Página 1 de 2

Cessna 210 na Ilha de Pascoa E AGORA NO TAITI

Enviado: Qua Jan 07, 2009 13:58
por PR-WJI
Amigos,

Sei que já discutimos bastante sobre a Ilha de Páscoa em outro tópico, mas o fato de hoje merece um destaque e conhecimento de todos!
Esteve em Foz do Iguaçu (SBFI), no dia 06/01/2009 o Cessna 210 G-SEEK decolando pra Antofagasta (SCFA), no Chile.
Acontece que hoje o Cessna 210 fez Antofagasta (SCFA) - Ilha de Páscoa (SCIP), com previsão de decolagem às 1115z, indo no FL105 estimando 12h45min de vôo a 150 nós, conforme plano de vôo. A aeronave pertence a HOPPER CAMBRIDGE ENGLAND.
Distancia aproximada: 2120nm.

Um vôo monomotor por 12h45 sobre o Oceano.... meeuuu Deus!!! Gerard Moss Junior!!!

Re: Cessna 210 na Ilha de Pascoa!

Enviado: Qua Jan 07, 2009 16:05
por Gustavo Martins
Animado ele hein? Tomara que dê tudo certo... Este piloto é mais corajoso que eu, eu não faria isso, não em um 210.

Re: Cessna 210 na Ilha de Pascoa!

Enviado: Qui Jan 08, 2009 02:22
por BlueConcorde
É, Gerard e Margi são os únicos a dar a volta ao mundo passando pelo Pacífico Sul num monomotor!

Re: Cessna 210 na Ilha de Pascoa!

Enviado: Qui Jan 08, 2009 09:00
por SBLO
Será que o 210 tem autonomia suficiente pra tudo isso, 12:45hs de vôo???

Re: Cessna 210 na Ilha de Pascoa!

Enviado: Qui Jan 08, 2009 21:59
por Irineu
Conversando com o Zé Arthur a respeito, eu disse que o piloto certamente estaria sentado sobre um tanque de combustível.
O Zé discordou, com razão...
Ele disse-me que o 210 era um posto de gasolina com asas... :lol:

Re: Cessna 210 na Ilha de Pascoa!

Enviado: Sáb Jan 10, 2009 17:51
por AntonioMelo
Mais um vôôôô..........ôôôô daqueles discutidos em Paradas Técnicas !!! :clap: para o(s) corajoso(s) piloto(s) e seu avião tanque !!!

Re: Cessna 210 na Ilha de Pascoa!

Enviado: Dom Jan 11, 2009 14:10
por Sergio de Faria Bica
Já que o assunto é vôo de longa distância , lembro do veterano piloto americano , MAX CONRAD e seus vôos solitários , no tempo que GPS era pura ficção científica . Vou procurar o material que tenho e postarei aqui.

Sérgio Bica

Re: Cessna 210 na Ilha de Pascoa! O CARA É LOUCO!

Enviado: Seg Jan 12, 2009 18:50
por PR-WJI
Amigos,

Hoje às 1300z, o Cessna 210 G-SEEK decolou da Ilha de Páscoa rumo ao Taiti.
Segue o plano de vôo do "louco":

Aeronave: Cessna T210M Turbo Centurion
Origem: SCIP (Ilha de Páscoa)
Destino: NTAA (Taiti)
Alternativa: NTTO (Ilha Hao)
Velocidade: N0155
Nível: F105
Tempo de vôo: 15h00

Rota: 25S115W 23S120W 21S125W PATUI RE HAO METUA
Outras informações: EET/NTTT0408 EET/25S115W0209 23S120W0403 21S125W0600 PATUI0757 RE1020 HAO1155 METUA1447 DOF 090112

Abraços!!

Re: Cessna 210 na Ilha de Pascoa E AGORA NO TAITI

Enviado: Seg Jan 12, 2009 20:42
por SBLO
Eis as informações que constam no site Airliners.net:

T210M - Max speed 380km/h (205kt), max cruising speed 367km/h (198kt), long range cruising speed 260km/h (140kt). Initial rate of climb 1030ft/min. Service ceiling 28,500ft. Range at long range cruising speed 1455km (785nm).

http://www.airliners.net/aircraft-data/ ... ain?id=148

Re: Cessna 210 na Ilha de Pascoa E AGORA NO TAITI

Enviado: Seg Jan 12, 2009 21:37
por PR-WJI
Imagina quantos quilos que deve ter esse Cessna quando está decolando... vai que é uma bomba aérea, cheinho de combustivel e duas asas pra sustentar tudo isso!

