Vôo inaugural do Concorde

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Concordefan

Vôo inaugural do Concorde

Mensagem por Concordefan »

Entre os vários videos sobre o Concorde, destaco esse que mostra o primeiro vôo comercial para NYC em 22/11/77, e logo a seguir, alguns segundos do vôo inaugural em 21/01/76: O F-BVFA entrando no pátio do Antigo Galeão, onde se vê um B737-200 da VASP ( o vôo de conexão para Congonhas VP085), B747-100 da Panam, B707 da South African e um B737-200 da Aerolineas.

http://www.ina.fr/video/CAA8000031501/f ... de.fr.html
José Cursio
AeroConselho

Re: Vôo inaugural do Concorde

Mensagem por José Cursio »

Boa noite amigos Forenses.

Grande Concordefan!! :clap: :clap:

Mutissimo grato por mais essa raridade, ou melhor preciosidade, excelente.

Abraços

Cursio
FCM
MASTER
MASTER

Mensagem por FCM »

:clap: Sensacional! :clap:

Voavam com configuração 144 pax premium ?
Concordefan

100 lugares classe R (supersonic). Alguém já voou nos ERJ da Azul?
FCM
MASTER
MASTER

Mensagem por FCM »

Concordefan escreveu:Alguém já voou nos ERJ da Azul?
Eu participei do voo inaugural da Azul em Porto Alegre (Embraer 190 PR-AZA).
Concordefan

Fala comandante! E achou o ERJ apertado e desconfortável???

Os ERJ´s têm praticamente as mesmas dimensões de largura e altura da cabine do Concorde, sendo que as poltronas deste último são maiores, principalmente na Air France. O pitch era 38 (96 cms) quando no Espaço Azul é de 34 (86cms). Não sei se vcs se lembram, acho que foi quando o B737-300 foi lançado, os fabricantes de poltronas vieram com a seguinte inovação: aumentando a altura dos assentos os joelhos recuam e se ganha alguns cms. Por isso o padrão atual é 79/81 cms quando já foi 86cms. A Rio Sul nos seus 500´s usava 86cms e fazia propagando de serem os mais confortáveis do mercado. O Oscar do voley foi até garoto propaganda! rssss Voltando ao Concorde, fizeram o contrário. O assentos eram mais baixos pra vc ficar com as pernas mais esticadas e entrar melhor debaixo do assento da frente. E o encosto na AF era o mais alto que já vi num avião, nem em primeira classe. Por isso parece que as poltronas estão quase encostando no bagageiro. Viajei 2 vezes no Concorde e foram os vôos mais fantásticos que já fiz. Por isso falem bem ou falem mal, mas um passageiro americano definiu bem o Concorde: é a diferença entre um Cadillac e uma Ferrari

Abs, Nelson.
FCM
MASTER
MASTER

Mensagem por FCM »

Concordefan escreveu:E achou o ERJ apertado e desconfortável???
Não! Eu gostei do assento e espaço disponível, bom para um voo de até 2 horas.
drpj
PP
PP

Mensagem por drpj »

Voltando ao Concorde, vi várias vezes ele chegando ou partindo do Galeão, inclusive vi a última partida do Rio. Como era elegante o bicho, fora o charme dos dois parabrisas.

Abs, Paulo.
Abs, Paulo.
Concordefan

Achei no meu acervo(rsss), uma matéria sobre a Festa do Dia do Aviador de 1977. Domingo, 23 de outubro, 16:15, a Air France arranjou para que seu vôo AF 085 (Paris-Dakar-Rio) desse duas voltinhas sobre o Aeroporto de jacarepaguá.

