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Incidente em Bogotá entre aviões da LanChile e da Avianca

Enviado: Dom Mar 27, 2005 16:45
por Black Typhoon
Aeronaves de LanChile y Avianca chocaron sus alas en aeropuerto de Bogotá

BOGOTA, Mar 27 (AFP) - Dos aeronaves, una colombiana y otra chilena con 278 pasajeros a bordo entre ambas, chocaron este domingo sus alas en el aeropuerto internacional El Dorado de Bogotá sin que se produjeran víctimas ni daños materiales graves, informaron fuentes de la Aeronáutica Civil.
El accidente, calificado por voceros de la aeronáutica de leve e 'increíble', involucró a un avión de la aerolínea colombiana Avianca con 169 pasajeros y destino Miami, y a otro de LanChile que con 109 personas a bordo se dirigía a Lima y posteriormente a Santiago.
Tras el choque, los pasajeros de las dos aeronaves fueron desembarcados en la propia pista principal del terminal aéreo y trasladados nuevamente a las salas de espera.
El accidente ocurrió un día después de que un avión de la aerolínea colombiana West Caribean cayera a tierra, segundos después de despegar del aeropuerto El Embrujo de la isla caribeña de Providencia, dejando un saldo de ocho muertos y seis heridos.


© 2005 AFP. Ninguna de las informaciones (imágenes o textos) de este servicio puede ser reproducida (de forma parcial o total) utilizando cualquier procedimiento sin antes haber obtenido la autorización formal de la AFP.

Enviado: Dom Mar 27, 2005 17:29
por Phenom
Quem será que foi o culpado ? Lembram que quando ocorreu a colisão entre um B738 da RG que avariou o winglet foi também um LAN, que segundo informações do fórum foi o culpado ... a LAN está precisando de retrovisor :twisted: .


Abraço

Enviado: Dom Mar 27, 2005 17:29
por Anonymous
Nossa, ainda bem que ninguém se feriu! 8)

A respeito do acidente que mataram 8 pessoas e deixou 6 feridos, eu sempre digo, esse é o lado ruim da aviação... mas como faz parte, Deus os tenha os acidentados. (não tava sabendo desse acidente)

Um grande abraço, sejam felizes.
Quem será que foi o culpado ?
Prezado Cmte Diego
a culpa não foi divulgada... Uma vez dito em um programa de televisão, um piloto falou que a maioria dos acidentes de avião ocorridos o culpado é um ser, muito comum, o ser humano. Eles realmente têm muita influência. Um grande Abraço

E eu questiono...

Enviado: Dom Mar 27, 2005 19:02
por jambock
Meus prezados:


E eu questiono :!:
O que faz o contrôle de solo, que não monitora essas acfts em suas manobras :?: :cry:
Às vezes, aqui no Salgado Filho, fico intrigado com a demora na liberação de uma acft, seja para taxiar ou decolar. Mas, vejo agora que é preferível uma certa demora para que se evite o que ocorreu hoje em Bogotá :!:
Um abraço e até mais...

Enviado: Dom Mar 27, 2005 19:12
por Black Typhoon
Emergencia sin consecuencias en aeropuerto Eldorado

Una emergencia pero sin mayores consecuencias se registró este domingo en el Aeropuerto Eldorado de Bogotá, en un singular "accidente de tránsito" de dos aviones de las aerolíneas Avianca y Lan Chile, que llevaban a bordo más de 270 pasajeros.

Las dos aeronaves rozaron la punta de sus alas cuando ambas se disponían a carretear en la pista principal del terminal aéreo, lo que activó las alarmas y generó la reacción inmediata de los organismos de socorro, que procedieron a evacuar a los pasajeros.

El incidente se produjo entre un avión de la Aerolínea Avianca 767, que se dirigía en su vuelo 006 a Miami (Estados Unidos) con 169 pasajeros a bordo, y otro de la empresa Lan Chile, que tenía la ruta Lima (Perú) – Santiago (Chile), que llevaba a bordo 109 pasajeros.

Tras el curioso "toque" de ambos aviones, la Aeronáutica Civil dijo que las naves fueron puestas en la plataforma, se hizo la respectiva revisión y posteriormente se reactivo la operación. Todos los pasajeros resultaron ilesos.


