Britannia no Brasil
Enviado: Qui Jan 01, 2009 21:01
Como disse o Guimarães, os velhinhos demoram a responder. Todavia o "velhinho" aqui (sim afinal farei 59 anos no proximo 28.01 - falta um ano para ser "Sexagenário") acordou muito bem disposto e resolveu escrever.
Como informação para os mais novos do Forum, já existiu uma linha regular operada por Bristol Britannia e que passava pelo Brasil.
Era o vôo da Transcontinetal, empresa Argentina, que voava de B.Aires para New York com
aeronaves Bristol Brittania por ela nomeados "El Gigante Murmurante" ou "Whispering Giant".
Possuiu dois como segue:
c/n 12922 Srs.305 recebido como LV-PPJ re matriculado como LV-GJB
c/n 12923 Srs.305 recebido como LV-PPL re matriculado como LV-GJC
Os vôos eram:
Vôo TO500
3as/Sábados
EZE 18.00 CGH 21.00/22.00 GIG 23.00/24.00 CCS 06.45/07.45 NYC 15.30
Vôo TO501
5as/Domingos
NYC 19.00 CCS 02.30/03.30 GIG 12.15/13.15 CGH 14.15/15.15 EZE 18.15
Segundo o horário da TSA, o trecho NYC/CCS levava 6 horas e 10minutos,
NYC/GIG 15 horas e 30 minutos, NYC/CGH 17 horas e 30minutos e NYC/EZE 21 horas e 30minutos; contando o tempo de vôo e de solo e descontado o fuso horário.
O trecho CCS/NYC/CCS possuia restrições de tráfego.
O Brittania era também utilizado na linha EZE/SCL/EZE e aeronaves Curtiss C-46 nas linhas internas da Argentina e para MVD e ASU.
Lembro-me de ter visto uma vez a noite em CGH o Brittanina e fiquei impressionado como tamanho da aeronave e a decolagem da mesma que realmente causava pouco ruído.
No Rio os escritórios ficavam na Rua Francisco Serrador 2 e em São Paulo na Basílio da Gama 52.
A Transcontinental chegou a possuir 8 C-46, e, antes dos dois Britannias, utilizou dois L-1049H na linha para NYC. Nesta época operava em pool com a Real que também possuia L-1049H e efetuava vôos RIO/MIA.
Os L-1049H eram os c/n 4846 LV-FTU e c/n 4847 LV-FTV.
Começou suas operações em 15.03.1957 e parou de voar em 12.10.1961
Como curiosidade, me lembro que havia um tereno baldio do outro lado da Avenida, em frente a Ala Internacional de Congonhas, e a escada da Transcontinental ficou por lá abandonada um bom tempo.
Não sei se o Cursio lembra deste detalhe.
Starliner
Como informação para os mais novos do Forum, já existiu uma linha regular operada por Bristol Britannia e que passava pelo Brasil.
Era o vôo da Transcontinetal, empresa Argentina, que voava de B.Aires para New York com
aeronaves Bristol Brittania por ela nomeados "El Gigante Murmurante" ou "Whispering Giant".
Possuiu dois como segue:
c/n 12922 Srs.305 recebido como LV-PPJ re matriculado como LV-GJB
c/n 12923 Srs.305 recebido como LV-PPL re matriculado como LV-GJC
Os vôos eram:
Vôo TO500
3as/Sábados
EZE 18.00 CGH 21.00/22.00 GIG 23.00/24.00 CCS 06.45/07.45 NYC 15.30
Vôo TO501
5as/Domingos
NYC 19.00 CCS 02.30/03.30 GIG 12.15/13.15 CGH 14.15/15.15 EZE 18.15
Segundo o horário da TSA, o trecho NYC/CCS levava 6 horas e 10minutos,
NYC/GIG 15 horas e 30 minutos, NYC/CGH 17 horas e 30minutos e NYC/EZE 21 horas e 30minutos; contando o tempo de vôo e de solo e descontado o fuso horário.
O trecho CCS/NYC/CCS possuia restrições de tráfego.
O Brittania era também utilizado na linha EZE/SCL/EZE e aeronaves Curtiss C-46 nas linhas internas da Argentina e para MVD e ASU.
Lembro-me de ter visto uma vez a noite em CGH o Brittanina e fiquei impressionado como tamanho da aeronave e a decolagem da mesma que realmente causava pouco ruído.
No Rio os escritórios ficavam na Rua Francisco Serrador 2 e em São Paulo na Basílio da Gama 52.
A Transcontinental chegou a possuir 8 C-46, e, antes dos dois Britannias, utilizou dois L-1049H na linha para NYC. Nesta época operava em pool com a Real que também possuia L-1049H e efetuava vôos RIO/MIA.
Os L-1049H eram os c/n 4846 LV-FTU e c/n 4847 LV-FTV.
Começou suas operações em 15.03.1957 e parou de voar em 12.10.1961
Como curiosidade, me lembro que havia um tereno baldio do outro lado da Avenida, em frente a Ala Internacional de Congonhas, e a escada da Transcontinental ficou por lá abandonada um bom tempo.
Não sei se o Cursio lembra deste detalhe.
Starliner