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EMB-145 com pintura igual do Legacy 600 acidente Gol

Enviado: Sáb Set 20, 2008 11:49
por Black Typhoon
Oi gente!

Ontem (19) foi fotografado em São José dos Campos um Embraer EMB-145 "Shuttle" da Empresa Estatal Petróleos del Ecuador (era um vôo de testes) com a pintura igual ao mesmo "Legacy 600" da americana ExcelAire Service que colidiu com o B737 da Gol no dia 29/09/2006.

Até agora não entendi o motivo desta pintura igual, porém acho sacanagem por parte desta estatal equatoriana...

Pensando bem nisso, ninguém deu mais notícias sobre o "Legacy 600" que ficou retido na Base Aérea da Serra do Cachimbo. Ainda está lá?

Vejam as fotos abaixo e opinem

Foto do EMB-145 "Shuttle"

Imagem

Foto do "Legacy 600" tirada 14 dias antes do acidente com o B737 da Gol

Imagem

Enviado: Sáb Set 20, 2008 13:04
por rafa28_alq
Normalmente as pinturas para avioes privados são escolhidas num conjunto de pinturas propostas pelo construtor...
Secalhar é sacanagem da Embraer, nao?

E, a pintura da Gol continua a existir... Porque a pintura do aviao que chocou contra o Gol nao pode existir também?!

Enviado: Sáb Set 20, 2008 18:13
por Black Typhoon
rafa28_alq escreveu:Normalmente as pinturas para avioes privados são escolhidas num conjunto de pinturas propostas pelo construtor...
Secalhar é sacanagem da Embraer, nao?
Primeiramente quero precisar que, sendo este um fórum de discussão, cada um tem a própria opinião e coloca a sua versão, gostando, ou não gostando, certo? Evidentemente a minha opinião não coincide com a sua, mas a respeito, exigindo reciprocidade.

Em segundo lugar, o EMB-145 da foto acima é de uma empresa estatal equatoriana, não de um cliente privado. O que acho estranho é uma empresa estatal ter escolhido esta pintura (que já não deu sorte para a ExcelAir Service) ao invéz de identificar-se com suas próprias cores, como a Shell Oil Company fez com seu EMB-175 "Shuttle" e a Sirte Oli Company com seu EMB-170 "Shuttle"
rafa28_alq escreveu:E, a pintura da Gol continua a existir... Porque a pintura do aviao que chocou contra o Gol nao pode existir também?!
Faça esta mesma pergunta aos parentes das vítimas do avião da Gol e terá uma resposta válida.

Enviado: Sáb Set 20, 2008 18:23
por SBLO
Aparentemente, a única diferença é a de que o N600XL tem uma faixa dourada, enquanto que o Legacy equatoriano tem uma faixa cinza.

Parece que esta é uma pintura padrão dos Legacy, vejam só esta foto:

http://www.aircraftspotting.net/triprep ... _small.jpg

Abraço

Enviado: Sáb Set 20, 2008 20:44
por Vector
SBLO escreveu:Aparentemente, a única diferença é a de que o N600XL tem uma faixa dourada, enquanto que o Legacy equatoriano tem uma faixa cinza.

Parece que esta é uma pintura padrão dos Legacy, vejam só esta foto:

http://www.aircraftspotting.net/triprep ... _small.jpg

Abraço
No N600XL a faixa é dourada e no equatoriano é verde.

Além do mais não vejo o que a pintura tenha a ver com o acidente. E não vejo desrespeito algum as famílias das vítimas.

Se fosse assim, a TAM teria de mudar a pintura, e qualquer outra empresa deveria mudar a pintura de todos os aviões após algum acidente.

A pintura é um item de escolha do cliente. Ele pode trazer seu próprio esquema ou escolher dentre algum esquema proposto.

Não sei porque ver sacanagem nisso... de qualquer das partes que seja.

Sds,
Vector

Enviado: Dom Set 21, 2008 05:24
por Irineu
Penso que faltou criatividade ou excesso de mau gosto, apenas isso.

Enviado: Dom Set 21, 2008 08:57
por Black Typhoon
Eu vejo sim uma certa sacanagem, considerando que este avistamento ocorreu alguns dias antes do 2º aniversário do acidente entre o Legacy 600 da ExcelAir Service e o B737 da Gol. Coincidência? Talvéz, mas me permitam de ficar com esta minha opinião.

Acho que o EMB-145 da EEPA saiu na hora errada e na época errada, só isso...

Enviado: Dom Set 21, 2008 18:15
por rafa28_alq
Vector escreveu:
Se fosse assim, a TAM teria de mudar a pintura, e qualquer outra empresa deveria mudar a pintura de todos os aviões após algum acidente.

Sds,
Vector
A TAM por acaso mudou, mas não tinha de mudar...

e que eu saiba uma empresa estatal que compra um aviao VIP, é considerado como privado, e como tal pode escolher a sua pintura de um catálogo.

A pintura é simples e engraçada, e se eu tivesse um avião não tinha qualquer problema em ele ter essa pintura, não vejo sacanagem nenhuma...
E se existir é da Embraer ao deixar a pintura no seu catálogo.
De certeza que a empresa que comprou o aviao não viu o acidente na TV, e pensou "eu quero aquela pintura"!

Enviado: Dom Set 21, 2008 18:22
por Vector
rafa28_alq escreveu:
Vector escreveu:
Se fosse assim, a TAM teria de mudar a pintura, e qualquer outra empresa deveria mudar a pintura de todos os aviões após algum acidente.

