Anac libera voos no Santos Dumont e Cabral ameaça retaliar

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Black Typhoon
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Anac libera voos no Santos Dumont e Cabral ameaça retaliar

Mensagem por Black Typhoon »

Anac libera voos no Santos Dumont e Cabral ameaça retaliar

O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), ameaçou nesta terça-feira, 3, acabar com o subsídio que o Estado concede ao querosene de aviação se a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mantiver decisão de autorizar a operação de qualquer voo doméstico no aeroporto Santos Dumont. O governador afirmou, ainda, que recorrerá judicialmente da decisão.

"Essa decisão é um deboche com o esforço enorme feito pelo governo do Rio de Janeiro em reconquistar voos internacionais diretos para o Galeão", afirmou Cabral a jornalistas após reunião no Palácio do Planalto. Ele acrescentou que a nova regra também atrapalha os planos de concessão à iniciativa privada do Galeão.

"Se é para fazer guerra, vamos acabar com o subsídio no Santos Dumont", acrescentou o governador. Segundo ele, o Estado cobra atualmente alíquota de 4 por cento no ICMS incidente sobre o querosene, contra cerca de 17 a 18 por cento em outros Estados.

A diretoria da Anac aprovou nesta terça-feira a revogação de portaria que limitava o uso do Santos Dumont a voos da ponte aérea Rio-São Paulo e a aviões de até 50 passageiros. A medida, segundo a assessoria da agência, entrará em vigor assim que for publicada no Diário Oficial, o que deve ocorrer na sexta-feira.

Cabral criticou diretamente o presidente da empresa aérea Azul, David Neeleman, que começou a operar no país há cerca de dois meses e vinha pressionando pela liberação do Santos Dumont. "Isso foi lobby de uma empresa chamada Azul e de um cidadão que fala um português assim, como é mesmo o nome dele?", afirmou o governador.

Fonte: Reuters

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Anac aumenta número de voos no Santos Dumont, no Rio

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou nesta terça-feira (3), por meio de sua assessoria de imprensa, que será revogada a Portaria nº 187. A portaria restringia as operações no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, a aviões da ponte aérea Rio-São Paulo e a aeronaves de pequeno porte.

Atualmente, além da ponte aérea, o Santos Dumont também opera alguns voos para outras cidades, como Juiz de Fora (MG) e Macaé (RJ), mas somente em aeronaves de até 50 assentos.

Com a revogação da portaria, poderão passar a operar no terminal carioca empresas que utilizam aeronaves de grande porte, mas não integram a ponte aérea (entre o Santos Dumont e o aeroporto de Congonhas, em São Paulo).

É o caso da novata Azul, que entrou no mercado brasileiro no fim de 2008 e tem o Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), como principal base de atuação.

Contrário à mudança, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, criticou a decisão da Anac e prometeu aumentar impostos para as novas empresas que operaram no aeroporto Santos Dumont. Cabral diz que o estado reajustará o ICMS sobre o querosene de aviação de 4% para até 18% para as empresas que operarem no terminal.

Decisão

A decisão foi tomada pela diretoria colegiada da agência e a publicação da revogação da regra que valia desde 2005 deve sair até o fim desta semana. De acordo com a assessoria de imprensa da Anac, com a revogação da portaria, será feita uma reunião com as companhias aéreas interessadas em operar no Santos Dumont.

A assessoria ressaltou que as normas de segurança e capacidade operacional do aeroporto serão seguidas - entretanto, dentro desses limites, novos voos com destinos diferentes de Congonhas poderão ser incluídos no Santos Dumont.

O aeroporto, que é disputado por ser localizado próximo do centro e da zona sul do Rio, tem capacidade para operar de forma segura com 23 movimentos/hora (pousos ou decolagens a cada hora), de acordo com a Anac. A agência afirma que o terminal tem um alto percentual de ociosidade, mesmo nos horários de pico.

