Página 1 de 1
Break-Even / Ponto de Equilibrio
Enviado: Sex Dez 10, 2010 16:50
por AB3
Caríssimos,
Sabemos que todo avião tem o seu ponto de equilibrio financeiro onde de X assentos dos Y disponíveis, pagou-se a operação e o que sobrar é lucro! Infelizmente a Embraer não disponibiliza no site dela qual é o número em % de assentos do famigerado EMB120 de Break-Even, alguém pode me ajudar sobre isso???
E se tiver também do 737-300, 500 eu agradeço bastante!
Abraço a todos!
Re: Break-Even / Ponto de Equilibrio
Enviado: Sáb Dez 11, 2010 10:50
por Stephan K.P.
ADB, isso depende de inúmeros fatores. Cada empresa tem seu ponto de equilíbrio diferente.
Por exemplo... Se vc vender todos os assentos de um avião a 200 reais cada passagem, o ponto de equilíbrio pode ser 90%... Mas se vc vender todas as passagens a 400 reais, pode ser 45%! Então depende de muitas coisas, preço das passagens vendidas, custo do combustível, custo de operação da empresa, eficiência operacional... Entendeu?
Abraços!
Re: Break-Even / Ponto de Equilibrio
Enviado: Sáb Dez 11, 2010 11:33
por PR-WJI
Uma dúvida em relação a NHT, por exemplo:
Como as passagens praticamente possuem o mesmo valor, é possível fazer uma análise do break-even em cada rota, correto? Por exemplo, o voo POA-SRA se paga sempre com X passageiros e o voo POA-RIG sempre com Y?

Re: Break-Even / Ponto de Equilibrio
Enviado: Sáb Dez 11, 2010 12:47
por Constellation
PR-WJI escreveu:Uma dúvida em relação a NHT, por exemplo:
Como as passagens praticamente possuem o mesmo valor, é possível fazer uma análise do break-even em cada rota, correto? Por exemplo, o voo POA-SRA se paga sempre com X passageiros e o voo POA-RIG sempre com Y?

Caro PR-WJI,
O problema é que, pelo menos no Brasil, é caro operar uma aeronave com capacidade de apenas 18 ou 19 pax, como Bandeco e Let-410, mesmo operando no RBHA 135. Para pagar um voo com o Let, por exemplo, o voo tem quase que lotar para se pagar, por isso a passagem é cara.
Se não engano, segundo um piloto amigo meu, o break even do Let na Team ou na NHT está ao redor de 14 pax, muito alto em relação a um Boeing, por exemplo.
Grande abraço.
Re: Break-Even / Ponto de Equilibrio
Enviado: Sáb Dez 11, 2010 13:12
por PR-WJI
Mas o que quero dizer é que tem rotas que o break-even já tem um numero fixado. Pela distancia, preço igual.. dá pra dizer que 14 pax pagam o voo como posso dizer que em outro voo, mais proximo, 10 pax já pagariam o voo!!
E o ATR dizem que é econômico e vantajoso tê-lo por causa do break-even. Com poucos pax já se paga o voo?
Re: Break-Even / Ponto de Equilibrio
Enviado: Sáb Dez 11, 2010 17:03
por AB3
Stephan K.P. escreveu:ADB, isso depende de inúmeros fatores. Cada empresa tem seu ponto de equilíbrio diferente.
Por exemplo... Se vc vender todos os assentos de um avião a 200 reais cada passagem, o ponto de equilíbrio pode ser 90%... Mas se vc vender todas as passagens a 400 reais, pode ser 45%! Então depende de muitas coisas, preço das passagens vendidas, custo do combustível, custo de operação da empresa, eficiência operacional... Entendeu?
Abraços!
SKP,
Positivo, mas existe um "número típico", por exemplo a própria Embraer fala que o E175 são 62%. A ATR jura que 33% no ATR42... então é mais ou menos esse número médio que preciso saber do EMB120.