Sds,
Vector
A TAM por acaso mudou, mas não tinha de mudar...

e que eu saiba uma empresa estatal que compra um aviao VIP, é considerado como privado, e como tal pode escolher a sua pintura de um catálogo.

A pintura é simples e engraçada, e se eu tivesse um avião não tinha qualquer problema em ele ter essa pintura, não vejo sacanagem nenhuma...
E se existir é da Embraer ao deixar a pintura no seu catálogo.
De certeza que a empresa que comprou o aviao não viu o acidente na TV, e pensou "eu quero aquela pintura"!
E a Embraer tb não tinha nada que tirar pintura nenhuma do catálogo. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Portanto, não vejo nada demais neste fato. Além do mais as pinturas são parecidas, mas não iguais.

Sds,
Vector

Enviado: Dom Set 21, 2008 19:48
por Black Typhoon
Alguém se ofende se digo que a minha opinião a respeito deste assunto é a mesma expressa anteriormente?
Vector escreveu:Além do mais as pinturas são parecidas, mas não iguais.
Muuuuuuuuuuito parecidas e não iguais só por causa de uma cor diferente, mas o desenho é o mesmo. Se não tivesse sido igual nem teria aberto este tópico e nem colocado as fotos comparativas...

Certo, não sempre as companhias aéreas mudam de pintura depois de acidentes causados por seus aviões, porém virou bastante comum esconder o logo e até a pintura da companhia aérea envolvida (como ocorreu com o E-190 da Aero República perdido no acidente de dois anos atrás, só para fazer um exemplo).

Enviado: Dom Set 21, 2008 20:23
por Vector
Black Typhoon escreveu:Alguém se ofende se digo que a minha opinião a respeito deste assunto é a mesma expressa anteriormente?
Vector escreveu:Além do mais as pinturas são parecidas, mas não iguais.
Muuuuuuuuuuito parecidas e não iguais só por causa de uma cor diferente, mas o desenho é o mesmo. Se não tivesse sido igual nem teria aberto este tópico e nem colocado as fotos comparativas...

Certo, não sempre as companhias aéreas mudam de pintura depois de acidentes causados por seus aviões, porém virou bastante comum esconder o logo e até a pintura da companhia aérea envolvida (como ocorreu com o E-190 da Aero República perdido no acidente de dois anos atrás, só para fazer um exemplo).
E quem está ofendido aqui???

Sim, as pinturas são muito parecidas. É verdade.

E ninguém está pedindo para ninguém mudar de opinião. Opinião é opinião, cada um tem a sua.

Cobrir logotipos depois de um acidente é prática comum e visa evitar expor negativamente a marca da empresa, pois com certeza isso será noticiado pela imprensa com fotos do avião acidentado. Quanto menos se expor a marca numa situação dessas, menos afetada será a imagem da empresa. Pelo menos é o que alguns acreditam.

Mas no caso da acidente da avião da GOL não temos nada disso. Um avião executivo, que não carregava logomarcas, se involveu em um acidente. Agora outra aeronave sai com uma pintura, como vc diz, muuuuuiiiiiito parecida... e... qual o problema?

Lembro que no caso daquele triste acidente, o que ficou evidente, e a imagem manchada foi a do sistema de controle aéreo brasileiro, e dos pilotos americanos envolvidos.

Sds,
Vector

Enviado: Dom Set 21, 2008 20:35
por Black Typhoon
Vector escreveu:Agora outra aeronave sai com uma pintura, como vc diz, muuuuuiiiiiito parecida... e... qual o problema?
talvéz me expressei mal anteriormente. Não tenho nada contra esta pintura (que pessoalmente não é do meu gosto já que vi pinturas mais bonitas nos Legacy). O que achei pouco conveniente é a saída do "forno" deste avião e com esta pintura que lembra o Legacy 600 da ExcelAir Service quando faltam poucos dias para o 2º aniversário do acidente com o B737 da Gol, só por isso que utilizei o termo sacanagem. :wink:

Enviado: Dom Set 21, 2008 20:48
por Vector
Black Typhoon escreveu:
Vector escreveu:Agora outra aeronave sai com uma pintura, como vc diz, muuuuuiiiiiito parecida... e... qual o problema?
talvéz me expressei mal anteriormente. Não tenho nada contra esta pintura (que pessoalmente não é do meu gosto já que vi pinturas mais bonitas nos Legacy). O que achei pouco conveniente é a saída do "forno" deste avião e com esta pintura que lembra o Legacy 600 da ExcelAir Service quando faltam poucos dias para o 2º aniversário do acidente com o B737 da Gol, só por isso que utilizei o termo sacanagem. :wink:
Talvez uma infeliz coincidência. Mas não dá pra pedir pro cliente mudar a escolha da pintura, ou para atrasar ou antecipar o recebimento do seu avião.

Cordiais abraços
Vector

Enviado: Seg Set 22, 2008 00:06
por Matheus
Que discussão sem pé nem cabeça. Um falando que é a opinião é dele e ninguém pode mudar e ao mesmo tempo tentando impor a opinião dele aos outros, vai entender?

Agora minha opinião.
A pintura é muito bonita, pouquíssimas pessoas lembrarão que ela é parecida com o N600XL e se lembrarem, quem se importa? Não foi por causa da pintura que o acidente aconteceu e por um outro lado, podem achar que deu "azar", mas na verdade deu é sorte para o Legacy, pois são raros os casos de aviões conseguiram pousar após colidirem com outros em pleno ar.

Abraços

Matheus