Página 1 de 1

Brasil recebe Boeing 707 do Paraguai

Enviado: Qui Dez 30, 2010 09:52
por Maurício
O Brasil doou nesta quarta-feira (29/12), três aviões de combate e intrução ao Paraguai e em troca receberá o Boeing 707 que serviu ao Presidente Juan Carlos Wasmosy entre 1993 e 1998, além de quatro aviões Xavantes também em desuso.

Fonte: Portal Terra

Resta saber se o 707 será canibalizado para usar as peças no FAB 2403, há muito tempo parado no GIG.

Re: Brasil recebe Boeing 707 do Paraguai

Enviado: Qui Dez 30, 2010 12:15
por PZDC8
El B707 ya está sin las cuatro turbinas y el fuselaje va a permanecer en Paraguay...

Re: Brasil recebe Boeing 707 do Paraguai

Enviado: Sex Dez 31, 2010 15:53
por juniorldb
Me desculpem......mas isso é o fundo do poço...... :cutuca:

O Brasil precisa de reequipamento urgente!!!!!!!! Espero que a aprendiz do Lula resolva isso, já que ele mesmo não conseguiu fazer......e espero que esqueça os franceses........e que venham os F-18......

Abraço

Re: Brasil recebe Boeing 707 do Paraguai

Enviado: Sex Dez 31, 2010 16:32
por Constellation
Caros,

Ouvi dizer que infelizmente os 707 estão no osso, praticamente no fim da linha... devem deixar de voar em breve. O governo já está pretendendo trazer uma ou mais aeronaves Airbus A330 reabastecedores para substituí-los urgente.

Até agora, ainda existia uma frota razoável de 707 pra fornecer peças, mas quase não há mais nenhum por aí.

Os A330 também servirão como transportadores presidenciais e poderão cumprir as missões de transporte logístico de longo alcance, que hoje só os B707 podem fazer.

Grande abraço.

Re: Brasil recebe Boeing 707 do Paraguai

Enviado: Sáb Jan 01, 2011 01:17
por José Paulo
Constellation escreveu: Ouvi dizer que infelizmente os 707 estão no osso, praticamente no fim da linha... devem deixar de voar em breve. O governo já está pretendendo trazer uma ou mais aeronaves Airbus A330 reabastecedores para substituí-los urgente. ...
Os A330 também servirão como transportadores presidenciais. ...
Vai se fazer o quê? ...
Ridículo é o lula dizer que passava humilhação em fazer escala para reabastecimento porque o A319CJ "não tem grande autonomia".

Aproveitando o gancho, gostaria que me tirassem uma dúvida:
Os 707 da FAB foram construidos na década de '70 e estão no fim de sua vida útil.
Como a USAF consegue manter os B-52, (fabricados 1 a 2 décadas antes) não só voando como com previsão de uso em até mais 25 anos?

Feliz Ano Novo!!!

Re: Brasil recebe Boeing 707 do Paraguai

Enviado: Sáb Jan 01, 2011 08:56
por Constellation
José Paulo escreveu:
Constellation escreveu: Ouvi dizer que infelizmente os 707 estão no osso, praticamente no fim da linha... devem deixar de voar em breve. O governo já está pretendendo trazer uma ou mais aeronaves Airbus A330 reabastecedores para substituí-los urgente. ...
Os A330 também servirão como transportadores presidenciais. ...
Vai se fazer o quê? ...
Ridículo é o lula dizer que passava humilhação em fazer escala para reabastecimento porque o A319CJ "não tem grande autonomia".

Aproveitando o gancho, gostaria que me tirassem uma dúvida:
Os 707 da FAB foram construidos na década de '70 e estão no fim de sua vida útil.
Como a USAF consegue manter os B-52, (fabricados 1 a 2 décadas antes) não só voando como com previsão de uso em até mais 25 anos?

Feliz Ano Novo!!!
José Paulo, respondendo à sua pergunta:

É simples, os Estados Unidos tem dinheiro para fazer isso... e muito dinheiro. Os veteranos B-52 foram todos literalmente reconstruídos, a um custo astronômico. Eles não foram simplesmente substituídos porque nunca conseguiram construir substitutos à sua altura. O primeiro substituto do B-52, o Convair B-58, foi aposentado a mais de 40 anos, em 1970.

Os KC-137 brasileiros foram construídos na década de 60, sendo que os FAB 2401, 2402 e 2404 são de 1968 e o 2403, de 1969. Para manter tais aviões operacionais, pelo menos 3 outros já foram canibalizados, o 707 paraguaio é o 4º. Os B52H atualmente em operação são da mesma década, sendo em média apenas 7 anos mais velhos que os Corsários.

É mais interessante comparar os KC-137 brasileiros com os KC-135 americanos. A manutenção da grande frota de KC-135 da USAF exigiu a canibalização, a partir de 1982, da maior parte dos Boeing 707 civis fabricados. Então, pouquíssimas células de 707 ainda estão disponíveis para servir de fonte de peças para os KC-137, assim como também para os KC-135. Os americanos estão buscando um substituto para os velhos 135 e os caros e também antigos KC-10. Entre as aeronaves cotadas para isso, está justamente a versão tanque do Airbus A330, a mesma aeronave que nosso governo estuda.

Infelizmente, acho que em breve, não mais que cinco anos, não haverá mais nenhum Boeing 707 voando por aí, com uma ou outra exceção, talvez o do John Travolta sobreviva um tempo mais, já que não voa tanto assim.

Grande abraço.

