ANAC faz acordo com empresas para evitar overbooking

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Black Typhoon
MASTER
MASTER
Mensagens: 3228
Registrado em: Qui Jan 27, 2005 21:27
Localização: na Lua, sozinho e feliz

ANAC faz acordo com empresas para evitar overbooking

Mensagem por Black Typhoon »

Anac faz acordo com empresas para evitar overbooking

Pelo segundo ano seguido a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) assinou com as empresas aéreas brasileiras um "acordo de cavalheiros" para evitar a prática do overbooking durante as férias escolares e as festas de fim de ano. De acordo com informações do órgão, foi pedido às empresas que apresentassem um plano de contingência, com aviões reservas e aumento de pessoal nos guichês de atendimento, além de conseguir delas o compromisso de que não venderiam mais passagens do que o número de poltronas dos aviões, o que caracteriza a prática. No ano passado acordo semelhante deu certo, avaliou a Anac.

As empresas Gol e TAM prometeram aviões de reservas para substituições eventuais. A Anac informou que não tem força legal para obrigar as empresas a terem as aeronaves de reserva, depende da boa vontade delas. Por isso, procura fazer os "acordos de cavalheiro". Mesmo assim não está garantido que os atrasos nos voos acabaram nem que passageiros deixem de ser transferidos para aeronaves que originalmente não eram as suas.

É que, devido ao movimento e às manutenções, muitas vezes um determinado voo pode ser cancelado. Isso não é ilegal. Nesse caso, a empresa tem de acomodar o passageiro em outra aeronave em prazo de até quatro horas. É o que o setor chama de preterição. Quanto o atraso é de mais de quatro horas, o passageiro tem direito a viajar por outra companhia ou receber de volta a quantia paga pelo bilhete. No caso de atrasos maiores em que não for acomodado em outro voo, a companhia aérea tem de bancar a hospedagem, alimentação e transporte do passageiro.

Fonte: João Domingues (Agencia Estado)

----------------------------------------

Indenização a vítima de overbooking avança no Senado

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado aprovou hoje o projeto de lei que altera o Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA) e obriga as empresas aéreas a indenizar o passageiro que for vítima de overbooking, expressão utilizada para os casos em que as empresas vendem mais passagens do que o número de poltronas do avião. Trata-se de uma situação que costuma ocorrer principalmente no período de férias escolares e de grande movimentação nos aeroportos, como os festejos de Natal e de fim de ano.

O valor da indenização para as vítimas de overbooking será igual ao da tarifa cobrada pelo trecho em classe econômica ou superior, sem descontos, para evitar que as empresas escolham por ressarcir os passageiros que compraram bilhetes em campanhas promocionais. A indenização terá de ser paga no momento em que a empresa negar o embarque do passageiro. A critério do cliente, o ressarcimento será feito na moeda nacional que estiver em circulação ou na forma de crédito.

Como o projeto foi aprovado em forma de substitutivo do senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB), terá de passar por uma votação suplementar na mesma comissão. E, caso não haja recurso ao plenário do Senado, que pode ser apresentado por qualquer senador, a proposta de lei seguirá para a Câmara dos Deputados.

Fonte: João Domingues (Agencia Estado)
Black Typhoon
MASTER
MASTER
Mensagens: 3228
Registrado em: Qui Jan 27, 2005 21:27
Localização: na Lua, sozinho e feliz

Re: ANAC faz acordo com empresas para evitar overbooking

Mensagem por Black Typhoon »

Preço das passagens pode subir com multa para overbooking

O projeto de lei de que prevê multa para as companhias aéreas que praticarem overbooking – a venda de bilhetes acima da capacidade do avião – foi aprovada na última quarta-feira na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado. A medida, no entanto, pode ter efeito prejudicial aos clientes, de acordo com o diretor de relações institucionais da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, Adalberto Febeliano, em entrevista à Rádio Bandeirantes nesta quinta-feira.

"O preço das passagens aéreas vai subir caso o Poder Público insista em determinar medidas como multa para overbooking”, afirmou o executivo. Segundo ele, não é possível conciliar um serviço de transporte aéreo mais acessível a grande parte da população – com tarifas mais baixas, por exemplo –, com atendimento impecável. Febeliano também reclamou de outras regras da lei, como a que obriga que as bagagens sejam entregues em até 30 minutos, por conta da infraestrutura dos aeroportos.

