FAB terá o Rafale

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Thiago

FAB terá o Rafale

Mensagem por Thiago »

Jobim admite acordo total com a França: FAB terá o Rafale
(Da Redação, 28 de Agosto de 2008)

Em discurso proferido ontem na Base Aérea de Anápolis, durante a cerimônia de recebimento dos últimos caças Dassault Mirage 2000 adquiridos usados da França, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, admitiu implicitamente que o futuro caça multifuncional de nova geração da Força Aérea Brasileira (FAB), o Programa FX-2, deverá ser o Dassault Rafale.
Segundo o ministro, “o que precisamos é nos organizar em termos de nossa capacitação. Chega de pensarmos pequeno. Chega de termos pretensões de curto prazo. Precisamos ter afirmações de curto, médio e de longo prazo. E a capacitação de um temor dissuasório efetivo no Brasil é fundamental, tendo em vista sua perspectiva de país grande. E é por isso que, no final do ano, em dezembro, comparecerá ao Brasil Sua Excelência o presidente (francês, Nicolas) Sarkozy, e o Brasil firmará grande acordo estratégico com a França, que envolve não só trocas e trabalhos na área de defesa, mas fundamentalmente a possibilidade de ampliação de nossa base industrial de defesa em aliança com os franceses”. Jobim destacou, como fundamental na escolha da parceria, o fato de que “os franceses e a França são o país que, nos diálogos que fizemos pelo mundo, com a Índia, com a Rússia, com a Suécia, com os Estados Unidos, em todos eles só encontramos efetivamente com os franceses uma transparência, uma disposição real de uma parceria estratégica com o Brasil. Não somos, não seremos e não continuaremos a ser meros consumidores de produtos de defesa, seremos, isso sim, produtores de serviços de defesa na integração do desenvolvimento brasileiro. Os dois Mirages que ora nos são entregues é o final de um ciclo. Teremos um novo ciclo. Um novo ciclo em que os produtos terão, junto com o ciclo, claramente, as cores brasileira e francesa para afirmar a efetividade do Brasil como um país grande”.
Jobim também anunciou, para os próximos dias, a apresentação à população brasileira de um “Plano Estratégico Nacional de Defesa”. Durante os eventos de ontem, em Anápolis, o ministro teve ainda a chance de realizar um vôo, de cerca de 50 minutos, num Mirage 2000B

Fonte: Revista Asas
http://www.revistaasas.com.br/index.php ... 6&LE=atual
jambock
MASTER
MASTER
Mensagens: 2461
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 16:37
Localização: Porto Alegre/RS
Contato:

Mensagem por jambock »

Prezado Thiago:
Ao módico prêço de R$177,8 milhões a unidade. :O.o:
Um abraço e até mais...
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com

Na aviação, só a perfeição é aceitável
Avatar do usuário
AntonioMelo
PC
PC
Mensagens: 344
Registrado em: Seg Jan 09, 2006 07:46
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por AntonioMelo »

Nunca fiz um comentário aqui nessa seção do AeroFórum (também leio pouco), mas acredito que já está mais do que na hora do Brasil de firmar como a potência da América do Sul e para isso ele precisa, sem dúvida, de um caça de superioridade aérea como o Rafale e em quantidade (me perdoem se já foi citado).

Abração !!!
Antonio Melo
Entusiasta da Aviação
Responder