Página 1 de 2

Passaredo adquire duas aeronaves Embraer

Enviado: Sex Ago 01, 2008 17:09
por Black Typhoon
Passaredo adquire duas aeronaves Embraer

A Passaredo Linhas Aéreas reforçou sua frota com a aquisição de mais duas aeronaves do modelo Brasília EMB 120 Advanced. Os aviões começam a operar ainda este ano, sendo um na primeira quinzena de setembro e o outro em novembro.

As aeronaves chegam para reforçar as atuais rotas operadas pela companhia e também para as novas rotas que devem ser iniciadas pela Passaredo ainda neste ano. Com a aquisição a empresa passa a contar com seis aeronaves, todas do mesmo modelo.

"Com esses dois aviões atingimos o nosso planejamento de terminar 2008 com seis aeronaves", explica o diretor comercial da Passaredo Ricardo Cagno. De acordo com o diretor presidente da Passaredo, comandante José Luiz Felício, a ação resultará um aumento de 40 a 50% no número de passageiros atendidos pela companhia.

Fonte: Mercado e Eventos

Enviado: Sex Ago 01, 2008 19:58
por Djalma Junior
Não seriam os EMB-120 da ONE? Havia um boato de que iriam para a Passaredo os PT-SLC/SLD/SLE.

Enviado: Sex Ago 01, 2008 20:04
por Marco SBCT
Fala-se no SLC e no SLE, ficando SLD para último na chegada.

Enviado: Sáb Ago 02, 2008 00:03
por AB3
Se compraram realmente, não duvidem que rematriculem como PSE, PSF, PR-...

Enviado: Sáb Ago 02, 2008 13:59
por Becker
Se compraram da ONE estão FERRADOS, pois a AIRMINAS esteve olhando estas acfts e não gostaram nada do que viram, pois a documentação esta tudo OK ,porém os aviões estão no BAGAÇO...

Enviado: Sáb Ago 02, 2008 22:38
por AB3
Becker escreveu:Se compraram da ONE estão FERRADOS, pois a AIRMINAS esteve olhando estas acfts e não gostaram nada do que viram, pois a documentação esta tudo OK ,porém os aviões estão no BAGAÇO...
Eles pegaram os melhores da frota o SLC, SLE! Ruim mesmo é o OAO, OAP...

Enviado: Dom Ago 03, 2008 12:14
por Becker
REPITO que a AIRMINAS NÃO GOSTOU DE NNNNNAAAAADDDDDAAAAA....

Enviado: Dom Ago 03, 2008 18:47
por Phenom
Por falar em Air Minas, cadê o WKI?

Abraço

Enviado: Dom Ago 03, 2008 21:17
por Becker
Esta na VEM em POA com a papelada do motor direito e do APU enrolada mais o TCAS que foi instalado por uma empresa de SP que não esta homologado ...

Enviado: Qua Ago 27, 2008 08:52
por vitinho
Tranqueiras? Porque?

Enviado: Sex Ago 29, 2008 01:17
por vitinho
Voei no PSB na segunda-feira passada, pra mim ele estava muito bem.
Mas juro que ficaria com um pé atras se fosse o OAN, ele ja teve um probleminha aqui em SSA.

Enviado: Sex Ago 29, 2008 20:28
por AB3
vitinho escreveu:Voei no PSB na segunda-feira passada, pra mim ele estava muito bem.
Mas juro que ficaria com um pé atras se fosse o OAN, ele ja teve um probleminha aqui em SSA.
O OAN hoje está CURADO desse mal... rs... tá se adequando a vida Passaredo, esqueceu os tempos de OceanAir...

Enviado: Sáb Ago 30, 2008 14:49
por AB3
Guimarães escreveu:
vitinho escreveu:... se fosse o OAN, ele ja teve um probleminha aqui em SSA.
... voce deveria ter dito VARIOS probleminhas em Salvador ...
Ele deve se referir ao pouso MONO após duct leak... e virou capa de jornal.

Enviado: Dom Ago 31, 2008 19:04
por Vector
Guimarães escreveu:
vitinho escreveu:Tranqueiras? Porque?
... primeiro porque o E 120 já deu o que tinha de dar .
pode ser veloz para a sua categoria , mas pela idade se tornou
de manutenção complicada em função de estoque de peças ....

apertado , restrito em autonomia , restito em espaço de bagagens
para os passageiros , restito em conforto para os tripulantes .....

... segundo porque para se ter o bom nome de uma empresa aérea
é necessario antes de tudo uma manutenção decente ...

... terceiro porque a exceção do PSA e do PSB os outros dois estão
uma porcaria voadora , o morcego negro está caindo aos pedaços
e o OAN dispensa maiores comentarios ...