Imagem

Imagem
FCM
MASTER
MASTER

Mensagem por FCM »

Concordefan escreveu:a Air France arranjou para que seu vôo AF 085 (Paris-Dakar-Rio) desse duas voltinhas sobre o Aeroporto de Jacarepaguá.
:shocked: Sensacional! :clap:
Sirex
PC
PC

Mensagem por Sirex »

Corrigindo uma informação dada acima, o Oscar jogava basquete e não volei como menciondado, injustiça com ele....
Concordefan

Ooops, desculpem mas esporte não é a minha praia!
Sentaapua
MASTER
MASTER

Mensagem por Sentaapua »

Fernando C. Milke escreveu:
Concordefan escreveu:a Air France arranjou para que seu vôo AF 085 (Paris-Dakar-Rio) desse duas voltinhas sobre o Aeroporto de Jacarepaguá.
:shocked: Sensacional! :clap:
Desenterrando o tópico... :angel:

Estava procurando informações sobre Jacarepaguá e encontrei essas imagens das rasantes do Concorde... realmente sensacional !!!!!!! :shock:
Na época eu não tinha visto esse tópico.

Até mais!
adenilson707
PP
PP

Mensagem por adenilson707 »

pq nos 01:47do vídeo tem um Concorde com a pintura da Singapore Airlines?
Que eu saiba, só a Air France e a British Airways as operou.

ela operou tb?
"Não dizem que o céu não tem fim? Te afirmo, não tem." - Varig

Quando um avião da Panair está chegando em qualquer aeroporto do mundo, é a própria bandeira do Brasil que tremula em terras distantes
BlueConcorde
CMTE.
CMTE.

Mensagem por BlueConcorde »

O G-BOAD utilizou uma pintura híbrida, lado esquerdo Singapore, lado direito BA, por algum tempo durante a operação da rota Londres-Bahrain-Singapura.
Saudações Supersônicas
José Cursio
AeroConselho

Mensagem por José Cursio »

Boa noite amigos Forenses.

Concorde SIA.
http://img710.imageshack.us/img710/1337 ... egboad.jpg" onclick="window.open(this.href);return false; :yesyes:

Abraços
Cursio
schroeder
PC
PC

Mensagem por schroeder »

Concordefan escreveu:Achei no meu acervo(rsss), uma matéria sobre a Festa do Dia do Aviador de 1977. Domingo, 23 de outubro, 16:15, a Air France arranjou para que seu vôo AF 085 (Paris-Dakar-Rio) desse duas voltinhas sobre o Aeroporto de jacarepaguá.
Imagem
Imagem
.... É .. FAZ TEMPO ... EU ESTAVA LÁ ... E SÓ POSSO DIZER UMA COISA .... FOI SENSACIONAL E TOTALMENTE INESQUECIVEL ...
Vickers
PP
PP

Mensagem por Vickers »

Em relação aos ERJ já voei de 170 e 190, e achei as janelas mal posicionadas e a cabine muito barulhenta, tanto devido ao ruído de atrito com o ar quanto ruído do motor.

Alguém já voou nos CRJ NG (como os da Pluna) para falar sobre o nível de ruído deles?
Constellation
Moderador
Moderador

Mensagem por Constellation »

adenilson707 escreveu:pq nos 01:47do vídeo tem um Concorde com a pintura da Singapore Airlines?
Que eu saiba, só a Air France e a British Airways as operou.

ela operou tb?
A Braniff também operou o Concorde e teve tripulações habilitadas para o avião, entre 1979 e 1980. Não chegaram a ser pintados com as cores da Braniff, mas foram matriculados nos Estados Unidos.

Veja um artigo interessante que publiquei hoje sobre o Concorde no meu blog, que conta parte dessa história do Concorde na Braniff:

http://culturaaeronautica.blogspot.com/ ... corde.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Grande abraço.
Imagem
Constellation
Moderador
Moderador

Mensagem por Constellation »

schroeder escreveu:
Concordefan escreveu:Achei no meu acervo(rsss), uma matéria sobre a Festa do Dia do Aviador de 1977. Domingo, 23 de outubro, 16:15, a Air France arranjou para que seu vôo AF 085 (Paris-Dakar-Rio) desse duas voltinhas sobre o Aeroporto de jacarepaguá.
Imagem
Imagem
.... É .. FAZ TEMPO ... EU ESTAVA LÁ ... E SÓ POSSO DIZER UMA COISA .... FOI SENSACIONAL E TOTALMENTE INESQUECIVEL ...
Nossa, eu é que gostaria de estar lá e ver uma coisa dessas.

Grande abraço.
Imagem
Responder