Página 1 de 1

GOL 1342 - problema nos reversores

Enviado: Qua Abr 22, 2009 10:21
por PR-WJI
Amigos,

Estava em aproximação para CXJ o voo GLO1342 (CGH-CXJ), porém está com problema nos reversores e não poderá pousar em CXJ devido o comprimento da pista, portanto está alternando POA.

Abraços!

Re: GOL 1342 - problema nos reversores

Enviado: Qua Abr 22, 2009 11:10
por PR-WJI
Pelo visto deu tudo certo... vai copiar agora POA-CXJ.

* Decolou as 1128LT e pousou as 1142LT!

Re: GOL 1342 - problema nos reversores

Enviado: Qua Abr 22, 2009 12:57
por Sergio de Faria Bica
Humm ! Problema em reversor me assusta !

Sérgio Bica

Re: GOL 1342 - problema nos reversores

Enviado: Qua Abr 22, 2009 21:28
por Marco SBCT
Ségio, deve ter acendido uma luzinha e tocado uma buzininha ....rsrsrs...brincadeiras à parte, a segurança em primeiro lugar.

Re: GOL 1342 - problema nos reversores

Enviado: Qua Abr 22, 2009 21:33
por Sergio de Faria Bica
É isso aí , Marco . Já se dizia antigamente : " O SEGURO MORREU DE VELHO "

Sérgio Bica

Re: GOL 1342 - problema nos reversores

Enviado: Qua Abr 22, 2009 22:53
por Sentaapua
Humm... mas isso seria apenas uma preocausão a mais, correto? Pelo que me lembro de meus estudos, para o cálculo de pista leva-se em conta todos os meios normais de frenagem, exceto o reversível.

Até mais!

Re: GOL 1342 - problema nos reversores

Enviado: Qui Abr 23, 2009 00:07
por emferrari
Bah, ainda mais em CXJ... uma das cabeceiras da direto pruma ribanceira!

Re: GOL 1342 - problema nos reversores

Enviado: Qui Abr 23, 2009 08:13
por Feldmann
Será que não saiu nada no jornal da serra?? Deve ter manchete "avião com problema de freio (sic) tem que ir para porto alegre" ou "avião da gol com reverso pinado (sic) (Sic) que iria pousar em caxias pousa em porto alegre" kkkkkkkkkkkkkk e por ai vai... dai os pax-pc-ifr-multi-pla saem falando pro jornal.. "ouvimos um barulho estranho" "saia uma fumaça estranha e não funcionou o reverso quando ele estava pousando" "o piloto disse que tinha problemas no frreio e houve panico geral no avião, crianças, mulheres e idosos chorando e gritando..." kkkkkkkk :lol: :lol: :twisted:

brincadeiras a parte, deve ter sido mais por precaução quando fizeram o checklist e algo não acendeu ou acendeu no painel e alternaram Poa, verifica-se o bug e depois segue. 1 hora de atraso pela segurança não faz mal a ninguem!!! Ainda mais pousando em caxias que tem uma pistinha...

Zé, qual o prefixo do avião? Tu sabe?? Ou alguém... :)

[]´s

Re: GOL 1342 - problema nos reversores

Enviado: Qui Abr 23, 2009 09:42
por Stephan K.P.
O que o colega Sentaapua falou está corretíssimo, o cálculo de distância de pouso não leva em conta o uso de reverso.

PORÉM, é claro que é muito mais seguro pousar numa pista maior e mais bem-estruturada como POA. Aliado também ao simples fato que, pousando em CXJ, eles não teriam talvez toda a estrutura de manutenção disponível para arrumar o avião, sendo que POA tem muito mais condições de matar essa pane e o avião prosseguir no trilho normalmente depois.

Um abraço!

Re: GOL 1342 - problema nos reversores

Enviado: Qui Abr 23, 2009 10:01
por PR-WJI
Ele pousou em CXJ pela 33, que possui um LDA de 1940m, snme.. se fosse pela 15 o LDA é menor.. (1670m)

Re: GOL 1342 - problema nos reversores

Enviado: Qui Abr 23, 2009 10:13
por Tico
Quem tem "C" tem medo, e quem sabe uma atitude dessas não teria evitado uma tragédia em 2007?

Re: GOL 1342 - problema nos reversores

Enviado: Qui Abr 23, 2009 15:35
por Black Typhoon
Se sabe qual é o prefixo da aeronave objeto deste topico?

Re: GOL 1342 - problema nos reversores

Enviado: Sáb Abr 25, 2009 07:25
por Ansett
Stephan K.P. escreveu:O que o colega Sentaapua falou está corretíssimo, o cálculo de distância de pouso não leva em conta o uso de reverso.
Em termos. Hoje em dia, na analise de landing performance, existe um percentual que deve ser ajustado para uso ou nao de reverso. Caberia saber qual e a politica operacional da Gol quanto a isso, ainda mais em pistas criticas e com peso de pouso elevado.
Na pratica nem sempre prevalece o que esta escrito na teoria, e essa pratica na maioria dos casos e mais conservativa, quando muito, igual ao que descrevem os regulamentos genericos, mas nao especificos a determinadas operacoes.