Atualmente, o maior índice de utilização do Santos Dumont é pela manhã e no fim da tarde - mesmo nesses horários, o aeroporto opera com 16 movimentos/hora, conforme a Anac.

Disputa judicial

A Azul vinha buscando na Justiça o direito de operar no Santos Dumont. Na segunda-feira (1º), uma decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região decidiu que a agência reguladora deveria ignorar a portaria que agora será revogada.

A Anac não se pronunciou oficialmente sobre a decisão favorável à companhia aérea, mas a decisão de revogar a portaria contestada na Justiça veio no dia seguinte à divulgação da decisão do TRF.

Fonte: G1
Afonso
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Re: Anac libera voos no Santos Dumont e Cabral ameaça retaliar

Mensagem por Afonso »

Aviões maiores, pista curta, vôos longos.
Depois não venham reclamar .
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moises Propp
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Re: Anac libera voos no Santos Dumont e Cabral ameaça retaliar

Mensagem por moises Propp »

Olá amigos,
Algumas curiosidades:
Santos Dumont :
Area do Aeroporto: 833.703m2
Patio : 95.800m2
Pistas: 1.323 x 42
1.260 x 30
Estacionamento: 1042 vagas
15 posições para aviões.
Curioso, não é aeroporto internacional, mas tem policia federal.

Congonhas:
Area do Aeroporto: 1.647.000m2
Patio: 77.321m2
Pistas: 1.645 x 45
1.345 x 45
23 posições par aviões.
Estacionamento: Não tem.
Verdadeiro shopping comercial com pista de avião.
Informações da Infraero:

Será que a aeronautica tem equipamentos para conseguir operar com 2 aeroportos juntos !

sds,
Moises Propp
José Cursio
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Re: Anac libera voos no Santos Dumont e Cabral ameaça retaliar

Mensagem por José Cursio »

Boa tarde amigos do Fprim.

Prezado amigo Moises.

Segue abaixo dados informados pala INFRAERO quando da reforma de Congonhas, observe que o pátio foi ampliado e é bem maior do que o do SDU. As pistas, foram reduzidas somente no ¨Virtual¨ as mesmas continuam com as mesmas medida.
Principal > 1940 x 45 (haja visto que tem Boeing 738 decolando com mais de 190 pax) e auxiliar 1435 x 50. Infelizmente ainda continua proibida para pousos e decolagens de jatos comerciais.
As posições da parada são 027 a saber > 12 Fingers mais 15 boxs. Que vai do 13 ao 28
exceto do 17 esse acho que não existe. Nunca ouvi falar nesse nº depois da reforma.
Tem ainda mais uma pista de táxi, a Whisk que ainda não foi homologada, da mesma forma a pista que une as duas cabeceira da pista 17, também não foi homologada.

http://img293.imageshack.us/img293/3531/img999.jpg.
http://img293.imageshack.us/img293/990/img001.jpg

Abraços

Cursio
Rafael Lopes De Freitas S
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Re: Anac libera voos no Santos Dumont e Cabral ameaça retaliar

Mensagem por Rafael Lopes De Freitas S »

Rosvalmir Afonso escreveu:Aviões maiores, pista curta, vôos longos.
Depois não venham reclamar .
Depois do acidente da TAM foi oque mais se falou "pista pequena", e no SDU a pista termina na baia de guanabara.

Abraços
Irineu

Re: Anac libera voos no Santos Dumont e Cabral ameaça retaliar

Mensagem por Irineu »

Cabral criticou diretamente o presidente da empresa aérea Azul, David Neeleman, que começou a operar no país há cerca de dois meses e vinha pressionando pela liberação do Santos Dumont. "Isso foi lobby de uma empresa chamada Azul e de um cidadão que fala um português assim, como é mesmo o nome dele?", afirmou o governador.

