Flight Report: Emirates GRU-DXB-NGO - NGO-DXB-GRU

Neste espaço você pode mostrar suas fotos e vídeos, postar seus logs dos aeroportos, além das escutas em HF/VHF/UHF, bem como mensagens de ACARS.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Constellation
Moderador
Moderador

Flight Report: Emirates GRU-DXB-NGO - NGO-DXB-GRU

Mensagem por Constellation »

Caros amigos,

Como ainda não estreei nenhuma mensagem neste espaço, lá vai meu Flight Report do meu voo para o Japão no penúltimo verão, para o Japão, pela Emirates. Viagem sem dúvida alguma inesquecível.

No final de 2008, minhas duas filhas e minhas duas netas moravam no Japão. Eu ainda não conhecia pessoalmente as duas netas, que nasceram lá. Então, resolvi botar a mão no bolso e fazer a longa viagem até Nagoya.

Existem muitas opções de voos para o Japão, mas nenhuma empresa aérea brasileira chega até aquele pais, infelizmente. Pensei em voar pela American Airlines (via JFK), ou pela Air Canada (via Toronto). São rotas interessantes e com preço bom, e eu passaria pela Rota Polar, com direito a ver a Aurora Boreal no Ártico, já que viajaria no inverno do Hemisfério Norte. Ambos os voos seriam feitos exclusivamente nos Boeing 767.

Como teria que tirar visto de trânsito tanto para o Canadá qto pra os Estados Unidos, e levando-se em conta de que ainda teria que fazer um voo doméstico de NRT a NGO, acabei optando por uma rota bem mais longa (a mais curta é a rota polar), pela Emirates. Esse voo seria praticamente direto, com uma conexão em DXB (Dubai), mas eu desembarcaria direto em NGO (Nagoya), onde minhas filhas me esperariam. Achei interessante, o preço era competitivo (Ida e volta deu R$ 6.102,00, com o dólar caríssimo de então, R$ 2,5004) e então, fui...

Para o Japão, é necessário tirar visto de turista, mas não houve maiores problemas para a concessão do mesmo. Fui até GRU de busão, pois não quis arriscar viajar de avião até SP, devido aos constantes fechamentos por mau tempo em LDB, que não tem nem um mísero ILS I.

Em GRU, comprei algumas "drogas ilegais" para levar ao Japão (anticoncepcionais, dipirona, remédios pra tosse infantil e algumas outras drogas cuja aquisição no Japão é muito difícil...), e coloquei na mala. Em seguida, vi o pouso do Emirates EK 261, vindo de Dubai e absolutamente no horário.

A chamada para o voo EK 262 ocorreu conforme o esperado, no horário. Fui bem assistido em GRU pela Agência TGK Turismo, que recomendo, pelo excelente atendimento e prestação de serviço absolutamente impecável, chegaram a guardar lugar pra mim na fila do chek-in...

O embarque foi tranquilo. A aeronave à espera era o 6A-EWF, um Boeing 777-200LR, com apenas 4 meses de uso na ocasião. Praticamente novo. Ao assumir minha poltrona, a 18A, uma grande decepção: era a janela-sem-janela, próxima ao bordo de ataque da asa esquerda, mas com uma parede ao invés da janela. Reclinando a poltrona, era possível enxergar pela janela de trás, e curvando o corpo, dava pra ver alguma coisa na da frente, mas isso incomodou bastante. Não deixei, entretanto, de tirar boas fotos nesse trecho.

O Boeing 777-200LR da Emirates é muito bonito, novinho, mas achei as poltronas da classe turística apertadinhas. As poltronas estavam dispostas em esquema 3-4-3, dez fileiras, como em um 747. A poltrona-do-meio (18B) estava desocupada no meu voo, e dividi a mesma para me acomodar com a passageira da poltrona 18C, que ia pra Mauritius.

O avião decolou no horario. 01:25 de 16 de deszembro de 2008. Se as poltronas são um tanto apertadas, o serviço de bordo da Emirates foi impecável. As comissárias deram um cardápio (não consegui achá-los hoje), com opções de comida brasileira ou internacional. De bebidas, tinha sucos de frutas, refrigerantes, cerveja (Heineken) e vinhos (chilenos e franceses). Muitas comissárias eram brasileiras, e falavam Português com os passageiros. Um dos pilotos também era brasileiro, mas não me concedeu o prazer de visitar o cockpit durante o voo, coisa absolutamente impossível.

O sistema de entretenimento do B777 é incrível. Monitores individuais, controle remoto (com fio). Tinha uns 2000 filmes disponíveis, vários dublados ou legendados em português. Tinha filmes até de Bollywwod (a Hollywood da Índia), legendados em inglês. Filmes muito bons, nunca tinha pensado nos filmes indianos como uma opção viável, fiquei surpreendido pela qualidade e pela beleza das mulheres... É uma pena que no Brasil não existam muitos disponíveis em DVD.

