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Fraseologia em HF (Duvida)

Enviado: Qua Set 10, 2008 11:31
por Observador
Ola...

As empresas aéreas estao voltando a adotar o uso do HF como radio stdby e backup para caso de falha de comunicação VHF, e até mesmo para comunicação com a empresa. Digo "voltando", pois na Gol por exemplo, foram definidas frequencias e procedimentos de testes periódicos para checar a frequencia da compania, coisa q algum tempo atraz o HF estava ali mais para bonito. Só que parece que não á treinamento para pessoas que nunca operaram essa modalidade de comunicação de alta frequencia.

Notei que a forma de falar é um pouco diferente da habitual e padronizada comunicação em VHF. Por exemplo, ao chamar o Centro Amazonico, ao invez de chamar "Centro Amazonico, Gol1234"..... percebi que se fala algo tipo "Amazonico Amazonico, Gol 1234 em 11,444 (ex.)"

Quais outras formas especificas de fraseologia em HF? Alguém saberia se existe algum manual digital sobre isso?

Abraço

Enviado: Qua Set 10, 2008 14:03
por Afonso
Olha, Observador,

Eu ouço o HF quase que a mais de 20 anos, e não tem um método específico.
Apenas fala-se pouco e mais objetivo possível.
Isso pode ser esclarecido devido a propagação, que as vezes é boa e outras vezes nem tanto.
Agora, creio que as cias que usam o hf devem prestar um micro curso para não largarem a função sem um dominio.
O padrão de chamado é isso mesmo, duas vezes o nome da rádio e a frequencia que está falando.
As vezes existe uma frequencia secundária para caso a propagaçao esteja ruim.
Se tiver outras dúvidas me escreva.

Enviado: Qua Set 10, 2008 14:22
por Observador
Ola Rosvalmir

Obrigado pela resposta.
Outra coisa que eu aprendi, é que usam-se frequencias mais altas ou mais baixas (dentro das publicadas) conforme o periodo do dia, no caso as mais altas são melhores durante a noite, e as baixas nos periodos diúrnos... esta certo?

Outra coisa ainda sobre a fraseologia, seria no momento do teste SELCAL, como seria o jeito coreto de comunicar e solicitar o teste?

Um abraço

Enviado: Qua Set 10, 2008 15:13
por Afonso
Corretissimo, de dia as frequencias altas e a noite as baixas.
Uma frequencia que se usa e se ouve bem é a 17.955 khz.
Ouve-se facilmente South African, Emirates e o Angolano indo ao GIG.

Quanto ao selcal eu sempre ouvi dessa maneira:
ATC quando chama solicita o selcal, e a aeronave responde se recebeu ou não.ou seja se acendeu a luz no painel ou não.
Depois passa as coordenadas de extimados e seus waypoints respectivos.

As vezes, e isso se dava na época da Varig, a tripulação solicitava o check do selcal com a cia.
Hoje a Flex (Antigo CCO Varig)presta auxilio a algumas cias no HF.
A GOL está para a antiga Varig, pois possui sua própria estação de hf.

Enviado: Qui Set 18, 2008 20:05
por Teixeira
As frequências da Gol são as seguintes:

9.004, 11.271, 17.928, 15.082, 21.976

Enviado: Sáb Out 18, 2008 01:03
por osmair
Esse negócio de SEL CAL me faz lembrar quando pédíamos teste do equipamento na Varig. Chamávamos o GIG aqui de CGH pedindo seletiva para SEL CAL para o código do avião em questão, e logo recebíamos a chamada.

Enviado: Sáb Out 18, 2008 11:28
por Afonso
Pena que o HF está com os dias contados.
Transmissões via satelites irão encerrar um ciclo que fez muito sucesso para quem ama ouvir fonias através das ondas curtas :cry:

Re:

Enviado: Dom Mai 31, 2009 10:40
por Observador
Rosvalmir Afonso escreveu:Pena que o HF está com os dias contados.
Transmissões via satelites irão encerrar um ciclo que fez muito sucesso para quem ama ouvir fonias através das ondas curtas :cry:
Acho difícil o HF desaparecer da aviação.
Na aviação, grande parte dos sistemas obsoletos, permanecem sendo usados como backup, pelo menos no Brasil.