Boa tarde amigos do Fórum.
Segue abaixo alguns dados sobre os DC-6C e tambem algo sobre os DC-6B.
Segue nesta parte de uma reportagem a respeito da Historia dos DC-6-A, que voaram no Brasil.
Os Douglas DC-6 de primeira versão de produção (os “DC-6 puros”) foram produzidos até 1951, num total de 175 unidades. Destes, nenhum chegou a operar nas companhias brasileiras. Em 1948, entretanto, a Douglas começara a estudar a possibilidade de uma versão ampliada, com maior volume de cabine, carga útil e peso operacional, aproveitando para isso a disponibilidade dos novos e excelentes motores Pratt & Whitney Doublé Wasp C 16, de 2.400 hp. Que foram oferecidos com um sistema de injeção de água/metanol, para uso na decolagem. Permitindo um incremento sensível na potência. Foi feito um novo alongamento da fuselagem, de 1,52 m, e a capacidade de combustível também foi ampliada, passando de 16.125 para 20.915 litros. Esta nova geração do DC-6 voou em 1949 e foi oferecida em duas variantes- DC-6 A, otimizado para carga (com assoalho reforçado e duas grandes portas do lado esquerdo, uma antes e outra atrás da asa), e o DC-6B, especifico para o transporte de passageiros. Ao todo foram produzidos 288 DC-6B, com o último sendo entregue em 10 de fevereiro de 1959, exatamente para a companhia brasileira.
Lóide Aéreo Nacional - cujos quatro DC-6 A, foram, assim, os últimos DC-6 a saírem das linhas de montagem da Douglas!
A aquisição dos quatro DC-6 A do Lóide Aéreo aconteceu com uma encomenda em 1957, feita em função de uma lei que garantia subvenção estatal para reequipamento às companhias aéreas. Como a empresa, na época, operava uma extensa rede de linhas domésticas com uma grande frota de DC-4 e C-46, ela pôde acessar recurso bastante respeitável através da lei e os investiu na compra dos DC-6 A. O fato, porém, é que a própria companhia não sabia o que fazer com aeronaves de tal capacidade, de modos que, imediatamente à sua entrega, os aviões foram arrendados à Panair do Brasil-que, assim, se tornou a primeira operadora do modelo no país.
Na Panair, os quatro DC-6 A foram usados em linhas internacionais para a América do Sul, o sul da Europa e o Oriente Médio, servindo nessa rotas até 1961.
Os Douglas DC-6 no Brasil.
Arrendados a Panair do Brasil em 1959
PP-LFA = n/s 45527/1017 > entregue em 09/12/1958 > devolvido ao Lóide em 1961
PP-LFB = n/s 45528/1027 > entregue em 29/12/1958 > devolvido ao Lóide em 1961 (*)
PP-LFC = n/s 45529/1035 > entregue em 10/02/1959 > devolvido ao Lóide em 1961
PP-LFD = n/s 45530/1037 > entregue em 29/12/1958 > devolvido ao Lóide em 1961
(*) Preservado no Museu de Bebedouro.
Os mesmos aviões foram arrendados a VASP, em 1961 e voaram na empresa paulista até 1974.
PP-LFA > Amazonas = Exportado para a Bolívia
PP-LFB > São Paulo = Preservado no Museu de Armas e Veículos de Bebedouro (SP)
PP-LFC > Rio Grande do Sul = Exportado para os EUA
PP-LFD > Pernambuco = Exportado para a Bolívia
De acordo com o que diz em um livro de histórias da VASP, os DC-6-A foram incorporados à frota da empresa em janeiro de 1962, segue baixo trecho do histórico do livro.
Logo no inicio de 1962, a VASP fechou um negócio dos mais lucrativos, assumindo o controle do Grupo Lóide Aéreo Nacional, Navegação Aérea Brasileira, Lemke S.A. Industria e Comércio (empresa especializada em revisões de motores) e a Transportes Aéreos Bandeirante. Essa operação, que custou a VASP Cr$ 600 mil (deve ser milhões)
foi apontado na época pelas autoridades dos setores econômico e financeiro, como uma das mais vantajosas que já haviam sido realizadas até aquele data, no campo da iniciativa privada. A compra se pagou apenas com parte dos imóveis que eram propriedade do Grupo,
tendo a VASP ficado com todo o restante do patrimônio, praticamente como lucro liquido.
