DC-7C DA PANAIR DO BRASIL

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Cedrini
PC
PC

DC-7C DA PANAIR DO BRASIL

Mensagem por Cedrini »

A Panair do Brasil, no final da sua "vida" operou duas aeronaves DC-7C , que tem uma história pouco clara.

PP-PEG DC-7C c/n 45094/769
Entregue a PAN Am em 21.05.1957 como N750PA "Clipper Matchless",vendido a Panair do Brasil como PP-PEG em 20.01.1964.Teria sido batizado como "Bandeirante Brás EstevesLeme", todavia tenho uma foto dele em que dá para ler "Paulista Especial"
aonde normalmnte ia pintado o nomedo "Bandeirante"
Retomado pela Pan Am em 09.09.1965 voltou a ser N750PA, depois para N75000
e operou para várias cias, diversas.

Perguntas:
Era uma compra ou um Leasing com opção de compra?
Foi retomado por falta de pagamento após a "falência" da Panair?
Aonde encontrava-se quando a Panair faliu? No GIG? Quem o levou
de volta para os USA e quando?

PP-PEH DC-7C c/n 45092/759
Entregue a Pan Am como N748PA "Clipper Georgia" em 26.01.1957. Arrendado a Panair em 1963 como PP-PEH. Nome do "Bandeirante" ?
Retomado em 1965, retornando como N7481 para a Pan Am e depois EC-BCH

Perguntas?
Existiu mesmo? Nunca ví uma foto desta aeronave.
Quando chegou exatamente e quando retornou? Datas?
Ficou "stored"no GIG com a "falencia" da Panair?

Se puderem acrescentar algo agradeço.
Cedrini
Constellation
Moderador
Moderador

Re: DC-7C DA PANAIR DO BRASIL

Mensagem por Constellation »

Caro Cedrini,

Eu tenho foto do PP-PEH em uma revista Flap, mas tenho que localizar essa revista entre as milhares que eu tenho em casa.

De qualquer forma, tanto ele quanto o PP-PEG foram realmente devolvidos à Pan Am. O único DC-7C que ficou no GIG no "cemitério" foi o PP-PDN, no mesmo pátio onde estavam os restos do Caravelle PP-PDU e o Constellation PP-PCF. Já vi uma foto onde os três foram fotografados juntos.

Na Pan Am, o ex- PP-PEH foi matriculadoN748PA, e recebeu o nome de Clipper Georgia. tinha o c/n 45092, tinha sido entregue à Pan Am em 26 de janeiro de 1957, mas foi arrendado à Panair do Brasil, onde foi registrado no RAB como PP-PEH, em 1963. Foi devolvido antes da falência, em 1964, e vendido á Intercontinental Air em 6 de janeiro de 1966. O avião depois passou para a Trans Europa, como EC-PCH, em junho de 1966. Depois que foi retirado de serviço, no final dos anos 60, foi desmanchado em março de 1970, no aeroporto de Palma de Maiorca, Espanha.

Grande abraço.
Imagem
Constellation
Moderador
Moderador

Cedrini,

O Douglas DC-7C PP-PEG foi comprado da Pan Am, e foi retomado pela mesma, onde recebeu a matrícula N750PA, batizado como Clipper Matchless, tinha c/n 45094, entregue à Pan Am em 21 de fevereiro de 1957. Foi vendido para a Panair do Brasil, e matriculado como PP-PEG, em 20 de janeiro de 1964. Nunca foi pago e foi retomado pela Pan Am após a falência da Panair, em 9 de setembro de 1965. A Pan Am então arrendou esse avião para diversas outras companhias aéreas, até vender o mesmo para a International Aerodyne em 20 de fevereiro de 1967. Depois de passar por vários operadores, a aeronave foi comprada por Kenneth Meek em março de 1980. Foi destruído em um incêndio em1980, em algum lugar do norte da Colombia.

Grande abraço.
Imagem
Cedrini
PC
PC

Mensagem por Cedrini »

Constellation escreveu:Caro Cedrini,

Eu tenho foto do PP-PEH em uma revista Flap, mas tenho que localizar essa revista entre as milhares que eu tenho em casa.

De qualquer forma, tanto ele quanto o PP-PEG foram realmente devolvidos à Pan Am. O único DC-7C que ficou no GIG no "cemitério" foi o PP-PDN, no mesmo pátio onde estavam os restos do Caravelle PP-PDU e o Constellation PP-PCF. Já vi uma foto onde os três foram fotografados juntos.

Na Pan Am, o ex- PP-PEH foi matriculadoN748PA, e recebeu o nome de Clipper Georgia. tinha o c/n 45092, tinha sido entregue à Pan Am em 26 de janeiro de 1957, mas foi arrendado à Panair do Brasil, onde foi registrado no RAB como PP-PEH, em 1963. Foi devolvido antes da falência, em 1964, e vendido á Intercontinental Air em 6 de janeiro de 1966. O avião depois passou para a Trans Europa, como EC-PCH, em junho de 1966. Depois que foi retirado de serviço, no final dos anos 60, foi desmanchado em março de 1970, no aeroporto de Palma de Maiorca, Espanha.

Grande abraço.

Ficou também o DC-7C PP-PDM, c/n 45124/808. Era ex N757PA da Pan Am que foi transferido para a Panair como PP-PDM em 11.05.57; Bandeirante Antonio Raposo Tavares.
Teve um acidente durante um vôo de treinamento no GIG em 09.04.1963 (não tenho detalhes) e passou a ser cabibalizado. Foi vendido para desmanche.

O PP-PDN, que segundo me consta podia voltar a voar, não encontrou comprador nos leilões, ficou muito tempo ainda no pátio ex Panair, até que um dia foi levado para o PAMA/GL e lá sumiu, suponho que tinha peças aproveitáveis nos C-118 da FAB

Cedrini
SBLO
Moderador
Moderador

Mensagem por SBLO »

Eis a foto do PP-PEG, que a qual o Jonas se referiu! :yesyes:

Imagem
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB

"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
Constellation
Moderador
Moderador

Falou, Emerson,

Muito obrigado pela ajuda.

Grande abraço.
Imagem
Starliner
MASTER
MASTER

Mensagem por Starliner »

Obrigado pessoal, mas essa foto e mais duas do -PEG eu tenho. Eu queria muito era ver uma foto do -PEH, este nunca encontrei.

Starliner
Starliner - GIG
Maurício
MASTER
MASTER

Mensagem por Maurício »

Starliner escreveu:Obrigado pessoal, mas essa foto e mais duas do -PEG eu tenho. Eu queria muito era ver uma foto do -PEH, este nunca encontrei.

Starliner
Oi Starliner, no Airliners tem foto do DC-7C (cn 45092/759) PP-PEH, já como EC-BCH da Trans Europa, em London, em 30 AGO 1969. A aeronave foi desmontada em Palma de Malorca, em MAR 1970.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
Responder