Página 1 de 1

Impasse com Vila Dique ameaça o Ampliação do Salgado Filho

Enviado: Sex Jun 26, 2009 09:05
por denisar
:shocked:
Prefeitura alerta que, se reassentamento for paralisado, troca de endereço das famílias poderá demorar mais cinco anos

Fundamental para a ampliação da pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho, o reassentamento das famílias da Vila Dique, na Capital, deixou de voar em céu de brigadeiro. O Departamento Municipal de Habitação (Demhab) foi surpreendido, ontem, com uma tempestade de protestos na Câmara de Vereadores. Em uma das faixas erguidas no plenário, a comunidade insinuava a intenção de não aceitar a mudança.

O diretor do Demhab, Humberto Goulart, foi à Câmara ontem à tarde para apresentar aos vereadores o projeto urbanístico do conjunto residencial que acomodará cerca de 4 mil pessoas, localizado na Avenida Bernardino Silveira Amorim, Zona Norte.

Mas o centro das atenções ficou nas galerias, onde dezenas de moradores da Vila Dique concentraram-se com faixas e revelaram que a saída do local pode não ser pacífica. O problema estaria no tamanho das futuras casas, 38,70 metros quadrados de área construída e pátios de 15 metros quadrados na frente e nos fundos. Parte da comunidade considera os imóveis menores do que os atuais, localizados junto à pista do Salgado Filho.

A manifestação foi tão forte que fez a Câmara marcar uma audiência pública para ouvir a opinião de todos sobre o projeto do Executivo. O encontro será às 14 h do dia 4 de julho, em local ainda a ser definido. Goulart se disse surpreendido pelos protestos.

– Recebi 11 vezes representantes da comunidade e fizemos uma audiência pública para tratar do assunto – disse ele na Câmara.

O diretor do Demhab lembrou que a Dique será removida para que possa ser estendida a pista do aeroporto, o que irá aumentar a capacidade de pouso de grandes aeronaves de carga. Goulart garantiu que está pronta a infraestrutura básica no local e que, em breve, será iniciada a mudança.

Serão construídas 1,3 mil casas na zona norte da Capital

O superintendente de Ação Social e Cooperativismo do Demhab, Luiz Carlos Severo da Silva, alertou que se o processo de reassentamento for paralisado agora, poderá levar mais cinco anos para se concretizar.

Ao todo, serão construídos 1.340 sobrados e 108 edifícios, que incluem apartamentos adaptados para cadeirantes. Outra reivindicação atendida foi a construção de pátios individuais. Além das moradias, haverá 103 unidades comerciais. Serão gastos R$ 69 milhões dos governos federal, estadual e municipal no empreendimento.
Fonte: Jornal Zero Hora

Re: Impasse com Vila Dique ameaça o Ampliação do Salgado Filho

Enviado: Sex Jun 26, 2009 09:39
por Sergio de Faria Bica
Parece brincadeira ...

Sérgio Bica

Re: Impasse com Vila Dique ameaça o Ampliação do Salgado Filho

Enviado: Sex Jun 26, 2009 13:30
por Sandro
Realmente Sergio..

Re: Impasse com Vila Dique ameaça o Ampliação do Salgado Filho

Enviado: Sex Jun 26, 2009 14:29
por Feldmann
Parece? Tão de piada né...


Só aqui mesmo onde se invade uma area e ainda ganham indenização para sair.

Invadiram a area e agora estão recebendo uma casa nova, ZERO km (como se diz), com aguá, luz, melhor localizada e estão reclamando que é menor e pior que os barracos de papelão e compensando que eles moram? Ahh tenham santa paciencia! Era logico que iriam encomodar, pois indo para essas casas eles terão que finalmente pagar pela agua, luz, iptu, etc assim como os demais cidadãos. Esse pais é uma zona mesmo... por essas e muitas outra que sempre seremos um pais de 3o mundo, subdesenvolvido, lamentavel.

Sds,

PS. Ah so falta ainda o cidadão que é la da associação do leopoldina ou sei lá que bairro, ir falar em pista curva também e não querer ampliar o Salgado.

Re: Impasse com Vila Dique ameaça o Ampliação do Salgado Filho

Enviado: Sex Jun 26, 2009 15:51
por Sergio de Faria Bica
Olha que o Galvão Bueno já inventou a tal Reta-Curva e é capaz de querer cobrar pelo uso da sua invenção .

Sérgio Bica

Re: Impasse com Vila Dique ameaça o Ampliação do Salgado Filho

Enviado: Sex Jun 26, 2009 20:12
por moises Propp
Olá amigos,
Além de invadir um terreno, ter gato de água e luz, vão ganhar casa nova, com escola, posto
de saúde, ônibus na porta, cocheira para os cavalos, só no Brasil mesmo.
Acho que era mais barato chamar um por um e oferecer um dinheiro para abandonar as casas,
mas como é que os politicos vão ganhar um $$$$$ nas obras.
sds,
Moises Propp

Re: Impasse com Vila Dique ameaça o Ampliação do Salgado Filho

Enviado: Sáb Jun 27, 2009 18:13
por Irineu
Velas...
Prá orar !

Re: Impasse com Vila Dique ameaça o Ampliação do Salgado Filho

Enviado: Ter Jun 30, 2009 12:50
por luiz2008
Aqui em curitiba, estão esperando invadirem o terreno reservado para a terceira pista, daí dá mais ibope pros políticos aparecerem. :bad:

Re: Impasse com Vila Dique ameaça o Ampliação do Salgado Filho

Enviado: Qua Jul 01, 2009 17:49
por denisar
Remoção de famílias da Dique deve começar em 45 dias
Obra no bairro Rubem Berta está próxima do final


A remoção das primeiras famílias da Vila Dique deve começar em até 45 dias. A informação é do diretor-geral do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), Humberto Goulart, e do secretário municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico (SMGAE), Clóvis Magalhães, que nesta manhã visitaram as obras do loteamento onde serão reassentadas as famílias.

Ao todo, 97,5% da infraestrutura prevista do empreendimento da Avenida Bernardino Silveira Amorim, 1.915, no bairro Rubem Berta já foram executadas. Para o local, além dos moradores da Dique, também serão transferidas famílias das vilas Morada do Sol (125), da Keddie (95) e 12 famílias que já ocupam parte da área do futuro loteamento.

As informações são do site da prefeitura de Porto Alegre