Com essa compra a VASP recebeu toda a frota de aviões que pertencia ao Grupo Lóide, constituída por oito DC-4, seis DC-3, 13 Curtiss Comander C-46.
Os DC-6 A haviam sido utilizados, durante muito tempo, no chamado “Vôo da Amizade”,
Ligando Recife/Ilha do Sal/Lisboa, arrendados pela Pan Américam (entenda-se PANAIR) e oferecidos, também, juntamente com os Viscount, como o Serviço de Luxo VASP, em linhas que ian de Porto Alegre a Belém do Pará. Incorporando esses aviões à sua frota, a empresa passou a servir 72 cidades de 21 Estados e dois território brasileiro, respondendo pelo atendimento de mais de 1/4 do tráfego aéreo nas linhas domésticas.
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Obs. Como era hábito a VASP, batizava seus aviões com nome de Estados Brasileiros.
PP-LFA > Amazonas
PP-LFB > São Paulo
PP-LFC > Rio Grande do Sul
PP-LFD > Pernambuco.
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Existem nas paginas da revista Flap Internacional, nº 305 varias fotos dos DC-6 A, que voaram primeiramente no Lóide Aéreo Nacional, depois na Panair do Brasil e por fim na VASP, antes de serem reexportados (02) para a Bolívia, PP-LFA e LFD, LFB, preservado no Museu de Armas em Bebedouro e o LFC, reexportado para os EUA.
1ª) Foto > PP-LFA= Cores originais da LAN parte superior da fuselagem em branco, duas faixa uma sobre as janelas em vermelho, a de baixo não da para distinguir se preto ou azul marinho, lôgo marca da empresa logo atrás da janela do co-piloto uma ave estilizada e o nome da empresa abaixo da janela do co-piloto, o mesmo emblema na deriva e duas pequenas faixa vermelho e preto ou azul marinho.(Obs. nesta foto o avião estava em vôo)
2ª) Foto > PP-LFD= Nas cores da Panair do Brasil, (segundo a revista única foto disponível para ser publicada mesmo não tendo boa qualidade).
3ª) Foto= PP-LFC= Nas cores da VASP, porem já modificado para cargueiro.
4ª) Foto= CP- 1282 = Nas cores da La Cumbre. (ex- PP-LFD)
Segue abaixo parte de uma reportagem, a respeito da historia da PB e editada pela revista Flap Internacional de nº 350.
Ao ver adiado o ingresso da companhia na era do jato puro, os interesses de renovação voltaram-se para os excelentes quadrimotores DC-7C que a Douglas Aircraft oferecia ao mercado internacional. O primeiro dos quatros encomendados (outros dois viriam em 1963)
foi recebido em abril de 1957 e colocado em operação imediatamente. Esses DC-7C, somados a outros quatros DC-6 A, que foram arrendados do Lóide Aéreo no ano seguinte, permitiram à Panair manter as mesmas freqüências diárias para os destinos europeus em substituição aos Constellation, bem como para algumas cidades da América do Sul, como Buenos Aires, Santiago do Chile e Lima.
Revista Flap Internacional nº 305. Sobre os DC-6 e DC-7C.
Parte de reportagem da Revista Flap Internacional ,(inclusive já enviada em tópico anterior)
A aquisição dos quatros DC-6 A do Lóide Aéreo aconteceu com uma encomenda em 1957 feita em função de uma lei que garantia subvenção estatal para reequipamento às companhias aéreas. Como a empresa, na época, operava uma extensa rede de linhas domésticas com uma grande frota de DC-4 e C-46, ela pôde acessar recursos bastante respeitáveis através da lei – e os investiu na compra dos DC-C A. O fato, porém, é que a própria companhia não sabia o fazer com aeronaves de tal capacidade, modo que imediatamente à sua entrega, os aviões foram arrendados à Panair do Brasil que, assim, se tornou a primeira operadora do modelo no país. Na Panair, os quatro DC-6 A foram usados em linhas internacionais para a América do Sul, o sul da Europa e o Oriente Médio, servindo nessas rotas até 1961. O comandante Luiz Calainho foi um dos tripulantes da companhia.
