[História] - Há mais de 15 anos

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Maurício
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[História] - Há mais de 15 anos

Mensagem por Maurício »

O que encontrei em jornais antigos (vou resumir):

"O sonho deles é voar, mas enquanto não acontece eles se reúnem nos aeroportos, onde filmam pousos, manobras, decolagens de aviões, ouvem as mensagens entre os pilotos e as torres de controle de tráfego aéreo,geralmente equipados com rádio FM transcodificados (110/136 Mhz).

Em São Paulo se encontram na Associação de Escuta de Tráfego Aéreo (Aeta). Conhecida como Clube dos Escutadores de Aviões foi fundada em AGO 85. Em GRU, a ponto de ter saudações no rádio pelos pilotos, Robert Zwerdiling organiza o jornal da associação, além de colocar no ar a imaginária Brasil Transportes Aéreos (BAT), junto com seu irmão Alfred.

Em Recife, os Espiões do Espaço de Recife fundaram o Grupo de Amigos da Aviação e se utilizam de simples rádios de pilha, na faixa de 88 a 108 Mhz. Já ouviram lamentações dos pilotos de um Sêneca 810, que atropelou um cachoro durante um pouso. "Antes disso, dois Boeing da Cruzeiro por pouco não atropelaram um cachorro , na hora da decolagem, conta Rafael Cruz. "Captamos a escuta para nos familiarizarmos com o vocabulário peculiar dos pilotos,afirma Adamário José de Morais Júnior com um VHS, que alcança 125 milhas. Eles preparam um jornal, em xerox, o Stol. Há meses,Adamário ouviu o piloto do vôo VP 191 (FOR/GIG) tentar informar à torre que estava com problemas hidráulicos e precisava de realizar um pouso de emergência. Ele telefonou para o Serviço de Operações da Infraero pedindo prioridade para o pouso. Só meia hora depois,ela foi informada pela torre de controle.

No Rio de Janeiro, a Associação dos Aficcionados de Aviação Comercial se reúne no aeroporto para ver o movimento habitual dos aviões e acompanhar projetos das companhias: Júlio César Simões, João Carlos Martins Laudares, Francisco Aertsen e Paulo Maksud. Estão tentando imprimir um jornal, com a ajuda da SAS.

Fonte: JB - 22 MAI 89

Em Porto Alegre funciona, desde 1988, a Central Gaúcha de Publicações Aéreas (CGPA) coordenada por Fernando da Silveira e José Leandro Casella, além de possuir outros integrantes: Marcelo, Marcos, Leonid e Hilário. Munidos com suas máquinas fotográficas, rádios FM, revistas. São conhecidos como "Pessoal da Radar".
O maior sonho do grupo é fazer uma viagem num avião comercial, até o Rio, e passar o fim de semana conhecendo o Galeão.
Durante um Festival Aéreo em Canela, Leandro descobriu um primo da Esquadrilha da fumaça, que mandou o seu recado pelo rádio:
-Meia-dois (um dos pilotos chamando). Vamos mandar aquele abraço para o pessoal da Radar ?

Fonte: O Globo - 08 ABR 90

Em SP havia o Cotan - Clube dos Observadores do Tráfego Aéreo Nacional, cuja meta principal era fornecer aos sócios os horários de partida e chegada dos vôos, coordenado por Alexandre Barros.

Fonte: Revista Flap - OUT 92

PS: Alguns são colegas aqui no Aerofórum. Para se lembrarem.

Maurício.
jambock
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José Leandro P. Casella

Mensagem por jambock »

Prezado Maurício:

O José Leandro Casella, mencionado como integrante da "Turma do Radar" é colega aqui no AeroForum :D e insigne colaborador da revista "Fôrça Aérea", para a qual já realizou reportagens sobre:
Reabastecimento aéreo - n° 23 jun/jul/ago 2001
Reconhecimento Tático - n° 25 dez/jan/fev 2002
Transporte na Amazônia - 1° ETA - n° 26 mar/abr/mai 2002
Aviação de Patrulha - n° 29 dez/jan/fev 2003
Aviação nas polícias brasileiras - n° 32 set/out/nov 2003
Aviação de Transporte - 5° ETA - nº 36 set/out/nov 2004
Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica - n° 37 dez/jan/fev 2005
Lamento que ele tenha estado um pouco ausente entre nós.
Um abraço e até mais...
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
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Na aviação, só a perfeição é aceitável
Fernando Basto
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Mensagem por Fernando Basto »

Valeu Maurício, por postar essa matéria !

Me lembro com orgulho de ter participado ativamente da Associação RADAR, em POA, qdo. morei lá nos anos 80/90 e guardo até hoje as dezenas de fitas VHS, que filmávamos no Salgado Filho, no CEMAM-POA e uma em especial na Base aérea de Canoas, com os mais variados tipos de aeronaves, que por lá chegavam e partiam.

Alguns integrantes da RADAR, participam deste excelente Fórum de debates aeronaútico, regularmente.
Fernando Basto -
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Afonso
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Mensagem por Afonso »

Na década de 90 Eu fui autorizado pelo Robert, a criar uma filial da AETA em Curitiba, aonde tivemos aproximadamente uns 30 integrantes .

Sempre foi muito bom poder criar eventos, aonde a galera comparecia em grande número.

