Página 1 de 2

Avião cai com 20 pessoas em rio no AM

Enviado: Sáb Fev 07, 2009 18:06
por Irineu
Arnoldo Santos

Direto de Manaus

Um avião com 20 passageiros caiu nas águas do rio Manacapuru, afluente do rio Solimões, por volta das 15h30 deste sábado. De acordo com a Defesa Civil do Amazonas, o acidente ocorreu nas proximidades do município de Manacapuru (AM), a 80 km de Manaus. Até as 18h, quatro pessoas haviam sido resgatadas - duas mulheres, um homem e uma criança.

"Os sobreviventes contaram que viram um dos motores do avião parar. Como há uma pista de pouso desativada próxima da comunidade, achamos que o piloto tentava pousar nela, mas não conseguiu", disse o coordenador da Defesa Civil de Manacapuru, Daniel Guedes.

Dezesseis pessoas estavam desaparecidas até as 18h, entre elas o piloto e o co-piloto da aeronave, que pertence à empresa Manaus Táxi Aéreo. Equipes do Corpo de Bombeiros realizam as buscas com duas lanchas. Segundo a Defesa Civil, que coordena as buscas, o avião ficou submerso.

A aeronave havia partido da cidade de Coari, distante 363 km de Manaus. A comunidade onde ocorreu o acidente, Santo Antônio, está localizada a cinco minutos de barco de Manacapuru. Como é afluente do Solimões, o rio tem fortes correntezas, principalmente na região onde o avisão caui.
Especial para Terra

Fonte: Portal TERRA

Re: Avião cai com 20 pessoas em rio no AM

Enviado: Sáb Fev 07, 2009 20:02
por Starliner
Irineu e demais,
Parece que foi o PT-SEA um Emb 110P1 c/n 110-352

Starliner

Re: Avião cai com 20 pessoas em rio no AM

Enviado: Sáb Fev 07, 2009 20:28
por Sergio de Faria Bica
Foi confirmado como o PT-SEA . Menos um 110 , e mais um pouso de emergência nas águas.
Está virando moda !

Sérgio Bica

Re: Avião cai com 20 pessoas em rio no AM

Enviado: Sáb Fev 07, 2009 21:09
por Afonso

Re: Avião cai com 20 pessoas em rio no AM

Enviado: Dom Fev 08, 2009 07:33
por AeroEntusiasta
Imagem

Re: Avião cai com 20 pessoas em rio no AM

Enviado: Dom Fev 08, 2009 09:42
por Sergio de Faria Bica
Segundo a FAB , foram salvos 4 pax e retirados dos destroços 24 CORPOS ! Lógo , não eram 20 mas 28 o número de ocupantes do Bandeirante !!!


Sérgio Bica

Re: Avião cai com 20 pessoas em rio no AM

Enviado: Dom Fev 08, 2009 10:20
por Afonso
Quase 30 pax ????????? :shocked:
Superlotação num bandeco :bad:

Re: Avião cai com 20 pessoas em rio no AM

Enviado: Dom Fev 08, 2009 10:23
por Paulo Hess
Naquela região tudo é possível, inclusive superlotação. Já imaginou ficar esperando o proximo "transporte" sabe Deus quando? Até parece ônibus circular do Rio ou São Paulo em hora de "rush". Em geral não acontece nada e todos chegam em suas casas sãos e salvos...Mas se acontecer...

Re: Avião cai com 20 pessoas em rio no AM

Enviado: Dom Fev 08, 2009 11:04
por Andre_BR1
O avião foi fretado por um grupo, tanto que tem várias pessoas com mesmo sobrenome. São 2 ou 3 famílias. Não seria surpresa descobrir que decolaram com excesso de peso. Junta-se isto com uma provável pane de motor, que teria sido relatada pelos sobreviventes, e está pronta a receita para o desastre. Isto explicaria o avião cair a 500 metros da pista. Mas é só especulação minha, vamos aguardar os fatos.

Meus pêsames aos familiares.

Re: Avião cai com 20 pessoas em rio no AM

Enviado: Dom Fev 08, 2009 13:08
por Sergio de Faria Bica
Parece que superlotação é comum lá na Amazônia , quer em barcos , aviões ou em qualquer outro meio de transporte . É o verdadeiro FAR WEST ...

Sérgio Bica

Re: Avião cai com 20 pessoas em rio no AM

Enviado: Dom Fev 08, 2009 20:04
por Sergio de Faria Bica
As últimas notícias sôbre o acidente dizem que dos 24 mortos , 20 seriam parentes que tinham locado o Bandeirante par ir a uma festa surpresa em Manaus.

Sérgio Bica

Re: Avião cai com 20 pessoas em rio no AM

Enviado: Dom Fev 08, 2009 20:08
por Marco SBCT
E dizer que essa turma envolvida nesta tragédia ia a Manaus dar uma festa surpresa a um idoso.
Restanos desejar paz às almas e conforto aos que ficam ...