Re: Brasil recebe Boeing 707 do Paraguai

Enviado: Sáb Jan 01, 2011 22:26
por juniorldb
Constellation escreveu:
José Paulo escreveu:
Constellation escreveu: Ouvi dizer que infelizmente os 707 estão no osso, praticamente no fim da linha... devem deixar de voar em breve. O governo já está pretendendo trazer uma ou mais aeronaves Airbus A330 reabastecedores para substituí-los urgente. ...
Os A330 também servirão como transportadores presidenciais. ...
Vai se fazer o quê? ...
Ridículo é o lula dizer que passava humilhação em fazer escala para reabastecimento porque o A319CJ "não tem grande autonomia".

Aproveitando o gancho, gostaria que me tirassem uma dúvida:
Os 707 da FAB foram construidos na década de '70 e estão no fim de sua vida útil.
Como a USAF consegue manter os B-52, (fabricados 1 a 2 décadas antes) não só voando como com previsão de uso em até mais 25 anos?

Feliz Ano Novo!!!
José Paulo, respondendo à sua pergunta:

É simples, os Estados Unidos tem dinheiro para fazer isso... e muito dinheiro. Os veteranos B-52 foram todos literalmente reconstruídos, a um custo astronômico. Eles não foram simplesmente substituídos porque nunca conseguiram construir substitutos à sua altura. O primeiro substituto do B-52, o Convair B-58, foi aposentado a mais de 40 anos, em 1970.

Os KC-137 brasileiros foram construídos na década de 60, sendo que os FAB 2401, 2402 e 2404 são de 1968 e o 2403, de 1969. Para manter tais aviões operacionais, pelo menos 3 outros já foram canibalizados, o 707 paraguaio é o 4º. Os B52H atualmente em operação são da mesma década, sendo em média apenas 7 anos mais velhos que os Corsários.

É mais interessante comparar os KC-137 brasileiros com os KC-135 americanos. A manutenção da grande frota de KC-135 da USAF exigiu a canibalização, a partir de 1982, da maior parte dos Boeing 707 civis fabricados. Então, pouquíssimas células de 707 ainda estão disponíveis para servir de fonte de peças para os KC-137, assim como também para os KC-135. Os americanos estão buscando um substituto para os velhos 135 e os caros e também antigos KC-10. Entre as aeronaves cotadas para isso, está justamente a versão tanque do Airbus A330, a mesma aeronave que nosso governo estuda.

Infelizmente, acho que em breve, não mais que cinco anos, não haverá mais nenhum Boeing 707 voando por aí, com uma ou outra exceção, talvez o do John Travolta sobreviva um tempo mais, já que não voa tanto assim.

Grande abraço.
Mesmo o 707 do John Travolta vai sentir o peso da falta de peças para reposição em breve. Não domino a manutenção de células mas acredito que, devido a evolução dos sistemas de aeronavegabilidade, fica cada vez mais dificil e caro manter uma aeronave antiga (da primeira geração dos jatos) em condições de voo. É uma situação diferente de aeronaves como o DC-3, que possui sistemas muito mais "simples".

Também sou favorável a compra dos A330 como substitutos dos memoráveis 707. E acredito que o Brasil deveria comprar ao menos três, uma vez que serão aeronaves multitarefa.

O que me deixa triste é que não terei a oportunidade de voar em um 707..... :hap: :hap:

Abraço

Re: Brasil recebe Boeing 707 do Paraguai

Enviado: Seg Jan 03, 2011 09:59
por paulo roberto
Varios 707 cargueiros abandonados pelo Brasil nao podem ceder peças para a FAB? :(A):

Re: Brasil recebe Boeing 707 do Paraguai

Enviado: Seg Jan 03, 2011 12:46
por Constellation
paulo roberto escreveu:Varios 707 cargueiros abandonados pelo Brasil nao podem ceder peças para a FAB? :(A):
Paulo, tudo o que prestava nesses 707 cargueiros abandonados por aí já foi aproveitado, até porque esses aviões foram usados até o osso. As carcaças só servem mesmo para picar e fazer panela.

Grande abraço.

Re: Brasil recebe Boeing 707 do Paraguai

Enviado: Seg Jan 03, 2011 21:51
por AB3
Pelo que li o Paraguayo nem virá ao Brasil, será canibalizado na origem mesmo!

Re: Brasil recebe Boeing 707 do Paraguai

Enviado: Seg Jan 03, 2011 22:16
por BlueConcorde
AB3 escreveu:Pelo que li o Paraguayo nem virá ao Brasil, será canibalizado na origem mesmo!
Foi o q o PZDC8 falou no 2 post. Impressionante isso... desmanchar lá fora!

Re: Brasil recebe Boeing 707 do Paraguai

Enviado: Ter Jan 04, 2011 10:36
por AB3
BlueConcorde escreveu:
AB3 escreveu:Pelo que li o Paraguayo nem virá ao Brasil, será canibalizado na origem mesmo!
Foi o q o PZDC8 falou no 2 post. Impressionante isso... desmanchar lá fora!
Eu acho que o avião não aguenta mais um take-off :hahaha: e aí tira o que presta por lá, vão tirar avionicos, motores, atuadores...

Re: Brasil recebe Boeing 707 do Paraguai

Enviado: Ter Jan 04, 2011 13:04
por PZDC8
El B707 de la FAP en sus buenos tiempos!!... Aeroferia 2002. Yo estoy abordo de este avión en la ventanilla (janela) delantera del lado derecho!!! :cool: :)

Imagem