Com o passar dos tempos, muitos integrantes foi se profissionalizando e entrando no mercado da aviação e tb comparece aqui nesse espaço.
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Fernando Basto
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Mensagem por Fernando Basto »

É isso aí, Afonso !

Me lembro da filial AETA (de Curitiba), pois eu tb. era integrante da AETA (SP) e recebia o jornalzinho feito pelo Robert, pelos Correios. As matérias, naqueles tempos que não havia internet, eram sensacionais !
Fernando Basto -
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Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Boa tarde amigos do Fórum.

Prezados amigos e caro Mauricio:

Muito bom o seu tema a respeito das associações de entusiastas pela aviação. Eu particularmente me sinto à vontade dentro deste assunto, pois fui um dos incentivadores e um dos fundadores da AETA (Associação de Escuta do Tráfego Aéreo) criada em 1985,
tendo a frente os irmãos Robert (presidente) e Alfred - e ainda os amigos Dani Glikimanas (vice-presidente), Alexandre Polati, Alexandre Gerena e outros, que colaboraram com a fundação da mesma que foi oficializada em 1989 e tendo sido atuante durante aproximadamente por 10 anos. Nesse espaço de tempo, tivemos a oportunidade de levar nossos associados a vários lugares, como visita aos hangares das companhias, visitas aos aeroportos de CGH/GRU/GIG/POA/SDU/VCP/BSB, e outros. As visitas foram várias vezes nos hangares da TAM, com palestras de Comandantes de F. 27 e F. 100, visitas ao simulador de vôos dos mesmos modelos, visitas aos hangares da Rio Sul com palestras de comandantes a respeito dos Brasília, dos F 27 e do B 737/500; da mesma forma na VASP, e na VARIG, com palestra a respeito dos Electras II (todas as visitas citadas acima foram em CGH); visitas à AFA (Academia da Força Aérea) em Pirassununga (2 vezes), visitas na Embraer - 3 vezes - (na primeira, ainda estava em projeto o Embraer 145, com o modelo feito em madeira do tamanho normal; porém com os motores sobre as asas), visita aos simuladores da VARIG, no GIG, bem como na torre do mesmo aeroporto ( 2 vezes), visitas a torre de Viracopos em Campinas, visita a torre de GRU, várias vezes, visitas ao CCO de GRU, também várias vezes; em duas oportunidades, fomos autorizados pela Infraero a acompanhar os serviços de reparo e manutenção das luzes de pistas e balizamento em GRU, durante a madrugada. Durante as visitas, nós ficávamos no gramado entre a pista táxi e a pista de decolagem (09 esquerda) e víamos passar a nossa frente DC 10-30 e 727/100 cargueiros da VARIG, 757-200 da Air Aruba e outros vôos que decolavam de madrugada; visitas a torre de CGH, várias vezes, visitas ao controle de São Paulo (APP), em algumas vezes com palestras do oficiais - tudo a respeito dos serviços por eles prestados para a Aviação como um todo; visita ao Cindacta 1 - em Brasília, também realizávamos reuniões no Circulo Militar com exibição de filmes/slides, palestras com instrutores de vôos, com comandantes de DC 10, comandantes de 737/200= 737/300 = B 747/200, oficiais peritos em acidentes aéreo e outros...enfim, foi muito proveitoso. Tivemos cerca de 180 associados e para nosso orgulho, + ou – 15 já estão voando, alguns como piloto de Fokker 100, Embraer 120,
C 208, outros como co-piloto de A 319/320, B. 737/300, Aero Comander (turbo), e alguns voam fora do país. Tivemos, como dito no tópico anterior, o amigo Rosvalmir Afonso Delagasa, como nosso representante em Curitiba (PR), hoje moderador do Fórum (grande amigo. Um abraço, Afonso); tivemos em Recife outro representante - Admário Morais Jr.(também usuário do Fórum); outro usuário do Fórum, o Salzinger, também era nosso colaborador. Nosso intuito era fazer com que todos aqueles que nos procuravam para entrar na associação, era estimulado para que o mesmo seguisse a carreira e felizmente conseguimos, e alguns deles já estão voando. Vale lembrar que em algumas visitas, o numero era de dez associados por vez e que a maioria eram em dias úteis, o que dificultava principalmente para mim - que como dono de uma loja, não podia comparecer com mais freqüência aos eventos - mas em algumas vezes compareci. Quando as visitas eram aos sábados, não perdia uma. Na AETA, fui conselheiro no primeiro biênio, 89/90, 2º vice-presidente nos anos seguintes; no final da década de 90, fiz parte também da Apo-Vôos do amigo Alexandre Barros, também usuário do Fórum. Como colaborador da mesma forma em 2002, fui colaborador do WING’S CLUB, do amigo Francisco C. Souza. Em tempo, a cada dois meses, a AETA, distribuía entre os associados a revista Runway 09, com informações a respeito da aviação

Obs. Peço desculpas se não anotei o nome de algum colega do Fórum, que foi representante da AETA, em outras localidades.
Os passeios feitos na Embraer, na AFA, e visitas a aeroportos, o grupo de associados era maior, sendo que para esse passeios a AETA, alugava Ônibus ou Micro Ônibus
Em todos os lugares havia um cicerone ou palestrante para nos explicar o motivo das visitas
aos participante das mesmas.
Desculpem se o texto foi longo e chato.

Grande Abraço

CURSIO
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