Página 1 de 1
Business 737 Sonair - TAAG
Enviado: Ter Dez 28, 2010 09:44
por Jaime Carneiro
Caros,
Há um zoom zoom intenso sobre a passagem dos 737 da Sonair para a TAAG. O tema já é antigo, contudo agora parece que ganhou mais força, estando a Holding a fazer força para a Sonair se focar no seu core business. Alguns dos meus contactos dizem que faltava acertar os pormenores financeiros, ao que indica seria um wet lease, ACMI. Parece que as divergências seriam mesmo estas na parte do C & M (Crew and Maintenance). Ao que parece as negociações estão a avançar e breve poderemos ver a frota da TAAG crescer.
Alguêm da Sonair aqui no Fórum que nos possa dar mais detalhes sobre os planos?
O que pretendem fazer com F50, Twin otter, B1900?
O que é feito dos 727 fuel tankers?
Re: Business 737 Sonair - TAAG
Enviado: Ter Dez 28, 2010 10:30
por Clipper202
Nao sou da Sonair mais ouvi rumores que dizem que a empresa vai sofrer um profundo processo de restructuracao:
- Sonair ficaria unicamente com os helicopteros e algums B1900 (os que tem cto com as petroliferas).
- Os B737 NG iriam para a TAAG (pilotos e mecanicos incluidos)
- Twin Otter passariam para o MAT
- Sonair receberia alguns Dash 8-300 ex Helimalongo
-Os 727 ja nao estao em operacao.
- Nao sei ao certo com relacao aos Fokker. Algumas vozes dizem que ficam otros afirmam que vao ser vendidos.
Re: Business 737 Sonair - TAAG
Enviado: Ter Dez 28, 2010 15:57
por agostinho
Melhor notícia não poderia haver, principalmente nesta fase cujo o assunto é somente "aviões larga peças". É já altura de cada uma destas empresas focar-se nos objectivos pelos quais foram traçadas, e não somente na aviação, mas infelizmente em tdo na nossa Angola.
Re: Business 737 Sonair - TAAG
Enviado: Ter Dez 28, 2010 18:49
por Jaime Carneiro
chileno 777 escreveu:Nao sou da Sonair mais ouvi rumores que dizem que a empresa vai sofrer um profundo processo de restructuracao:
- Sonair ficaria unicamente com os helicopteros e algums B1900 (os que tem cto com as petroliferas).
- Os B737 NG iriam para a TAAG (pilotos e mecanicos incluidos)
- Twin Otter passariam para o MAT
- Sonair receberia alguns Dash 8-300 ex Helimalongo
-Os 727 ja nao estao em operacao.
- Nao sei ao certo com relacao aos Fokker. Algumas vozes dizem que ficam otros afirmam que vao ser vendidos.
Caro Chileno,
Parece que ouvimos mais ou menos o mesmo. Pergunta...Twin Otter no MAT??? O MAT vai criar um departamento de aviação?
O avião é um "burro" de carga, mas não vejo com bons olhos uma operação directa do MAT
, espero que entreguem a algum operador para fazer a gestão. Também sei que não era fácil gerir os Twin Otter, e que a Sonair no fundo nunca quis. O dono dos aviões é exigente e não gosta de cobrir custos
Os pilotos e mecânicos da Sonair não devem estar a ver com bons olhos este negocio se tiverem que sair do quadro humano da Sonangol, não podemos esquecer que de todas EP´s a Sonangol tem a melhor estrutura social. Fala-se em ACMI, e a Sonair deve neste momento estar a fazer contas
, é que a TAAG não tem reputação de bom cliente.
A Helimalongo já não têm os Dash8-300? Numa conversa também soube que eles tinham planos de ir para o Q400, será que foram?
Por onde andam os 727?
Os fokker vendidos
só se forem oferecidos
...excelente avião, mas já não estando em produção, fica cada vez mais complicado manter-los a voar.