Segundo Febeliano, o overbooking pode acontecer involuntariamente. “Se a temperatura subir demais no aeroporto, nós podemos ser obrigados a diminuir o peso de decolagem. Nesse caso, precisaríamos desembarcar alguns passageiros”, afirma. Ele afirma que algumas empresas praticam overbooking porque é muito comum o não comparecimento do passageiro, causando prejuízo para a companhia. “Se for penalizar o overbooking, também deveriam penalizar aquele passageiro que confirma a reserva e não aparece para voar, porque ele está imputando um prejuízo para a empresa aérea”, defende.

A autora da proposta, a senadora Serys Slhessarenko, diz que projeto também prevê um “valor mínimo de indenização em caso de acidentes aéreos," explica, de R$ 1 milhão em caso de morte e R$ 750 mil por invalidez permanente. Segundo a parlamentar, o projeto está tramitando no Congresso Nacional há três anos.

Procurados, o Sindicato Nacional das Empresas Aéreas, a Gol e a Tam não atenderam os pedidos de entrevista.

Fonte: eBand
Avatar do usuário
SBLO
Moderador
Moderador
Mensagens: 3490
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 21:04
Localização: Londrina/Paraná

Re: ANAC faz acordo com empresas para evitar overbooking

Mensagem por SBLO »

Black Typhoon escreveu:Ele afirma que algumas empresas praticam overbooking porque é muito comum o não comparecimento do passageiro, causando prejuízo para a companhia. “Se for penalizar o overbooking, também deveriam penalizar aquele passageiro que confirma a reserva e não aparece para voar, porque ele está imputando um prejuízo para a empresa aérea”, defende.
Falou besteira esse senhor... :twisted:

Pra começar, o passageiro que não comparece para embarque no dia e hora marcados, paga multa sim pra remarcar sua passagem. As empresas sempre alegam que o "no-show" lhes causa prejuízo, mas não comprovam, efetivamente, que o mesmo ocorreu, ou seja, falar é uma coisa, provar é outra totalmente diferente.

Outra: por que as tarifas devem subir por conta dessa multa a ser aplicada às empresas que praticarem overbooking??? Ou seja, as empresas cometem abusos e prejuízos para com os usuários e quem paga por isso é o próprio usuário??? Com a palavra, as autoridades "competentes" para solucionar esse caso...
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB

"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
Avatar do usuário
Tico
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 638
Registrado em: Sex Abr 08, 2005 22:17

Re: ANAC faz acordo com empresas para evitar overbooking

Mensagem por Tico »

E tem mais....


A Azul, colocou em um de seus anúncios que ela nunca, jamais, em hipótese alguma cometeria overbooking (assim com essas palavras mesmo). Está preocupado com o que então????
Oswaldo
PC
PC
Mensagens: 132
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 18:53
Localização: Londrina

Re: ANAC faz acordo com empresas para evitar overbooking

Mensagem por Oswaldo »

Dizer que preço baixo e atendimento impecável não podem ocorrer juntos é o fim da picada. Quer dizer que se está pagando barato tem que se contentar com qualquer coisa? E as multas para não comparecimento são altas às vezes superando o valor da tarifa paga,criando a dsitorção de ganhar sem prestar nehum serviço. Há um tempo atrás comprei passagem de idade e volta na Gol e um dos passageiros usou o trecho de ida mas desistiu do trecho de volta, a passagem havia custado 90 reais ,mas seria cobrada multa de 50 para alteração e 90 reais pelo now show , ficando o dinheiro com eles .
Black Typhoon
MASTER
MASTER
Mensagens: 3228
Registrado em: Qui Jan 27, 2005 21:27
Localização: na Lua, sozinho e feliz

Re: ANAC faz acordo com empresas para evitar overbooking

Mensagem por Black Typhoon »

Prezado SBLO e demais foristas,

o senhor Adalberto Febeliano não é novo em falar besteiras quando se trata de opinar materias sobre aviação civil.

Até hoje não entendi como um empresario do calibre de David Neeleman tenha contratado este subjeto e deixado na rua pessoas mais competentes e mais serias.
Avatar do usuário
Tico
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 638
Registrado em: Sex Abr 08, 2005 22:17

Re: ANAC faz acordo com empresas para evitar overbooking

Mensagem por Tico »

[quote="Black Typhoon"]Prezado SBLO e demais foristas,

o senhor Adalberto Febeliano não é novo em falar besteiras quando se trata de opinar materias sobre aviação civil.

Até hoje não entendi como um empresario do calibre de David Neeleman tenha contratado este subjeto e deixado na rua pessoas mais competentes e mais serias.[/quote]


Cara, sabe que o outro dia, depois de ler esse fórum eu pensei exatamente a mesma coisa? Não poderia ter sido uma escolha pior. Acho na verdade que o Gianfranco deve ter dado uma forcinha, embora eu goste do trabalho dele (do Gian)
Responder