FAB prefere caça sueco, diz jornal

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Black Typhoon
MASTER
MASTER
Mensagens: 3228
Registrado em: Qui Jan 27, 2005 21:27
Localização: na Lua, sozinho e feliz

FAB prefere caça sueco, diz jornal

Mensagem por Black Typhoon »

FAB prefere caça sueco, diz jornal

O relatório técnico da Força Aérea Brasileira (FAB) sobre a avaliação dos caças que disputam a concorrência para servir às Forças Armadas apontou preferência da Aeronáutica pelo modelo sueco, o Gripen NG.

A recomendação contraria o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Defesa, Nelson Jobim, que já manifestaram publicamente a preferência pelo francês Rafale. A decisão final é de Lula, que pode desconsiderar o relatório. A informação foi publicada nesta terça-feira (5) pelo jornal "Folha de São Paulo".

De acordo com a reportagem, o modelo sueco é o preferido da FAB principalmente pela questão econômica. A expectativa é que o Gripen NG custe a metade do preço do Rafale. O custo de manutenção também seria bem menor do que o principal concorrente. Quem vai arcar com o custo de manutenção é a própria FAB, o que justificaria a maior preocupação com o aspecto econômico.

A principal crítica que tem sido feito aos caças suecos é ao fato de o modelo ser monomotor enquanto os concorrentes Rafale e o norte-americano Super Hornet terem dois motores. Este questionamento ao caça sueco, no entanto, não foi endossado pela FAB, que não considerou este fato como negativo. Para a Aeronáutica, segundo o jornal, este é um problema menor em aviões modernos e influencia pouco na incidência de acidentes.

A recomendação da Aeronáutica deve criar constrangimentos para Lula e Jobim, uma vez que em 7 de setembro chegou a ser anunciada a decisão do Brasil de entrar em negociações com a França para a compra do Rafale. O anúncio aconteceu na presença do presidente Nicolas Sarkozy.

Segundo a reportagem, o principal problema apontado é que o modelo francês é um caça pronto, enquanto o sueco ainda está em desenvolvimento. Por isso, a transferência de tecnologia seria maior se o negócio fosse fechado em torno do Gripen NG. Outro fator que pesaria contra o Rafale seria o econômico. De acordo com o jornal, o preço foi considerado como proibitivo pelo relatório da FAB. O modelo francês, aliás, teria sido apontado como o pior dos três concorrentes, de acordo com o jornal.

De acordo com a "Folha de São Paulo", o relatório foi concluído pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronaves de Combate (Copac) e já foi ratificado pelo Comando da Aeronáutica no dia 18 de dezembro. O trabalho já teria chegado às mãos de Jobim.

A assessoria do ministério da Defesa disse ao G1 que Jobim só tratará do tema na próxima semana, quando retorna de férias. O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica afirmou que a FAB só se manifestará oficialmente junto com o ministério. Na tarde desta terça, a FAB divulgou nota oficial em que informa que já concluiu o relatório final de análise técnica dos caças concorrentes, mas ainda não enviou o documento ao Ministério da Defesa. A Força Aérea não quis confirmar se o relatório aponta a preferência pela aeronave sueca.

"O Comando da Aeronáutica, por meio da Comissão Gerencial do Projeto F-X2 (GPF-X2), encerrou o relatório final de análise técnica das aeronaves concorrentes e destaca que, até o presente momento, não o encaminhou ao Ministério da Defesa", diz a FAB na nota.

Apesar da questão técnica, a decisão final cabe ao presidente Lula. Ele pode ignorar a preferência da FAB e escolher qualquer um dos três modelos que seguem na concorrência. A tendência é que o escolhido seja anunciado no início deste ano.

