Página 1 de 1

Africa e Aviação em 2009 - Evolução de um Sistema

Enviado: Dom Dez 21, 2008 16:56
por Jaime Carneiro
Caros Participantes ,

No final da década de 80, a história mundial registou uma evolução comercial e estratégica de todo o sistema global de transportes. A união Europeia com os seus fundos comunitários incentivou o crescimento de verdadeiras maravilhas de engenharia ex. TGV, Túnel da Mancha, e com a liberalização dos céus nasceram as companhias aéreas de baixo custo. Não só registou-se uma queda no preço dos transportes, mas também um aumento do leque de opções para satisfazer as necessidades de transportação de cada um. De Paris para Londres estava disponível o Comboio, Avião, Bus, ou até mesmo poderia contar com um Ferry para manter a paisagem sempre visível durante a viagem.
Na Ásia a dinâmica de crescimento não ficou aquém das expectativas, pelo contrário, menos não se poderia esperar de gigantes como o Japão e China. Os dois motores das economias Asiáticas remodelaram os seus sistemas de formas a satisfazerem o ritmo de crescimento agressivo das suas economias. Assistiu-se a execução viável de modelos de operação (ex. uso de B747 em rotas de 1 hora de voo) nunca antes idealizados pelos economistas e gestores como sendo modelos eficientes de operação. A evolução nos caminhos-de-ferro ex. Bullet Train, não só oferecia ao consumidor ganhos temporais como também de conforto e preço.
Na América do Norte, competitividade de linhas de Buses ex. Greyhound, e até mesmo carros de aluguer ex. Avis, Budget, disponibilizavam milhares de acentos todos os dias para centenas de destinos a preços nunca antes imaginados. A revolução no sector aéreo estava já bem avançada tendo principiado em 1978 com desregulamentação do mercado. Apesar de nesta altura as pioneiras da aviação comercial ex. TWA, PAN-AM, já se encontrarem mergulhadas em crises profundas fruto da débil análise estratégica e ego dos céus gestores, assistiu-se a consolidação de nomes como a Delta Airlines, sendo que o futuro já estava a ser escrito por companhias como a SouthWest Airlines.
Em África, a evolução não poderia ser tão abrupta, o continente estava a sair dos últimos anos de colonização, deixando economias em queda livre, e não possuía uma estabilidade política suficiente para permitir a livre circulação entre fronteiras.
A priori esta afirmação poderá parecer grotesca e até mesmo excêntrica, mas em 2009 o meio mais eficiente e até mais "seguro" de transporte entre dois países Africanos continuara a ser o avião. Apesar da falta de cumprimento de regras operacionais, manutenção, e segurança, embora o facto de mais de 80% dos aviões do continente já terem sido proibidos de voar nos seus países de origem por motivos variados, a aviação é o sector de todo o sistema de transportes que carece menor investimento, possuindo os menores timings de implementação, acarretando ainda a menor influência política. Estou a comparar investimentos de vários Biliões de dólares para construção de auto-estradas, caminhos de ferro, ou portos versus Centenas de milhões para aquisição de novas frotas, formação técnica, e melhoria das infra-estruturas. Esta afirmação torna-se ainda mais coerente do ponto de vista da segurança física do transporte, evitando a criminalidade que ainda se vive em muitas regiões remotas do continente por onde passam algumas estradas e caminhos-de-ferro e nas quais os governos centrais não exortam qualquer controlo, ou mais grave, ainda existem conflitos étnicos.
Sendo um sector do sistema, regido por organismos internacionais com standards de qualidade, e segurança bem explícitos (ex. IATA, ICAO) visto que os acidentes ou incidentes na sua maioria terminam com consequências devastadores, os governos e as companhias aéreas do continente Africano poderão usar essas condicionantes e pré-requisitos para gerar uma evolução nas aéreas operacionais, solidificando assim a aviação no continente enquanto solucionam a complexa necessidade de evolução e expansão dos outros sistemas de transporte.