Re: Cessna 210 na Ilha de Pascoa E AGORA NO TAITI

Enviado: Ter Jan 13, 2009 08:11
por Sergio de Faria Bica
Normalmente esses vôos são feitos com autorização especial do órgão competente , carregando um excesso significativo de peso máximo permitido ,voando muito baixo e , com o passar do tempo , devido ao consumo , é que vai subindo para um nível melhor . Os tanques auxiliares , geralmente de borracha ou metálicos transferem via bomba auxiliar , para os tanques principais . Aqui mesmo , na AEROMOT (POA) foi feita uma modificação dessas para o Sertanejo de um amigo meu , pois ela estava com seu veleiro no Caribe e queria voar até lá com o mínimo de escalas.

Sérgio Bica

Re: Cessna 210 na Ilha de Pascoa E AGORA NO TAITI

Enviado: Ter Jan 13, 2009 12:00
por Sandro
Comentarios do meu tio referente ao topico.

Quando trouxemos os Cheerockes 140 de Miami tivemos que colocar um tanque suplementar no banco traseiro, pois a autonomia normal é de 4,30 horas e o vôo pelo Caribe durava 7,30 horas.A propria Piper se encarregava de adapta-lo somente para aquela viagem, mas realmente vira uma lata de combustivel
Flavio

Trazendo os 140 para o Aeroclube de São Leopoldo

Re: Cessna 210 na Ilha de Pascoa E AGORA NO TAITI

Enviado: Ter Jan 13, 2009 12:06
por Sergio de Faria Bica
Nos 140 de São Leopoldo , o tanque auxiliar era um tonel de combustível e a bomba mandava a gasolina por uma tubulação de plástico até o bocal do tanque . E funcionava muito bem , segundo o Urbano .

Sérgio Bica

Re: Cessna 210 na Ilha de Pascoa E AGORA NO TAITI

Enviado: Dom Jan 18, 2009 15:06
por Sergio de Faria Bica
Alguém sabe quando chegou o 210 na Ilha da Páscoa ?

Sérgio Bica

Re: Cessna 210 na Ilha de Pascoa E AGORA NO TAITI

Enviado: Dom Jan 18, 2009 15:30
por PR-WJI
08/01/2009

Re: Cessna 210 na Ilha de Pascoa E AGORA NO TAITI

Enviado: Dom Jan 18, 2009 15:44
por Sergio de Faria Bica
Obrigado , José Artur

Acompanho tais vôos sempre que posso . Admiro quem faz , já que os meus vôos longos nessa classe de aviões que eu sou um entusiasta , nunca passaram de 5 hs e isso quando eu tinha no máximo 35 anos !

Sérgio Bica

Re: Cessna 210 na Ilha de Pascoa E AGORA NO TAITI

Enviado: Seg Jan 19, 2009 16:37
por bwach
Imagina num voo desses ter que precisar de um banheiro

Re: Cessna 210 na Ilha de Pascoa E AGORA NO TAITI

Enviado: Dom Jan 25, 2009 20:10
por hpcastro
Em http://www.airport-data.com/aircraft/G-SEEK.html:

Airframe Info
Manufacturer: Cessna
Model: CESSNA T210N Search all Cessna CESSNA T210N
Year built: 1982
Construction Number (C/N): 210-64579
Number of Seats: Unknown
Number of Engines: 1
Engine Manufacturer and Model: TELEDYNE CONTINENTAL TSIO-520-R13B
Owner
Address: ,
United Kingdom

Imagem

Algum link para acompanhar o vôo (voo ?) ?

HPDC

Re: Cessna 210 na Ilha de Pascoa E AGORA NO TAITI

Enviado: Dom Jan 25, 2009 21:54
por hpcastro
Oi pessoal, achei...

Outra bela foto do G-SEEK em http://flugzeugbilder.de/netshow.php?id=476311.

Seu dono e piloto é Andrew Hopper, polonês naturalizado inglês, casado, 2 filhos(as), que mora perto de Cambridge, Inglaterra numa casa com sua própria pista de pouso e mais de 5000 horas de vôo. É fodão em tecnologia de computadores.

Sua página pessoal na grande rede: http://www.cl.cam.ac.uk/research/dtg/~ah12/ com links para rota e posição atualizada da presente viagem http://live.adventuretracking.com/andyhopper , rotas já voadas (o cara voou pra cassete...) http://www.cl.cam.ac.uk/research/dtg/~a ... routes.php , fotos http://www.cl.cam.ac.uk/research/dtg/~ah12/photos.html , e um pouso em Courchevel que só vendo http://www.cl.cam.ac.uk/research/dtg/~a ... anding.mpg .... é isso aí garotos! Boa semana para todos.

Re: Cessna 210 na Ilha de Pascoa E AGORA NO TAITI

Enviado: Seg Jan 26, 2009 09:45
por Sergio de Faria Bica
HPCASTRO

Excelenta a sua colaboração ! Quem , como eu , gosta desse tipo de vôo, mas jamais teria coragem para realiza-lo , agradece e aguarda mais colaborações do amigo.

Abs

Sérgio Bica