Apertem os cintos... O piloto não sabe pousar!

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Fernando Basto
MASTER
MASTER
Mensagens: 1170
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 14:47
Localização: Cabo Frio - RJ
Contato:

Apertem os cintos... O piloto não sabe pousar!

Mensagem por Fernando Basto »

Imagem

"Parece história de comédia no cinema. Mas aconteceu na vida real. Um piloto que conduzia um Bombardier Q400, da companhia Flybe, de Cardiff, no País de Gales, a Paris, voltou ao ponto de origem ao se aproximar do aeroporto Charles de Gaulle, na capital francesa, que estava mergulhada em forte nevoeiro. O motivo: ele admitiu não ter preparo para pousar a aeronave.

"Infelizmente não sou qualificado para aterrissar o avião em Paris", disse aos passageiros o piloto, que levou o Bombardier de volta a Cardiff.

Impressionante!!!

O piloto, cujo nome não foi divulgado, tem 30 anos de experiência, mas não havia completado o treinamento para pouso de um Bombardier Q400 em situação de baixa visibilidade.

A Flybe apoiou totalmente a decisão do seu funcionário, que espera terminar em breve o curso para pousos em meio a nevoeiro. Tudo bem, ele foi sincero, mas imagina o frio na espinha dos passageiros..."

FONTE: BLOG 'Page Not Found' por Fernando Moreira - 17/12/2008
Fernando Basto -
http://www.fbasto.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Cabo Frio - RJ
Tupolev
PC
PC
Mensagens: 188
Registrado em: Ter Fev 15, 2005 14:49
Localização: Brasil - RJ

Re: Apertem os cintos... O piloto não sabe pousar!

Mensagem por Tupolev »

Provavelmente ele nao tinha o treinamento de CAT II ou algo assim.
Tupolev.
Marco SBCT
MASTER
MASTER
Mensagens: 2950
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 21:52
Localização: Curitiba-PR-BR

Re: Apertem os cintos... O piloto não sabe pousar!

Mensagem por Marco SBCT »

Tupolev, creio ser isso, a Gol levou tanto tempo p/ dar o cat II para suas trips , por ex. ....
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
Black Typhoon
MASTER
MASTER
Mensagens: 3228
Registrado em: Qui Jan 27, 2005 21:27
Localização: na Lua, sozinho e feliz

Re: Apertem os cintos... O piloto não sabe pousar!

Mensagem por Black Typhoon »

Incident: Flybe DH8D at Paris on Dec 16th 2008, regulations prevent landing

A FlyBe de Havilland Dash 8-400, registration G-ECOV performing flight BE1431 from Cardiff,EN (UK) to Paris Charles de Gaulle (France) with 62 passengers, was approaching Charles de Gaulle Airport in dense fog, when the captain decided rules did not permit him to execute the landing. The crew therefore decided to return to Cardiff.

The captain had just converted from the Dash 8-300 to the -400 and had not yet completed the necessary low visibility procedures' (CATII) training on the -400 type to perform the landing in the present runway visual condtions. Metars reported the visual range between 650 and 1100 meters, but reflect only the observation at the given time without necessarily showing the present conditions in between observation points.

According to FlyBe the weather in Paris was clear, when the airplane departed Cardiff deteriorating while the aircraft was airborne. Metars at CDG indicate, that the fog was more dense at the time of departure and visibility was gradually improving.

FlyBe stands 100% behind the captain's decision. The passengers were rebooked onto the next flight to Paris or offered a refund.

Metars:
LFPG 161130Z 00000KT 0700 R27L/0900VP1500U R09R/0700N R26R/1400VP1500U R08L/1300VP1500U R26L/1200VP1500U R08R/1100VP1500 R27R/0750D R09L/0600V0900D FG BKN000 BKN001 OVC002 M00/M01 Q1015 NOSIG
LFPG 161100Z 00000KT 0600 R27L/0900U R09R/0900N R26R/1000VP1500N R08L/1300VP1500 R26L/1300VP1500U R08R/P1500 R27R/0700V1300U R09L/0800V1000U FG BKN000 BKN001 OVC002 M00/M00 Q1015 NOSIG
LFPG 161030Z 00000KT 0400 R27L/0800N R09R/0650N R26R/1000VP1500U R08L/1100VP1500U R26L/0900VP1500N R08R/1100VP1500U R27R/0600N R09L/0800V1300U FG VV/// M00/M01 Q1016 NOSIG
LFPG 161000Z 00000KT 0250 R27L/0500N R09R/0500V0600N R26R/1100U R08L/0750VP1500U R26L/0550V0750U R08R/0700N R27R/0550V0750N R09L/0500N FG VV/// M00/M01 Q1016 NOSIG
LFPG 160930Z 00000KT 0250 R27L/0400V0550N R09R/0450N R26R/0600N R08L/0750V1000N R26L/0650U R08R/0550V0750N R27R/0450N R09L/0400N FG VV/// M00/M01 Q1016 NOSIG
LFPG 160900Z 00000KT 0200 R27L/0400N R09R/0450V0550N R26R/0600N R08L/0700D R26L/0550N R08R/0500V0700D R27R/0400N R09L/0350V0500N FG VV/// M00/M01 Q1016 NOSIG
LFPG 160830Z 00000KT 0300 R27L/0400N R09R/0400N R26R/0600N R08L/0550N R26L/0600U R08R/0500V0600N R27R/0400V0550N R09L/0400N -DZ FG VV/// M00/M01 Q1016 NOSIG (departure in Cardiff)

Fonte: Simon Hradecky (Aviation Herald)
Responder