Página 1 de 1

Salvador e Porto Alegre...

Enviado: Sáb Jan 24, 2009 09:18
por Paulo Hess
"TAM cria voos em competição direta com a Azul
É de Viracopos que a TAM inicia voos sem escalas para Salvador (BA) e Porto Alegre (RS), exatamente as rotas recém inauguradas pela Azul Linhas Aéreas Brasileiras. Serão dois vôos diários ida/volta para Porto Alegre (às 7h e 17h10), e um para Salvador (às 11h55), operados com equipamento A320." (Notícia no Jetsite)

POR QUE ISSO? É o capitalismo selvagem. Tenta sufocar e matar qualquer concorrente. Porque a TAM não iniciou esses voos antes? Porque esperou até agora para inciá-los?
Aposto e ganho que se a Azul não se sustentar (Que Deus não o permita) a TAM cancela de imediato esses voos... É tudo para ter o gostinho de ver os outros cairem. Acho que o tal de liberalismo econômico não pode ter vez nesse Brasil. Tem de haver freios e contra-pesos para que os pequenos (A Azul ainda será grande....maior que a TAM) possa respirar e viver e o povo ter opções e ser melhor servido.

Re: Salvador e Porto Alegre...

Enviado: Sáb Jan 24, 2009 12:14
por RICARDO HUGO URUGUAY
Isso mostra a imcompetência da ANAC, ou ma fé, já que, em nehum país deixariam isso ocorrer. A Gol contribuiu muito, para que a Rico não se desenvolvesse, nem como, a TAF, fazendo concorrência predatória nas mesmas rotas operadas por elas.

Re: Salvador e Porto Alegre...

Enviado: Sáb Jan 24, 2009 20:44
por Sentaapua
Que sacanagem... ¬¬

Vai saber o que existe na cabeça dessas autoridades...

...por outro lado já me falaram que a Azul já teve facilidades que nenhuma empresa teve... vai entender.

Re: Salvador e Porto Alegre...

Enviado: Dom Jan 25, 2009 19:17
por roesneto
Acho muito difícil a TAM conseguir ganhar uma guerra contra a Azul, que oferece tarifas mais em conta, aviões mais confortáveis e mais opções de horário. Além disso, a AZUL já foi estabelecida com capital social de mais de 200 milhoes de dólares, como que para dar um alerta para os concorrentes de que ela teria cartucho para queimar numa guerra tarifária.

No fim, quem vai sair beneficiado vai ser o consumidor. Dificilmente a TAM vai conseguir repetir com a Azul a tática usada contra a TAF e a Rico. No caso da TAF e da Rico, eram empresas familiares, de origem regional e que tentaram crescer. A Azul é uma empresa que recebeu dinheiro de um pool de grandes investidores.

Re: Salvador e Porto Alegre...

Enviado: Seg Jan 26, 2009 12:16
por BenitoRBP
E o que a TAM deveria fezer neste caso? Assistir sentado o crescimento de um concorrente, que como já disseram acima tem cartucho para queimar?
A reação da empresa é absolutamente normal, faz parte do jogo empresarial e provavelmente já era esperada pela Azul.
Nem o governo nem a ANAC, podem proteger uma empresa da concorrência, exceto se ela for predatória, alias temos mais de um exemplo de empresas "protegidas" que acabaram sucumbindo.
A menos que a TAM esteja praticando Dumping (vender passagens abaixo do preço de custo, apenas para eliminar a concorrência), não cabe intervenção do Estado.
Sorte do pessoal de Campinas, que por enquanto vai ter passagens mais baratas.
Tambem acho que o caso da Azul nem se compara aos da TAF e da RICO, naqueles casos sim a TAM e a GOL usaram do poderio econômico para sufocar a concorrência em linhas que elas competiam diretamente, e que não permitiam a operação por mais de uma empresa.
Neste caso, a TAM esta tentando, impedir o crescimento institucional da AZUL, evitando que passageiros conheçam os serviços da empresa, buscando antecipar, para um momento em que a nova empresa ainda se encontra incipiente, uma concorrência que futuramente será bem mais direta(esperamos).
Isso demonstra que de certa forma a TAM tem "medo", dos serviços da AZUL e tenta evitar que passegeiros conheçam a nova empresa.

Re: Salvador e Porto Alegre...

Enviado: Seg Jan 26, 2009 15:42
por Frg_DF
Uée, A AZUL que se prepare para concorrência...O que a ANAC tem com isso...
A VARIG quebrou por principalmente meter na goela abaixo esse "capitalismo selvagem"....
E agora mudam a conversa...
Com certeza a AZUL vai se preparar para essa "guerra" sem "necessitar" que o Estado assim o facilite...
Afinal...Como diziam muitos em 2006....MERCADO é MERCADO!!!

Re: Salvador e Porto Alegre...

Enviado: Seg Jan 26, 2009 17:32
por Marco SBCT
A ANAC tem obrigação é de fazer a Infraero manter dignamente os aeroportos, TPS, Auxílios, pistas, segurança, as Cias respeitarem os PAX, pois estas turmas todas só pensam nos seus umbigos, preservar os empregos e sonhar que o governo novo que se instala depois das eleições os mantenha nos cargos, rendosos por sinal.
A ANAC já devia estar tocando uma Escola para formação de CTA há muito tempo, o IAC parece não ter forças para dar conta, devia acontecer um choque no sistema e dar vida nova à Aviação Civil brasileira.
Quando se reivindica auxílios melhores nos aeros a Infra joga p/ o DECEA que tem de comprar, etc.. aí vem o DECEA dizendo que a Infra tem de instalar e operar...é o que o meu velho pai dizia; "-seviço sem patrão ....não anda não .."

Re: Salvador e Porto Alegre...

Enviado: Qua Fev 04, 2009 13:15
por PP-VJN
Nada mais coerente que a tam entrar nessas rotas para competir com a azul. Como disseram acima isso chama-se MERCADO e tomara que a GOL também entre na briga dessas rotas assim teremos mais variedades e mais preços baixos e que deus abençoe a guerra tarifária :clap:

Re: Salvador e Porto Alegre...

Enviado: Qua Fev 04, 2009 14:09
por Feldmann
Seria muita ingenuidade das outras cias não terem essas rotas, visto que o aproveitamento da Azul está bom e a Azl sabia que teria concorrencia, eles não são burros. A concorrencia é livre, a guerra tarifaria também. Se a Azl quer ser grande como diz, então ela tem que enfrentar as outras cias de igual para igual.

[]´s