Re: Business 737 Sonair - TAAG
Enviado: Ter Dez 28, 2010 18:52
por Jaime Carneiro
E os aviões executivos Airbus e Falcon??? Alguem sabe para onde iriam, ou se ficavam?
Em tempos falou-se num embraer Legacy comprado pela Sonair
Alguma informação sobre este avião?
Re: Business 737 Sonair - TAAG
Enviado: Ter Dez 28, 2010 21:24
por Clipper202
E os aviões executivos Airbus e Falcon??? Alguem sabe para onde iriam, ou se ficavam?
Em tempos falou-se num embraer Legacy comprado pela Sonair Alguma informação sobre este avião?
Os jatos executivos (Falcons e Legacy) e os Airbus319 nao pertencem a Sonair. Sao parte da empresa Vipaero.
Os Legacy (2) ja estao em operacao.
Re: Business 737 Sonair - TAAG
Enviado: Ter Dez 28, 2010 21:29
por Clipper202
A Helimalongo já não têm os Dash8-300? Numa conversa também soube que eles tinham planos de ir para o Q400, será que foram?
Helimalongo tem planos de receber quatro (4) Q400. Dois (2) ja estao em Angola operando. (Os dash 8-300 nao estao sendo mais operados pela HM).
Re: Business 737 Sonair - TAAG
Enviado: Ter Dez 28, 2010 21:35
por Clipper202
Os pilotos e mecânicos da Sonair não devem estar a ver com bons olhos este negocio se tiverem que sair do quadro humano da Sonangol, não podemos esquecer que de todas EP´s a Sonangol tem a melhor estrutura social.
Nao concordo consigo...a TAAG paga muito melhor -e otorga melhores beneficios- aos seus pilotos que a Sonair. (Nao confundir os salarios da VipAero com os da Sonair).
Re: Business 737 Sonair - TAAG
Enviado: Qua Dez 29, 2010 07:48
por Jaime Carneiro
chileno 777 escreveu: Os pilotos e mecânicos da Sonair não devem estar a ver com bons olhos este negocio se tiverem que sair do quadro humano da Sonangol, não podemos esquecer que de todas EP´s a Sonangol tem a melhor estrutura social.
Nao concordo consigo...a TAAG paga muito melhor -e otorga melhores beneficios- aos seus pilotos que a Sonair. (Nao confundir os salarios da VipAero com os da Sonair).
Caro Chileno,
Não me referia especificamente a salários mas ao pacote social....julga-se compra de casa nas cooperativas etc.
A Taag oferece esta possibilidade?
Re: Business 737 Sonair - TAAG
Enviado: Qua Dez 29, 2010 13:03
por Clipper202
Caro Jaime,
A TAAG nao oferece esta possibilidade mais tb acho que conseguir uma casa no cajueiro nao e facil.
Re: Business 737 Sonair - TAAG
Enviado: Qua Dez 29, 2010 17:51
por Jaime Carneiro
chileno 777 escreveu:Caro Jaime,
A TAAG nao oferece esta possibilidade mais tb acho que conseguir uma casa no cajueiro nao e facil.
Caro Chileno,
Fácil ou não acaba por ser um factor de retenção de quadros.
Estou envolvido na promoção e gestão de projectos (negócios) e por minha surpresa recentemente grandes multi-nacionais a operar em Angola revelaram que gastavam milhares de Euros a formar colaboradores e que estes muitas das vezes se iam embora porque o outro lado estava a oferecer a possibilidade de comprar uma casa.
Estou interessado em saber como é que o negocio esta a ser estructurado, ACMI sim não, Dry\Wet ou um mix adaptado aos interesses das duas cias.
Que níveis de manutenção a Sonair executa nos 73? Não me parece ser muito acima do da TAAG
Re: Business 737 Sonair - TAAG
Enviado: Dom Jan 02, 2011 13:59
por Sergio Santos
Caros amigos entusiastas...
Fontes fidedignas, confirmaram-me que dois dos B737-700 SOR passam, apartir do dia 24 ou 26 deste mês a operar com o "callsign" DT em permanente operação.
Estas fontes são da Sonair e bem posicionadas.
