Investigação da FAB sobre caso TAM não conclui quem errou

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Investigação da FAB sobre caso TAM não conclui quem errou

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Investigação da FAB sobre caso TAM não conclui quem errou

Relatório aponta que acidente ocorrido em 2007 foi provocado pela posição incorreta do manete

ELIANE CANTANHÊDE
COLUNISTA DA FOLHA

ALAN GRIPP
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O relatório da Aeronáutica sobre o voo 3054 da TAM, que se chocou com um prédio nos arredores de Congonhas, em 17 de julho de 2007, matando 199 pessoas, aponta como fator decisivo da tragédia a posição incorreta do manete direito (alavanca que controla a potência do motor), mas é inconclusivo quanto aos motivos desse erro.
Ou seja: não conseguiu esclarecer se o manete direito (que controla a turbina direita) estava na posição errada por falha humana ou mecânica.
Conforme a Folha apurou, o documento confirma que o manete estava em posição "climb" (de aceleração), quando o correto era que estivesse em "idle" (ponto morto). Por isso, o computador do avião recebeu o comando de acelerar, e não o de parar, após o pouso na pista úmida do aeroporto.
O documento não trará explicações nem deduções para o erro. Só dirá que ele foi decisivo para impedir que os pilotos conseguissem frear o avião.
O objetivo do relatório não é apontar culpados -por convenção internacional, a investigação aeronáutica serve apenas para prevenir acidentes.
Essa atribuição é da Polícia Federal que, contudo, também não chegou a culpados em seu inquérito. Baseada em dados da FAB, a investigação esbarrou na mesma dificuldade da apuração aeronáutica: não há como dizer, tecnicamente, se houve falha humana ou se o computador fez "uma leitura equivocada" do comando.
O relatório final será apresentado a representantes de órgãos internacionais de acidentes aeronáuticos, das empresas envolvidas, como a Airbus, e dos fabricantes de peças e componentes, inclusive dos manetes e do reverso, e dos controladores de tráfego aéreo.
Se houver discordâncias, elas poderão ser formalizadas e anexadas ao documento posteriormente. Mas a expectativa é que o texto seja enviado hoje ao comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito.
A etapa seguinte é convocar as famílias, que devem ter acesso prioritário aos resultados.
A confirmação de que não é possível atestar se houve falha humana ou mecânica veio de um sofisticado exame feito na França no quadrante de manetes do Airbus, achado nos destroços da aeronave.
Além da FAB, a Polícia Civil paulista apurou o caso e apontou 11 pessoas (entre dirigentes da TAM, Infraero e Anac) como responsáveis. O processo ainda não foi concluído.
O acidente com o TAM 3054 foi o maior da história brasileira, batendo a queda do Boeing da Gol, após colisão com um jato Legacy, em setembro de 2006, deixando 154 mortos.

Fonte: Folha de S. Paulo- 27/10/09.
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