Jaime Carneiro :shock:

Re: Africa e Aviação em 2009 - Evolução de um Sistema

Enviado: Qua Dez 24, 2008 15:51
por Jaime Carneiro
Exmo Guimarães,

Existem bons exemplos no continente Africa, o que eu chamaria de exemplos de sucesso. No sul a SAA, e praticamente todo o sistema aéreo Sul Africano é um exemplo de sucesso no continente. Um bocado mais a norte a Ethiopian, é uma "PowerHouse" das companhias Africanas, tradicionalmente voar para Africa sem contar com a Ethiopian será sempre um grande erro de qualquer companhia. O sistema de Hub deles é um exemplo solido de como se pode ter uma companhia de sucesso sem estar sediada num destino preferencial como é o caso de Addis. Ainda podemos olhar para a Kenya ou a Royal Air Marroc, que não estando nem perto do nivel das duas primeiras ainda assim estão bem acima da média.

È necessário alterar este cenário Guimarães, alias já começamos a ver uma maior agressividade na renovação das frotas do continente. Sendo que muito ainda tem de ser feito.

Jaime Carneiro :shock:

Re: Africa e Aviação em 2009 - Evolução de um Sistema

Enviado: Sáb Dez 27, 2008 16:25
por Pablo
Fiquei surpreso com essas afirmações. Eu sempre soube que o tranporte aéreo na África era o mais inseguro, porém eu não tinha percebido que a segurança para construir e manter qualquer outro transporte por terra seria tão precária. Sem dúvida, enquanto questões de rivalidade tribal não forem pacificadas não será possível viajar por terra na África.
Vejam os links do meu site para fotos de aeronaves da Embraer operadas por companhias africanas.
http://www.pabloaerobrasil.net/albuns/pages/494_jpg.htm (ERJ 135 da South African Airways)
http://www.pabloaerobrasil.net/albuns/pages/492_jpg.htm (ERJ-135 da Airlink Zimbabwe)
http://www.pabloaerobrasil.net/albuns/p ... 30_jpg.htm (Embraer 190 da Virgin Nigeria)

www.pabloaerobrasil.net
Álbum e Portal de história da Aviação

Re: Africa e Aviação em 2009 - Evolução de um Sistema

Enviado: Dom Dez 28, 2008 07:24
por Jaime Carneiro
Guimarães escreveu: ... ainda restam muitos paises para serem citados e em relação à eles pouco ou quase nada se pode dizer ou mesmo elogiar em termos de aviação .

Realmente a África do Sul está a um nível muito acima da media e com certeza comparável ou mesmo superior ao de muitos países da UE. Existe a tradição de secretismo e é muito difícil avaliar o estado da aviação na maioria do continente, mas usando o facto que a maioria dos países africanos ou estão em crise politica, ou tribal; então a muito pouco tempo estão em paz daí ainda ser difícil avaliar progressos.

O Pablo não sabia que haviam tantos "Senão" em Africa :D , realmente a maioria das pessoas faz analises técnicas sem colocar os cenários num contexto na macro escala. Africa é um continente difícil, as fronteiras não foram escolhidas pelos africanos mas sim pelos colonizadores, e daí ainda no século XXI existirem conflitos étnicos e até mesmo tribais.

Vamos pelos ares que aí estaremos seguros :clap:

Re: Africa e Aviação em 2009 - Evolução de um Sistema

Enviado: Dom Dez 28, 2008 08:33
por agostinho
"As fronteiras não foram escolhidas pelos africanos, mas sim pelos colonizadores".Sem querer entrar em política, você realmente está a falar a verdade.Mas contudo, algo deve ser feito, porque esta sangria entre nós, não é solução para nenhum dos problemas, como temos visto até agora.impulsionemos o sistema de aviação segura na nossa áfrica assim como todo género de transporte, principalmente o rodoviário, porque não há país que desenvolva somente pela aviação, muito mais ainda , quando se trata de países vizinhos e do mesmo continente.

Re: Africa e Aviação em 2009 - Evolução de um Sistema

Enviado: Seg Dez 29, 2008 07:49
por Jaime Carneiro
Agostinho,

Concordo, "infelizmente" eu só entendo mesmo de aviação :lol: , com certeza carecemos de uma evolução em todas as áreas do sistema de transportes.