Por outro lado, os aviões Business, serão entregues e serão operados exclusivamente pela VipAero, empresa criada pela Sonangol para a operação VIP.
Quanto ao Houston express não se sabe ainda como as coisas vão progredir por quanto este é um negocio que envolve a camara de negocios e comercio Angola/USA, Sonangol Houston e Sonangol.
Em principio havia muita relutância da parte de alguns pilotos e T/Ms de migrarem, mas ha também muitos que têm interesse, pois iram ser integrados em comissão de trabalho continuando a usufruir das benesses dadas pela Sonangol (Só os que têm contracto com a Sonangol, não com a Sonair).
A Sonair ficará então, com alguns aviões ligados aos contratos, e os helicópteros voltando-se assim para o seu "Corbusiness".
Re: Business 737 Sonair - TAAG
Enviado: Dom Jan 02, 2011 17:23
por agostinho
Porque somente irão 2 para Taag e não os 3? Um deles Será alugado a outra airliner ou vendido que não creio mto?
Terão tb o livery da Taag?
Re: Business 737 Sonair - TAAG
Enviado: Dom Jan 02, 2011 18:31
por carlos gomes
chileno 777 escreveu: E os aviões executivos Airbus e Falcon??? Alguem sabe para onde iriam, ou se ficavam?
Em tempos falou-se num embraer Legacy comprado pela Sonair Alguma informação sobre este avião?
Os jatos executivos (Falcons e Legacy) e os Airbus319 nao pertencem a Sonair. Sao parte da empresa Vipaero.
Os Legacy (2) ja estao em operacao.
Operados para a sonair china......
Re: Business 737 Sonair - TAAG
Enviado: Dom Jan 02, 2011 20:40
por Jaime Carneiro
carlos gomes escreveu:chileno 777 escreveu: E os aviões executivos Airbus e Falcon??? Alguem sabe para onde iriam, ou se ficavam?
Em tempos falou-se num embraer Legacy comprado pela Sonair Alguma informação sobre este avião?
Os jatos executivos (Falcons e Legacy) e os Airbus319 nao pertencem a Sonair. Sao parte da empresa Vipaero.
Os Legacy (2) ja estao em operacao.
Operados para a sonair china......
Ouvi falar em Vip Aero...
Primeira vez que oiço falar em Sonair China....que companhia é esta?
Re: Business 737 Sonair - TAAG
Enviado: Dom Jan 02, 2011 20:55
por Clipper202
Operados para a sonair china......
Os A319.
Re: Business 737 Sonair - TAAG
Enviado: Sex Jan 07, 2011 13:42
por emersonpinto
agostinho escreveu:Porque somente irão 2 para Taag e não os 3? Um deles Será alugado a outra airliner ou vendido que não creio mto?
Terão tb o livery da Taag?
Caro Agostinho já estão os três a voar pra TAAG e pnc e pnt.
Best Regards
Re: Business 737 Sonair - TAAG
Enviado: Seg Jan 10, 2011 11:37
por ELaurestinho
SonAir ficará com:
21 - helicópteros
2 - Dash-8
2 - 747 Houston Express
1 - A319 Toulouse Express (TOTAL)
5 - Beechcraft - Para contratos com companhias Petroliferas
Re: Business 737 Sonair - TAAG
Enviado: Sex Abr 29, 2011 19:08
por Ivandro
Ouvi dizer q a sonair interrompeu as suas operações com os 737 p o holding p taag mas actualmente retornou as operações...a sonair china não existe...pelo menos não com esse nome....opera com o logo aero vip que coordenam os aviões privados q a sonangol tem tanto a nível nacional como internacional....se não me engano são 2 A319 CJ,legacys,falcons.....um dos A319 é nosso e outro esta a disposição da china sonangol com tripulação angolana....
Re: Business 737 Sonair - TAAG
Enviado: Ter Mai 03, 2011 05:50
por Jaime Carneiro
Que grande trapalhada.
Estou curioso para ver o desfecho desta novela mexicana.