Re: Avião cai com 20 pessoas em rio no AM

Enviado: Seg Fev 09, 2009 09:24
por Andre_BR1
Segundo uma sobrevivente, algumas das crianças não eram de colo, mas viajavam como tal. Isto inclui um dos sobreviventes, de 9 anos, viajando no colo do seu irmão mais velho.

Re: Avião cai com 20 pessoas em rio no AM

Enviado: Seg Fev 09, 2009 10:41
por LucioCavalcanti
Segundo informações que chegam aqui em Manaus, teriam cerca de 4 ou 5 crianças com mais de 6 anos (falam até em 14) que estavam no colo de outros passageiros. Eram cerca de 20 pessoas da mesma família que embarcaram para a festa.
No dia do acidente o tempo estava muito ruim, tanto que, segundo informações, o piloto resolveu voltar por conta do mau tempo.
Segundo relato de uma passageira que sobreviveu, o bandeirante caiu cerca de 10 minutos depois da parada de um dos motores e pelo que ela lembra, "acordou" (disse ter desmaido) com a água na cintura e as pessoas gritando para abrir a janela de emergência. E que logo que o fez, outro passageiro tentou passar por ela e os dois ficaram presos na janela enquanto o avião afundou rapidamente (em segundos, de acordo com o relato). Tanto que, segundo ela, quando o passageiro conseguiu sair e ela saiu atrás, o avaião já havia afundado e ela se guiou pela claridade para chegar à superfície.
Por esse relato, creio que esse tempo presos e bloqueando a saída, foi fatal para várias pessoas que estavam atrás e não conseguiram sair do avião.
Vale lembrar que o Rio Manacapuru em que o avião caiu tem águas escuras e quem está submerso não enxerga mais do que cerca de 1 a 2 metros à frente e "vê" uma claridade em direção à luz. E que Manacapuru está a cerca de 80km de Manaus.

Re: Avião cai com 20 pessoas em rio no AM

Enviado: Seg Fev 09, 2009 10:47
por LucioCavalcanti
Ah! o avião caiu a cerca de 500 metros de uma pista de pouso que existe em Manacapuru. Aparentemente o piloto tentou chegar nessa pista para pousar após a parada do motor, mas não conseguiu.

Re: Avião cai com 20 pessoas em rio no AM

Enviado: Seg Fev 09, 2009 17:27
por Paulo Hess
Estão falando em pane de motor como causa mais plausível do evento. Mas essa aeronave tem duas turbinas...Sempre ouvi dizer que os bi-motores conseguem voar com um só motor operante. Então como fica no caso. Outra coisa. Se houve excesso de peso, será que aferiram o peso de todas as pessoas que estavam no avião...Deus me perdoe, mas será que pensaram em pesar os corpos resgatados para esclarecimento da causa mãe fo fato? Sabemos que a responsabilidade por indenizações com referência ao transportador é objetiva, independe de prova. Mas se for necessário provar culpa grave, na apuração do "quantum" indenizatório, uma falha no processo quanto ao REAL PESO dos que estavam na aeronave ajuda em muito o transportador. A Justiça não vai se satisfazer com a mera alegação de excesso de peso...Vai querer provas concretas e daí???

Avião cai com 20 pessoas em rio no AM

Enviado: Seg Fev 09, 2009 22:05
por Fernando Basto
Ontem, no canal 'NATGEO' (Mayday - desastres aéreos), mostraram um documentário de um Beechcraft que caiu (lá nos USA), exatamente por esse motivo (excesso de peso entre passageiros e bagagens, formando um cálculo errado para o peso máximo de decolagem) !
Um amigo meu. qdo. começou a voar na Antiga Rio-Sul, no 'Bandeirante', disse que as viagens dele lá no Sul, eram sempre problemáticas, por conta do centro-de-gravidade da aeronave !

Re: Avião cai com 20 pessoas em rio no AM

Enviado: Qua Fev 11, 2009 00:07
por Marcelo Affonso
Na verdade ao certo ninguem sabe ainda o que ocorreu, acidente nunca é só por um fator. Dizem que um dos motores falhou, pane? falta de combustível? não se sabe ao exato.
Pelo estado que ficou a aeronave, ele fez um pouso na água, totalmente controlado, o que realmente tirou a vida das pessoas foi a dificuldade em sair da aeronave. acredito.
Estava acima do limite de pax? Pelo que foi relatado, sem dúvida, comandante tem responsabilidade? com certeza, ele é o comandante, se decolou acima do permitido tem sua parcela culpa sim, sei que é uma situação complicada,é o emprego dele, vai ver quantas vezes ele já fez isso sem problemas, falar quando se estar na frente aqui do pc é fácil, complicado é estar na pele do mesmo. Mas que ele tem sua parcela de culpa, não resta dúvida.
Outro ponto, será que Manaus, estaria realmente em tão más condições assim, para obrigar os pilotos a alternarem? Ou será que os equipamentos não estavam em funcionamento normal?