Esse cidadão investe pesado no Brasil, dá empregos, paga fornecedores, funcionários e IMPOSTOS, que servem para uma camarilha de políticos e ditos administradores públicos, do Brasil todo, se locupletarem.
Discordar e contestar é uma coisa e atacar e retaliar com baixo nível é outra.
Tupolev
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Re: Anac libera voos no Santos Dumont e Cabral ameaça retaliar

Mensagem por Tupolev »

O E190 e menor e leva menos gente que um B737 ou A319, que estao em uso no SDU todo dia. A Gol ja homologou o B738SFP para o SDU. A diferenca e que o E190 consegue decolar lotado (106) para BSB, SSA ou POA, sem restricoes. Mas ele nao e nenhum absurdo no SDU. Opera muito bem.
Pessoalmente acho CGH pior do que o SDU. O SDU fica ao nivel do mar e a pista tem uma porosidade incrivel, melhor que muito grooving por ai. Se der M..., nao cai na cidade, fica nas pedras ou vai pra agua.
A briga e puramente pela privatizacao do GIG, operacionalmente o SDU esta subaproveitado, comporta muito mais slots.
E o Rio agradece.
Abraco,
Tupolev.
bwach
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Re: Anac libera voos no Santos Dumont e Cabral ameaça retaliar

Mensagem por bwach »

Acho que o governador não entende nada de aviação e muito menos de mercado!!
Por que não utilizar um aeroporto que tem capacidade ociosa?

Onde está o mercado?
Pra que obrigar a população a utilizar um aeroporto distante do centro?? Aliás, Cabral disse que o Galeão é uma PORCARIA. O governador tinha que se preocupar com outras coisas, e não aplicar castigo as cias aéreas aumentando o ICMS dos combustíveis. Parece uma criança.
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arthuramaral_CGR
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Re: Anac libera voos no Santos Dumont e Cabral ameaça retaliar

Mensagem por arthuramaral_CGR »

Acho que não Everton.
Eu acho que a Gol e a TAM já vendem conexão a partir do SDU.
Eu estive lá em janeiro e entre pegar um vôo no GIG às 05:00 e escolher qualquer horário da ponte com conexão em CGH para CGR por preços até menores, o que eu faria?
Hoje vc compra SDU-BSB, SDU-MAO, SDU-POA com conexão em CGH sem maiores problemas...
O GIG tem o mesmo problema que GRU - DistÂncia do centro, com a agravante de que no GIG vc ainda tem que superar o medo dos assaltos que sempre ocorrem no trajeto.
O GIG só vai ser mesmo valorizado quando tiver um transporte melhor entre o centro e ele, como um metrô, trem, etc...
Acho que o Trem Bala que tanto falam entre SP-RJ ameaçam mais o GIG do que a abertura do SDU.
SDU tem que ter slots controlados...
B767
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Re: Anac libera voos no Santos Dumont e Cabral ameaça retaliar

Mensagem por B767 »

Concordo com a comodidade de SDU, nao resta dúvida. Gostei de viajar inúmeras vezes por SDU. Mas, sou da opiniao que deve continuar restrito, favorecendo utilizacao para as regionais e ponte aérea CGH e PLU.

Nao tem estacionamento adequado.
Quando operava para outras cidades antes das restricoes impostas no final de 2005, voce nem conseguia andar direito no saguao de tao entupido ficava.
As salas de embarque ficavam tao cheias que voce nem tinha muitas vezes onde sentar.
Questoes de segurança operacional envolvendo a pista e infraestrutura.

Devemos lembrar que a AZUL nao quer colocar um ou dois voos alí. Quer mesmo fazer um HUB. i.e - operacao intensa.
Sou da opiniao que isto vai desvirtuar a caráter de SDU, e daria uma vantagem desequilibrada para uma empresa só. Nao daria para ter 3 empresas estabelecendo HUBs alí. Se der para uma teria que dar para todas, e isto nas circunstancias atuais nao é possível.

Tem que haver outra solução.
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