O voo é muiiiiiiiiito longo. Como viajávamos em direção leste, a noite foi curta, assim com o dia seguinte. Houve várias mudanças de rota, deveríamos passar pelo Congo e acabamos cruzando o Deserto do Saara quase na íntegra. Quando cruzamos o Atlântico, não estávamos nem perto da metade do caminho até Dubai. Tínhamos ainda a África inteira e a Arábia para cruzar...

Passamos pelo Mali, Chade, Líbia, Egito... O Mar Vermelho eu vi realmente vermelho, ao por do sol (tem fotos no meu Orkut). O avião pousou em Dubai às 21:08, 7 minutos antes do horário previsto. Pontualidade impressionamente para um voo de mais de 14 horas, o mais longo originado no Brasil.

Desembarcamos no Concourse 3 de Dubai. Passamos por um A380 da Emirates estacionado no mesmo terminal, o primeiro que vi na vida. Uma foto desfocada e tremida marcou esse momento.

O desembarque em Dubai foi muito tranquilo. Subimos algumas escadas rolantes e acabamos no ponto de inspeção pessoal e de bagagens de mão. É necessário tirar os sapatos. Sem stress, isso foi rápido e os funcionários da inspeção foram profissionais e razoavelmente educados.

Depois de uma escada rolante enorme, chegamos ao Free Shop de DXB. Coisa de louco. O Free Shop de Dubai é absolutamente faraônico. Ambiente extremamente luxuoso, lojas de sonho... Uma joalheria oferecia jóias de ouro 22 K. Deveria ter pelo menos 2 toneladas de ouro naquela joalheria. Preços???? Excelentes, mais baratos que algumas bijouterias aqui do Brasil.
Os preços no Free Shop me deram a impressão de uma Ciudad de L'Este muito mais chique. Em todos os lugares os preços eram bons. Comprei batatas Chips por US$ 2, e comi um ótimo lanche por US$ 10, muito mais barato do que comi em GRU, cujos preços parecem feitos pra celebridades de Hollywood.

Em Dubai, é melhor trocar dólares ou outras moedas estrangeiras por Dirhans, pois quase todos os preços estão em Dirhans. Vários quiosques fazem o câmbio. Os funcionários do aeroporto são quase todos chineses ou indianos. Falam um ótimo inglês, inteligível para qualquer viajante.

O Concourse 3 é enorme. Leva-se 45 minutos a pé para ir de uma ponta a outra. A visão das aeronaves à noite é ruim, devido aos reflexos nos vidros. Mas pude ver muitos B777 e A340, além de um A380, todos da Emirates, estacionados nos fingers. Muitos passageiros, sabe-se lá de que nacionalidade, dormiam tranquilamente nas espreguiçadeiras espalhadas pelo terminal inteiro, sem nenhuma preocupação com suas bagagens de mão, espalhadas pelo chao.

O embarque para o voo EK 315 ocorreu no horário, e o Airbus A340-300 decolou pouco tempo depois do horário previsto, 02:45, horário local. Não me lembro agora da matrícula do avião. Verifico depois, pois anotei tudo. A configuração da classe turística do A340 era de 2-4-2, oito fileiras. Talvez um pouco mais confortável do que a do B777. Me acomodei no assento 19K, na janela. O sistema de entretenimento era inferior ao do B777, mas ainda assim, era muito bom. Nesse voo, na verdade, vi pouca coisa. A aeronave decolou e não voou através do Irã, como estava previsto, mas foi voando através do Golfo Pérsico e ingressou no continente asiático no Paquistão. voando sobre o Himalaya e a China.

Como a aeronave tinha poucos passageiros, vi bem ao meu lado as 4 poltronas centrais da cabine vazias, fui para lá, rebati todos os descansa braços e dormi profundamente por muito tempo usando as 4 poltronas como cama. O serviço de bordo foi semelhante ao do primeiro voo, mas tinha opções de comida japonesa ou internacional. Os vinhos oferecidos eram californianos ou franceses. Fico imaginando o que ofereciam nas classes executiva ou first...

Fiquei observando a procedência dos produtos oferecidos no serviço de bordo. Frutas secas do Viet-nan, Filipinas e Tailândia... vinhos da Califórnia, Chile, França... Cerveja da Holanda ou Japão... Em cada voo, a Emirates ofereceu um necessàire contendo escova e pasta de dentes, um par de confortáveis meias e uma toalhiha. Quase todos os pax circulavam pela aeronaves usando aquelas meias e eu não fui exceção.

No voo EK 315, com destino a NGO, quase metade das comissárias eram japonesas. O cardápio oferecia comida japonesa ou internacional, e não me arrependi de ter escolhido a comida japonesa. Aliás, curti muito nessa viagem a comida japonesa e engordei 4 Kg nos 25 dias em que estive viajando.

O Airbus A340 foi muito eficiente e não fez jus ao maldoso apelido de "rolha-de-aerovia". Voou em boa velocidade através da Ásia. É muito silencioso e estável. Praticamente não enfrentamos turbulência na viagem, assim como aconteceu na perna GRU-DXB.

Pude acompanhar o pouso do A340 em NGO através do monitor de vídeo. O monitor mostra os locais percorridos através de 2 câmeras, uma no nariz e outra abaixo do avião. São bastante sensíveis e conseguem obter boas imagens até de noite.