... são tranqueiras sim e muito tranqueiras ..

Bem não quiz responder antes pois queria colher outras opiniões. Fui então atrás de pessoas que trabalham com o EMB-120, tanto na operação (pilotos) como na manutenção e na administração das empresas que o operam.

O resultado da minha pesquisa, que fiz baseada nas afirmações acima, dizem que quem as postou está exagerando em algusn pontos.

Vamos lá, uma por uma:

"primeiro porque o E 120 já deu o que tinha de dar .
pode ser veloz para a sua categoria , mas pela idade se tornou
de manutenção complicada em função de estoque de peças ...."


Não, absolutamente não. O EMB-120 tem sido uma aeronave muito procurada e a frota em operação tem aumentado ano, após ano.
em jun do 2005 tínhamos 214 aeronaves em operação, em jun de 2008 eram 241.
Segundo pessoas com quem conversei, de algumas regionais nacionais, ele tem ainda uns bons 5 a 6 anos de operação pela frente.
Quanto ao problemas das peças, este é uma realidade, mas não é muito diferente de qualquer outra aeronave cuja produção está encerrada já a vários anos. Talvez um pouco pior pela base de fornecedores ser muito fragmentada, e da venda de algumas peças ser negociada diretamente com o fornecedor.


apertado , restrito em autonomia , restito em espaço de bagagens
para os passageiros , restito em conforto para os tripulantes .....


Conversei com 3 tripulantes, e todos foram unânimes em elogiar o espaço para tripulantes. Seu cockpit é muito bom em espaço, em ergonomia, na distribuição dos instrumentos e na visão externa.
Quanto ao espaço para bagagens e para os pax, este também é muito bom, considerando a sua premissa de projeto. Aliás, esta questão de espaço varia muito com a base de comparação que estamos adotando.
QUanto a restrição em autonomia, é preciso entender quais foram as premissas do seu projeto. Um projeto que visou desempenho (velocidade), em detrimento da autonomia, pois fora projetado para vôos curtos de menos de 2 horas. Portanto não é que ele seja restrito em autonomia, é que talvez queiram operá-lo em rotas nas quais o combustível necessário iria ultrapasar o MTOW.


... terceiro porque a exceção do PSA e do PSB os outros dois estão
uma porcaria voadora , o morcego negro está caindo aos pedaços
e o OAN dispensa maiores comentarios ...


Engraçado, pois em minhas conversas com os tripulantes da Passaredo, todos disseram que os melhores da frota atualmente são o OAN e o PSD, enquanto que o PSA e o PSB é que tem dado dor de cabeça.

... são tranqueiras sim e muito tranqueiras

Sim, são tranqueiras sim. Tanto é que tem empresários por aí rasgando dinheiro e trazendo mais aeronaves...

Sds,
Vector

Enviado: Seg Set 01, 2008 18:20
por AB3
Guimarães escreveu:... pergunte a um mecanico de 120 o que ele acha de regular a alavanca de comando dos flaps do 120 , o que ele acha do sistema de flaps acionados por DOIS sistemas hidraulicos diferentes e ao mesmo tempo , o que ele tem a dizer de regular uma solenoide da bequilha .... e um monte de outras coisas mais . Tudo isso junto vai com o passar dos anos tornando a vida dos mecanicos um verdadeiro inferno e mudando o modo de visão de certas aeronaves , que de boas ha alguns anos para tranqueiras dos dias de hoje .
AHUAHAUHAUHAUHUHUHUAHUHA :lol: :lol: :lol: ! Você me fez lembrar de inúmeras noites sofrendo com OAP, OAN, OAO, SLC... solenoide da bequilha adoroooo risos...

E sem falar nos ACESSOS BURROS, como uma bomba de combustivel que você abre uma tampa com trocentos parafusos e abaixo desta tem outra com mais trocentos parafusos!

EMB120 é bom para VOAR, rápido, barulho lindo, agora pra MANUTENÇÃO afffff!

Sobre alguns comentários acima me pergunto o seguinte:

- PASSAREDO já operou ATR, se o EM2 é 11% mais caro que o ATR72, por que ela insiste no EMB120?
- Se o EMB120 é 11% mais caro pq a SKYWEST tem uma cacetada de EM2 na frota?

Agora ó, falando de turbohélice, o ATR pode ser prático como for, o EMB120 pode ser rápido como for, mas NADA, NADA, é igual o FOKKER 50, seu silêncio, sua classe, seu cockpit, suas panes de LSAS...

Enviado: Seg Set 01, 2008 18:54
por Vector
Prezado Guimarães...

Não estamos discutindo. A menos que vc esteja entendendo assim.

Eu apenas disse que vc aborda certos pontos com exagero e falta de imparcialidade.