Mas tudo é especulação por enquanto, esperar os laudos, se é que ainda o veremos um dia.....

Abraços

Re: Avião cai com 20 pessoas em rio no AM

Enviado: Qua Fev 11, 2009 08:25
por Regis
11/02/2009 - 01h53

Velocidade de avião definiu tragédia

Uma conjunção de fatores denominada estol causou o segundo maior acidente aéreo da história do Amazonas - a queda no sábado de um turboélice Bandeirante no Rio Manacapuru, no meio da viagem entre Coari e Manaus, que deixou 24 mortos. O termo aeronáutico significa que houve perda de sustentação provocada por uma queda brusca na velocidade da aeronave. Isso teria ocorrido por causa de três fatores: falha mecânica, chuva e erro humano. Excesso de peso e combustível adulterado, as primeiras hipóteses levantadas, estão descartadas. O detalhamento está no primeiro laudo da queda do PT-SEA, que será entregue amanhã por um perito para a Bradesco Seguros, responsável por segurar o turboélice.

A tragédia começou por uma pane mecânica na turbina esquerda do Bandeirante, por motivos que ainda precisam ser esclarecidos pela Aeronáutica - que ainda pode mandar para o exterior a caixa-preta com as últimas gravações de voz do bimotor. "Essa pane não impediria que a aeronave continuasse até a pista, se não fossem os outros dois fatores: as péssimas condições meteorológicas na hora do acidente, um fato, e a possível falha do piloto", afirma o professor de gestão de riscos aéreos da Universidade Federal Fluminense (UFF), Gustavo Mello, contratado pela seguradora do avião para analisar e preparar auditoria sobre as causas do acidente.


Segundo Mello, cada avião tem uma velocidade específica para conseguir sua sustentabilidade no ar. A do Bandeirante é de 130 quilômetros por hora. "Essa velocidade baixou com a pane na turbina e por conta do temporal. Por fim, uma curva feita pelo piloto para tentar chegar à pista em Manacapuru ou voltar a Coari também afetou a velocidade. O piloto chegou a dizer à torre que iria retornar."


O engenheiro frisou que uma eventual falha do piloto numa hora de pânico não é decisiva numa análise de seguro, quando em conjunto com outros fatores que causaram a queda. Mello esteve no local do acidente ontem, investigando em paralelo com os técnicos do Centro Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes (Ceripa). Segundo ele, o impacto da aeronave com a água foi "absurdo". "As pás da turbina direita, que estariam funcionando na hora do choque, estão totalmente empenadas e há um rombo no piso da aeronave feito por um tronco que está no fundo do rio", afirmou. Segundo os investigadores, outra prova da velocidade final exagerada está no laudo cadavérico: 80% das vítimas morreram com o impacto, com o pescoço quebrado, e não afogadas.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/agenc ... 37216.jhtm

Re: Avião cai com 20 pessoas em rio no AM

Enviado: Qua Fev 11, 2009 18:17
por BenitoRBP
Regis escreveu:11/02/2009 - 01h53

Velocidade de avião definiu tragédia
Excesso de peso e combustível adulterado, as primeiras hipóteses levantadas, estão descartadas.
[...]
A tragédia começou por uma pane mecânica na turbina esquerda do Bandeirante, por motivos que ainda precisam ser esclarecidos pela Aeronáutica - que ainda pode mandar para o exterior a caixa-preta com as últimas gravações de voz do bimotor. "Essa pane não impediria que a aeronave continuasse até a pista, se não fossem os outros dois fatores: as péssimas condições meteorológicas na hora do acidente, um fato, e a possível falha do piloto",
[...]
Segundo Mello, cada avião tem uma velocidade específica para conseguir sua sustentabilidade no ar. A do Bandeirante é de 130 quilômetros por hora. "Essa velocidade baixou com a pane na turbina e por conta do temporal. Por fim, uma curva feita pelo piloto para tentar chegar à pista em Manacapuru ou voltar a Coari também afetou a velocidade. O piloto chegou a dizer à torre que iria retornar."
O que achei interessante no "laudo preliminar" é que ele afirma que houve um problema na turbina, mas descarta combustível adulterado, e que o avião conseguiria fazer a curva mesmo monomotor, mas que não conseguiu fazer isso devida as condições metereologicas e a manobra feita pelo piloto, excluindo qualquer influência de eventual excesso de peso.

O engraçado disso é que o cara é perito da seguradora e praticamente eximiu a segurada de culpa...isso é que é isenção.......