O pouso em NGO ocorreu debaixo de uma fina garoa, às 17 horas local, mas já de noite devido ao inverno no Hemisfério Norte. Apenas 10 minutos de atraso para cruzar meio mundo... Achei absolutamente fantástico. No aeroporto de Nagoya, os fiscais e guardas falavam Português, e os formulário de imigração também eram disponíveis no nosso idioma. Não demorei mais que 10 minutos para sair dali e rever minhas filhas e conhecer pelo menos uma das minhas netas, a Isabella, que me aguardavam no Aeroporto. Me criticaram por estar levando meros 10 Kg de bagagem no total...

Logo eu contarei a volta, com direito a arremetida do 777 em GRU e ver 3 A380 em DXB.

Grande abraço.
Imagem
João Gabriel
PC
PC

Re: Flight Report: Emirates GRU-DXB-NGO - NGO-DXB-GRU

Mensagem por João Gabriel »

MUUUito bom hein :rev:
qual aeronave vc gostou mais ?
Imagem
Air Force One

Mensagem por Air Force One »

Que show, Emirates, o sonho de qualquer passageiro!
Don't be a passenger, be a traveller!hahahaha.
Poxa judiaram do pessoal essa config aé 3-4-3, já acho desconfortável a 3-3-3.
Valeu por compartilhar show!
Constellation
Moderador
Moderador

Air Force One escreveu:Que show, Emirates, o sonho de qualquer passageiro!
Don't be a passenger, be a traveller!hahahaha.
Poxa judiaram do pessoal essa config aé 3-4-3, já acho desconfortável a 3-3-3.
Valeu por compartilhar show!
Pois é, Air Force One. Judiaram mesmo, ficou apertadinho, especialmente levando-se em consideração que essa aeronave faz o voo mais longo a partir do Brasil. Chega a durar, na vinda para o Brasil, mais de 15 horas de voo.

Grande abraço.
Imagem
SBLO
Moderador
Moderador

Mensagem por SBLO »

Constellation escreveu:Em GRU, comprei algumas "drogas ilegais" para levar ao Japão (anticoncepcionais, dipirona, remédios pra tosse infantil e algumas outras drogas cuja aquisição no Japão é muito difícil...)
Se a fiscalização te pega com anticoncepcional, seria, no mínimo engraçado a explicação!!!!! :lol: :lol: :lol:

Abraço
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB

"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
Constellation
Moderador
Moderador

SBLO escreveu:
Constellation escreveu:Em GRU, comprei algumas "drogas ilegais" para levar ao Japão (anticoncepcionais, dipirona, remédios pra tosse infantil e algumas outras drogas cuja aquisição no Japão é muito difícil...)
Se a fiscalização te pega com anticoncepcional, seria, no mínimo engraçado a explicação!!!!! :lol: :lol: :lol:

Abraço
Emerson, o anticoncepcional eu até conseguiria explicar. O duro mesmo seria explicar as 2 dúzias de calcinhas que minhas filhas me fizeram comprar no Brasil e levar pra lá, porque as do Japão são horríveis. Aí sim eu iria passar vergonha. :oops: :oops: :oops:

Grande abraço.
Imagem
SBLO
Moderador
Moderador

Mensagem por SBLO »

Estamos esperando a segunda parte do seu Flight Report, Constellation. :yeah:

Na volta, você não trouxe mais calcinhas e anticoncepcionais não, né??? :lol: :lol: :lol:

Abraço
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB

"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por arthuramaral_CGR »

E as fotos? :yes: :whistling:
Constellation
Moderador
Moderador

arthuramaral_CGR escreveu:E as fotos? :yes: :whistling:
Tenho várias fotos, mas infelizmente ainda não domino a tecnologia de colocar as mesmas no fórum, nunca deu certo :oops: :oops: :D: .

Vou chamar o Emerson (SBLO) para ele me orientar, ou então passo as fotos pra ele, colocar as fotos no meu lugar.

Logo sai o relato da volta, prometo.

Grande abraço.
Imagem
João Gabriel
PC
PC

Mensagem por João Gabriel »

Pessoal por falar em 777 , alguem que ja tenha viajado pela AF no 777 pode me responde como e o serviço , onfiguração i conforto Por favor ? :yeah: :) :cool:
Imagem
Raphael_SBBR
PP
PP

Mensagem por Raphael_SBBR »

Adorei, msmo sem fotos. Qual o tempo de voo entre gru e dxb?
Constellation
Moderador
Moderador

Re:

Raphael_SBBR escreveu:Adorei, msmo sem fotos. Qual o tempo de voo entre gru e dxb?
Raphael,

O voo entre GRU e DXB dura 14 horas e 20 minutos, é o mais longo voo sem escalas originado no Brasil. A volta, devido aos ventos predominantes, dura mais de 15 horas.

Grande abraço.
Imagem
Poa_ao_vivo
PP
PP
Contato:

Mensagem por Poa_ao_vivo »

Muito legal!