Vc critica uma aeronave por ser apertada (sou grande, gordo, com 1,80 metros e não o acho apertado). Mas se vc o comparar com um ATR, um avião bem maior, é claro que, comparativamente, será mais apertado, é óbvio.

De qualquer modo, não podemos levar essa discussão adiante, pois espaço é algo subjetivo.

Quanto a operação dele ser cara por aqui... e a sua afirmação de sua pequena autonomia, e restrições.... ora, mais uma vez está comparando ele com quem???

É preciso entender que ele tem essas restrições porque foi projetado assim. ELe não foi projetado para o Brasil, mas sim pensando na realidade dos EUA e Europa, seus grandes clientes. FOi projetado para vôo inferiores a duas horas, e com projeto que priorizou a velocidade...

Sobre os custos de operação dele serem maiores que de um ATR-72. Sim é verdade,... e este relatório que vc cita (aliás se for eletrônico, vc poderia gentilmente me ceder uma cópia, não é?), não está mentindo não.
São aviões com características diferentes, e concordo quando diz que o ATR está mais adaptado a realidade brasileira (distâncias maiores, maior necessidade de capacidade de carga, etc).

Mas o EMB-120 continua sendo uma aeronave interessante para certas rotas e está disponível, para pronta entrega (tem vários ainda estocados), com preços de leasing atraentes.

Bem, mas com certeza é um avião que não está mais em produção, e sempre há um preço a se pagar no que tange as peças, que se tornam cada vez mais escassas e caras.

Quanto ao EMB-120 ser um "pesadelo" para manutenção... bem , é mesmo... aí sim, concordo com a sua opinião sobre o fato de ser apertado. Só discordo que não é apertado para tripulantes e passageiros, mas sim para os mecânicos... esses sofrem.

O EMB-120, na minha opinião, ainda trás uma componente negativa dos tempos da EMbraer estatal... uma empresa gerenciada por engenheiros... o "over-engenieering"... ou seja, um engenheiro sempre tentará bolar a solução mais bacana possível, mas esta tem grande chance de ser tb a mais cara e a mais complexa... Quando tudo funciona bem é uma maravilha, mas quando não... é um tormento.

Assim o EMB-120 tem uma performance fantástica para um turboélice de seu tamanho... é ágil e veloz, porém não foi dada a devida prioridade no quesito simplicidade de sistemas e acessos para manutenção, por exemplo.

Mas o mais importante de tudo, é que essas lições foram aprendidas e os ERJ já são aeronaves muito mais amigáveis para a manutenção. Nos EJet´s a evolução foi maior ainda... e é assim que caminhamos.

Bem, apenas para me situar... não sou tripulante do EMB-120, por isso busquei opiniões de amigos que o operam... Sou engenheiro aeronáutico, trabalho numa grande empresa nacional no projeto de novos aviões... aliás, os Phenoms são projeto meu (e de mais uns outros 2.000 profissionais)... Mas cada um de nós se sente um pouco pai destes pequenos bebês!!!

Sds,
Vector

Enviado: Seg Set 01, 2008 19:53
por AB3
Vector,

Você que anda por dentro... quanto é o leasing mensal de um E120?

Enviado: Qua Set 03, 2008 09:36
por Bruno Holtz
Gumarães,

É com grande satisfação que venho acompanhando este tópico enriquecedor. Aliás, creio que não apenas eu, mas também outros frequentadores do forum.
A pergunta que deixo aqui é a seguinte: Hoje o mercado praticamente oferece apenas dois fabricantes de turbohélice "zero quilômetro": A Bombardier com a linha DASH, notadamente o destaque vai para o Q-400, e a ATR com os modelos 42 e 72, sendo o ultimo na versão 500 o mais procurado. Conhecimento do ATR você tem bastante. Não sei se conheces bem a linha da Bombardier. Caso tenha algum conhecimento, poderia nos traçar uma comparação entre os modelos?

Grato,

Bruno

Enviado: Qua Set 03, 2008 09:51
por AB3
A OceanAir teve a um passo de adquirir DASH 8Q400 no lugar dos Fokker 50, mas os preços deixaram o German assustado e este preferiu ir mesmo atrás do PR-OAA, PR-OAB.

Enviado: Qua Set 03, 2008 11:52
por Bruno Holtz
Tem um ditado que diz que a melhor forma de se ganhar dinheiro é parar de perder....

Creio que o que German fez foi aplicar esta maxima. Provavelmente a Oceanair com a estrutura que foi montada, não estava rendendo. Então, a opção de diminuir o tamanho foi necessária.
Agora só não me pergunte o PORQUE dela não ter rendido o esperado. Quem pode responder isso é a administração da empresa....

Bruno