Fonte: Portal G1
Irineu

Re: FAB prefere caça sueco, diz jornal

Mensagem por Irineu »

Continuo achando que o Ministro Saito vai mais cedo prá Pompéia pescar no Rio do Peixe...
Black Typhoon
MASTER
MASTER
Mensagens: 3228
Registrado em: Qui Jan 27, 2005 21:27
Localização: na Lua, sozinho e feliz

Re: FAB prefere caça sueco, diz jornal

Mensagem por Black Typhoon »

Caças suecos x franceses: colisão política à vista

Quando o presidente Lula retornar a Brasília nesta semana, depois de ter passado o recesso de ano-novo refrescando-se nas águas tranquilas da Praia de Inema, na Bahia, pousará sem paraquedas na primeira encrenca política de 2010. Os brigadeiros da Força Aérea finalmente encerraram a licitação para escolher qual modelo de caça substituirá a envelhecida frota do país – e fizeram o favor de optar pelo avião que o presidente não quer. Após meses de exaustivos testes em voo e de criteriosas análises tecnológicas dos caças Rafale, da França, F-18 Super Hornet, dos Estados Unidos, e Gripen, da Suécia, os militares decidiram-se pelo último.

Trata-se de um investimento estratosférico: o governo pretende gastar cerca de 10 bilhões de reais na compra de 36 caças. São 10 bilhões de motivos para barulho, como ficou evidente na semana passada depois da revelação do relatório técnico da Aeronáutica. Para os militares, que tiveram o apoio sigiloso da Embraer, os aviões escolhidos constituem o melhor negócio porque são mais baratos, mais eficientes, gastariam menos quando fossem à oficina e, sobretudo, permitiriam a transferência integral de alta tecnologia à Força Aérea e também à Embraer. O único defeito: são aviões suecos, não franceses.

A divulgação do relatório da Aeronáutica, que ranqueou os caças, deixando o francês em terceiro lugar, exasperou a cúpula do governo. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, estava em Paris, de onde declarou que a compra é uma "decisão política" do presidente. "O barato às vezes sai caro", acrescentou, recorrendo ao mesmo argumento dos vendedores de lojas de departamentos quando querem empurrar ao cliente uma geladeira de duas portas em vez de uma. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, foi mais diplomático.

Ele pediu aos militares que refizessem o relatório final para que não contivesse um ranking, mas tão somente análises técnicas, de modo que o presidente não se sinta constrangido se fechar negócio com os franceses – desautorizando, assim, a Aeronáutica. A origem dessa confusão encontra-se na atitude inconveniente de Lula de anunciar a compra dos caças Rafale, em setembro do ano passado, antes que a Força Aérea tivesse terminado a avaliação técnica dos aviões. Inconveniente porque, embora a decisão final seja política, trata-se de uma concorrência internacional, com regras comerciais e critérios militares que precisariam ser obedecidos.

Fonte: Veja.com
RICARDO HUGO URUGUAY
PC
PC
Mensagens: 239
Registrado em: Seg Mai 09, 2005 12:40
Localização: petropolis, rj

Re: FAB prefere caça sueco, diz jornal

Mensagem por RICARDO HUGO URUGUAY »

Todas as informações veiculadas pela imprensa não têm nenhum fundamento, foi obra de algum jornalista que inventou tal vazamento. Nunca houve um relatório contundente sobre qual avião deveria ser adquirido porque a FAB sabe que essa compra não é feita por ela e sim pelo Brasil, que deve levar em conta vários outros aspectos, quer dizer, no mínimo sete itens principais, não constando desses itens, beleza, simpatia e talvez alguns outros. A FAB ficará satisfeita, operacionalmente, com qualquer um dos três caças. Esses dados referentes aos custos operacionais foram tirados da onde? São quase todos "chutados" por alguém que quer tumultuar, quer realmente desinformar os leitores completamente leigos no assunto. Nós, desse forum, já temos mais um pouco de conhecimento, pois gostamos de aviação, estamos sempre nos informando sobre tudo que acontece, ou quase tudo que acontece nesse meio.
Feldmann

Re: FAB prefere caça sueco, diz jornal

Mensagem por Feldmann »

O grande sapo-muluskuku vai dar tiro no pé. O que ele sabe a respeito de troca de tecnologia? Ele não sabe diferenciar pés de metros e quer opinar. Se ele bater de frente com a FAB e bater pé que quer caças franceses é capaz da oposição travar a compra no congresso... ou já foi aprovada a verba? Se isso ocorrer, vai acabar ficando essa compra pro proximo "desgoverno" (que sinceramente, espero que não seja a gurrilheira-assassina)...
Responder