Nessas rotas até 1961. O comandante Luiz Calainho foi um dos tripulantes da companhia que ficaram baseados em Lisboa, servindo as linhas européias dos DC-6 A, e não nega elogios ao aparelho: “O avião era excelente: os motores funcionavam à perfeição, poderia-se dizer”.
Os DC 6-C na VARIG todos ex-REAL Linhas Aéreas.
PP-YSI= n/s 44166/016 > ex-OY-KMI > SAS > entregue em 17/10/1953.
Designação DC-6B > entregue a REAL Linhas Aéreas em 17/03/1961.
http://www.airliners.net/photo/Scandina ... 1095154/M/
http://www.airliners.net/photo/REAL/Dou ... 0106835/M/
http://www.airliners.net/photo/Brazil-- ... 1281654/M/
VARIG mgd 08.61
2412 Brasilian AF 68
T-91 Paraguan AF 06.75
4003 Paraguan AF rr 80
PP-YSJ= n/s 43745/296 > ex- LN-LMO > SAS > entregue em 04/12/1952.
Designação DC-6B > entregue a REAL Linhas Aéreas em fevereiro de 1961.
http://img201.imageshack.us/img201/8061/img282.jpg
43745 296 LN-LMO SAS-Scandinavian Airlines System 04.12.52 DC-6B
HS-LMO Thai International lsd 02.04.60
LN-LMO SAS-Scandinavian Airlines System ret 03.07.60
PP-YSJ REAL SA 02.61
VARIG mgd 08.61
2413 Brasilian Air Force 68
PP-YSL= n/s 43746/297 > ex- LN-LMP > SAS > entregue em 11/12/1952 > W/O em MAO em 28/04/1971
Designação DC-6B > entregue a REAL Linhas Aéreas em fevereiro de 1962.
http://www.airliners.net/photo/Scandina ... 0108707/M/
http://img201.imageshack.us/img201/8123/img202.jpg
http://www.airliners.net/photo/Brazil-- ... 1281654/M/
43746 297 LN-LMP SAS-Scandinavian Airlines System 11.12.52
PP-YSL REAL SA 02.61
VARIG mgd 08.61
2414 Brasilian Air Force 68
PP-YSM= n/s 43822/291 > ex- Western Air Lines > entregue em 24/11/1952
Designação DC-6B > entregue a REAL Linhas Aéreas em 25/08/1961
http://img201.imageshack.us/img201/5885/img201.jpg
43822 291 N91302 Western AL 24.11.52 DC-6B
Northwest Orient AL 59
International Air Svcs 25.08.61
REAL SA NTU
PP-YSM VARIG 25.08.61
2415 Brasilian Air Force 68
T-87 Paraguan AF 06.75
4001 Paraguan AF rr 80
PP-YSN= n/s 43824/299 > ex- Western Air Lines > entregue em 15/12/1952
Designação DC-6B > entregue a REAL Linhas Aéreas > em agosto de 1961
http://www.airliners.net/photo/Varig/Do ... 1314683/M/
43824 299 N91304 Western AL 15.12.52 DC-6B
Northwest Orient AL 59
International Air Svcs 25.08.61
REAL SA NTU
PP-YSN VARIG 08.61
2416 Brasilian Air Force 68
T-89 Paraguan AF 06.75
4002 Paraguan AF rr 80
LOIDE AÉREO NACIONAL.
45527 1017 PP-LFA Loide Aereo Nacional 09.12.58 DC-6A/C
Panair do Brasil lsd 59
Loide Aereo Nacional ret 03.61
VASP mgd 01.62
CP-1283 La Cumbre 07.77
45528 1027 PP-LFB Loide Aereo Nacional 29.12.58 DC-6A/C
Panair do Brasil lsd 59
Loide Aereo Nacional ret 03.61
VASP mgd 01.62
45529 1035 PP-LFC Loide Aereo Nacional 10.02.59 DC-6A/C
Panair do Brasil lsd 59
Loide Aereo Nacional ret 03.61
VASP mgd 01.62
Atlas Aircraft Corp 27.01.78
N779TA Atlas Aircraft Corp rr 29.03.78
Trans Air Link tfd 02.81
Northern Air Cargo 08.89
45530 1037 PP-LFD Loide Aereo Nacional 29.12.58 DC-6A/C
Panair do Brasil lsd 59
Loide Aereo Nacional ret 03.61
VASP mgd 01.62
CP-1282 La Cumbre 77
Abraços
Cursio