$ 653 milhões, estão previstos --caso seja feito pela Infraero-- para agosto de 2011 e novembro de 2013, respectivamente --prazo de dois anos e quatro meses.
A Infraero diz em seu site que a obra está "em projeto". A pressa é tanta que a previsão é começar a obra antes do projeto executivo ficar totalmente pronto --o que está previsto para junho de 2012.
A empresa de infraestrutura aeroportuária chegou a anunciar em 2010 que faria na Copa os chamados Módulos Operacionais Provisórios em alguns terminais. Eles já estão em operação em Brasília e Florianópolis, mas têm prazo de duração curto (cinco anos). A Infraero foi criticada pela solução.
Infraero quer terminal provisório em aeroportos
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Infraero quer terminal provisório em aeroportos
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB
"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
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Re: Infraero quer terminal provisório em aeroportos
EH DOOOOOOOOOOOOOOOOOOSSSSEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE
A INFRAERO teve 7 anos para fazer algo e nao fez ateh agora, e os puxadinhos ficarao mesmo
VERGONHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Acho que seremos a maior vergonha na COPPA 2014 e nas oilm piadas de 16.
Sou capaz de apostar que nem para as olim piadas de 2016 serao feitos algo para a melhoria de nossa infraestrutura seja aeroportuaria, estradaiiis e portuarias....
E segue o barco da vergonha.
LAMENTAVEL
Sei que vao me apedrejara aqui: Eu NAO apoio a COPA e nem as Olimpiadas aqui no Brasil, temos algo mais importante a resolver que manter alguns EGOS aqui no Brasil para executar essas obras para satisfazer alkguns EGOS.
EGOS sejam da CBF/GLOBO como o COB.
Desculpem o desabafo
CORSARIO 2402
A INFRAERO teve 7 anos para fazer algo e nao fez ateh agora, e os puxadinhos ficarao mesmo
VERGONHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Acho que seremos a maior vergonha na COPPA 2014 e nas oilm piadas de 16.
Sou capaz de apostar que nem para as olim piadas de 2016 serao feitos algo para a melhoria de nossa infraestrutura seja aeroportuaria, estradaiiis e portuarias....
E segue o barco da vergonha.
LAMENTAVEL
Sei que vao me apedrejara aqui: Eu NAO apoio a COPA e nem as Olimpiadas aqui no Brasil, temos algo mais importante a resolver que manter alguns EGOS aqui no Brasil para executar essas obras para satisfazer alkguns EGOS.
EGOS sejam da CBF/GLOBO como o COB.
Desculpem o desabafo
CORSARIO 2402
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Re: Infraero quer terminal provisório em aeroportos
Essa notícia me parece Balão de Ensaio, muito comum em certos governos antigamente.
S e aturma não chiar , manda prosseguir, se a grita for muito grande muda de idéia...
Agora, num país sério o autor da gracinha iria algemado para o xilindró...
Abs.
S e aturma não chiar , manda prosseguir, se a grita for muito grande muda de idéia...
Agora, num país sério o autor da gracinha iria algemado para o xilindró...
Abs.
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
SBBI/SBCT
Re: Infraero quer terminal provisório em aeroportos
palhaçada!!!!!
Como assim vão fazer terminais provisorios?
Hellloooooowwwwwwwwww
estudo e governo são duas palavras totalmente diferentes que não são conjugadas juntas...
Vamos ver se eu entendi, a obra custa quase como uma permanente mas dura somente 30 anos? E depois de 30 anos eles fazem mais outras pelo preço das permanentes e assim isso jamais irá acabar e os nossos filhos e netos pagarão a divida enquanto os filhos e netos dos empreiteros permanecerão ricos.
Já estão em operação onde nos Eua e Europa??? Alguem sabe? E outra, lá é 1o mundo, diferente daqui.
.. o ultimo que sair apague a luz...
Como assim vão fazer terminais provisorios?
MAIS UMA SECRETARIA?!?!?!?!SBLO escreveu:Conforme a Folha antecipou ono último dia 3, a presidente Dilma Rousseff já determinou que a construção e a operação dos novos terminais de Guarulhos e Viracopos, em São Paulo, sejam concedidas para a iniciativa privada por até 20 anos. O trabalho será feito pela nova Secretaria de Aviação Civil, que deve ser criada ainda este mês.
Nos estudos do governo, a ideia é que, ao invés de obras permanentes, as empresas construam os terminais de passageiros em alguns aeroportos em um modelo móvel de longa duração (25 a 30 anos durabilidade).
Sobre as obras civis, os terminais em módulos têm a vantagem de poderem ser feitos nu m prazo de 9 meses. O custo seria um pouco menor que o de uma obra civil permanente. Eles já estão em operação em alguns aeroportos na Europa e nos Estados Unidos.
Hellloooooowwwwwwwwww
estudo e governo são duas palavras totalmente diferentes que não são conjugadas juntas...
Vamos ver se eu entendi, a obra custa quase como uma permanente mas dura somente 30 anos? E depois de 30 anos eles fazem mais outras pelo preço das permanentes e assim isso jamais irá acabar e os nossos filhos e netos pagarão a divida enquanto os filhos e netos dos empreiteros permanecerão ricos.
Já estão em operação onde nos Eua e Europa??? Alguem sabe? E outra, lá é 1o mundo, diferente daqui.
.. o ultimo que sair apague a luz...