Fonte: El Colombiano - Colprensa

Enviado: Dom Mar 27, 2005 22:20
por Marco SBCT
Jambock, e colegas.
As vezes fico pensando que os colegas engenheiros que projetam os TPS p/ a Infraero o fazem muito contrariados, pois vários aeroportos, como os que mais recentemente ganharam TPS novos ficaram com suas torrinhas de controle fora da posição ideal para um bom trabalho dos Controladores.
Aqui em CWB da torre não há visão do pátio do TPS, em POA é pior ainda, Belém ruim , Recife idem. Em Fortaleza fica do outro lado das pistas, rium, mas dá p/ quebrar o galho. Confins fica lá no mato. São poucos os lugares que a torre é alta, como a nova de Campinas.

Pessoal de SOLO

Enviado: Dom Mar 27, 2005 22:25
por Anonymous
Ae galera,

tem vezes que quando a gente pede autorizacao para push-back o SOLO autoriza mas em coordenacao com o pessoal de solo da Infraero. Entao se o cara do controle SOLO nao estiver vendo ele transfere a responsa pro cara de solo, que esta perto da acft.
Ai durante o taxi e responsa do cmte de andar na faixa amarela...

Um abraco

Leone

Enviado: Ter Mar 29, 2005 11:32
por Anonymous
Marco,

O mesmo problema ocorre na TWR SSA. Com a ampliação do TPS, parte da visão do Pátio 1 foi comprometida, assim como parte da RWY 17/35 está coberta pelo TPS e Edf. Garagem. Já anunciaram a construção de uma nova torre de controle mas, as obras ainda não se iniciaram. Lementavelmente, a estatal ao construir os aeroshoppings não se compromete com a área operacional.

Saudações,

Enviado: Ter Mar 29, 2005 14:46
por Phenom
Marco SBCT escreveu:Jambock, e colegas.
As vezes fico pensando que os colegas engenheiros que projetam os TPS p/ a Infraero o fazem muito contrariados, pois vários aeroportos, como os que mais recentemente ganharam TPS novos ficaram com suas torrinhas de controle fora da posição ideal para um bom trabalho dos Controladores.
Aqui em CWB da torre não há visão do pátio do TPS, em POA é pior ainda, Belém ruim , Recife idem. Em Fortaleza fica do outro lado das pistas, rium, mas dá p/ quebrar o galho. Confins fica lá no mato. São poucos os lugares que a torre é alta, como a nova de Campinas.
A visão da TWR CNF é bastante boa já que ela não é muita alta por si só mas está num terreno bem mais alto e na direção do pátio. Já estive por lá e é bem tranquilo.

Abraço

Cada um na sua área...

Enviado: Ter Mai 03, 2005 01:48
por jambock
Prezado Marco - SBCT:

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) forma engenheiros especializados em aeroportos ( projeto, construção e administração). Será que tais profissionais estão sendo utilizados na construção de aeroportos, ou este trabalho está sendo executado por engenheiros dedicados à engenharia civil :?: Não seria uma boa medida as licitações exigirem a participação de um engenheiro aeronáutico, com especialização em aeroportos, quando não na própria comissão de licitações :?:
Um abraço e até mais...

Enviado: Ter Mai 03, 2005 02:29
por Marco SBCT
A Infraero tem feito diversos concursos para os projetos arquitetôniicos para as obras novas.
Dos grandes aeros só GIG e GRU tem as torres colocadas em lugar mais corretos. Foram projetos completos do zero.
Os outros foram sendo adaptados. A torre geralamente fica paralela aos pátios.
Em FOR está no TPS antigo, então fica de frente, mas o controlador precisa de binóculo. Os demais é só adaptação, e toma "em coordeção com o pessoal de solo" he he he!

Enviado: Ter Mai 03, 2005 16:06
por Matheus
Me parece que Bogotá tem um pátio bastante restrito para manobras, não é a primeira vez que isso acontece lá e não vai ser a última...
A responsabilidade das manobras no solo é do piloto, mesmo em aeroportos onde há radar de solo...
O piloto tem o dever de saber as dimensões de sua aeronave, quem bateu ali com certeza substimou alguma distancia...

Abraços

Matheus