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TRIP ATR 72-500
Enviado: Seg Jul 21, 2008 18:11
por Comissario_Cleiton
Nossa nunca postei uma foto antes, ai vai a primeira hahaha
PR-TTI

Re: TRIP ATR 72-500
Enviado: Seg Jul 21, 2008 18:20
por Feldmann
Comissario_Cleiton escreveu:Nossa nunca postei uma foto antes, ai vai a primeira hahaha
PR-TTI

Parabéns!! Otima foto!!!
Tem mais ai??
[]´s
Trip
Enviado: Seg Jul 21, 2008 18:20
por FCM
Boa foto, pena a pintura...

Enviado: Seg Jul 21, 2008 19:00
por Herson
Onde foi a foto? Desde quarta passada (16) o TTI está fazendo REC-NAT-FEN-REC-FEN-NAT-REC.
Enviado: Seg Jul 21, 2008 19:05
por lauro.rocha
Parabéns..bela foto!!
FOTO
Enviado: Seg Jul 21, 2008 19:44
por Rafael Lopes De Freitas S
Boa Noite,
Parabêns otima foto, esperamos por mais.
abraços.
Enviado: Seg Jul 21, 2008 20:54
por Marco SBCT
Comissário _Cleiton:
Primeiríssima ótima !
Debut excelente, pegue gosto e vá fotogrando em tuas viagens e mande p/ nós, estaremos à espera das novidades, o nem tanto novas.
O importante é fotografar e postar, agora que começou ...
FEIA
Enviado: Seg Jul 21, 2008 21:12
por paulo roberto machado
ESSA PINTURA É SEM COMENTARIOS, SO SEI QUE É FEEEIAAA

Enviado: Seg Jul 21, 2008 23:09
por MSATO
Cleiton, parabéns!!!
Um belíssima estréia e espero que em breve, nos brinde com mais fotos como essa!!!!
Amigos, a título de "comparação", segue uma foto do TTI ainda nas "cores" da TOTAL...
Abraços a todos!!!
Enviado: Seg Jul 21, 2008 23:52
por Comissario_Cleiton
Pô galera que bom que gostaram, agora até me empolguei aqui, tenho varias fotos espalhadas pelos aeros da vida, fico feliz que tenham curtido, irei postar mais sim, mais já adianto a vc que são bem amadoras, no mais abração a todos...

Enviado: Ter Jul 22, 2008 08:24
por Sandro
valeu Cleiton bela foto manda mais!!!
Enviado: Qui Jul 24, 2008 14:00
por PP-VJN
Belas fotos.
Apenas uma correção. o PR-TTI é um ATR72-300
Enviado: Sáb Jul 26, 2008 19:48
por Phenom
E o 500 é designado 212A.
Abraço
Enviado: Sáb Jul 26, 2008 23:02
por Mikimba
Guimarães escreveu:... o que pode estar havendo de divergencia é que temos o modelo 200
que não tem PEC - propeller electronic control e o modelo 212 que esse
sim já vem com PECs mas ambos com helices qudripás .
... a sequencia que eu conheço é 200 / 212 / 500 ... nenhum 300 !
... desses só não operei o 212 ou seja o 200 com PECs , o que não é lá
uma maravilha do seculo não , prefiro a filosofia do 200 mesmo com
APCL - automatic propellers control levers , achei mais interessante .
... mas como eu falei lá em cima , eu desconhecer não significa que não
exista , porem o TTI é um 200 ( ou 212 como queira ) e não um 300 .
... um abraço
Guimarães, bom dia.
Apenas uma curiosidade, a operação dos Atr's é complicada, é um avião bem manejavél, dócil ? Como é em geral ???
Um grande abraço!
Enviado: Dom Jul 27, 2008 22:21
por Mikimba
Guimarães escreveu:... quando fui voar ATR , eu tinha saido do F 50 depois de 5 anos . O 50 é o avião mais fácil , dócil , simples e inteligente que eu voeei até hoje . Algumas coisas introduzidas nos ATRs 72 - 500 já existiam nos 50 , ha 10 anos atras . Alem disso , a confiabilidade dos 50 é algo fantastico . Porem , por ser um avião caro e tambem por não ter porta de carga , aliado ao fato da fábrica ter encerrado as suas atividades , o 50 não foi um sucesso de vendas como deveria ter sido .
... no principio achei o ATR bastante complicado e cheio de soluções de engenharia feitas na base do " Geito de Portugues " com coisas meio absurdas e sem muito nexo . ENTRETANTO essas mesmas soluções funcionam na pratica e correspondem aos anseios da fabrica e dos projetistas . Mas não deixam de ser soluções bastante .... portuguesas

...
... depois de voar os ATRs por oito anos , eu agora acho tudo realmente facil , mas ele é sim um avião extremamente docil , principalmente o 72 e muito facil de ser voado . Tem uma boa condição monomotor , desde que dentro do seu envelope operacional , fora dele fica muito complicado . Os 42 da serie 300 então nem se fala . Em todo projeto existe uma margem de segurança estimada por volta dos 8% de excesso o que nos 300 equivaleria a 1300 quilos , com esse excesso ele não voa . Sobe pouco , exceto no primeiro e segundo segmentos de decolagem , mas no restante deixa muito a desejar . Já os 320 são menos mau nesse quesito .
... os 72 - 200 sobem bem até os 10.000 pés , e os 500 sobem bem até os 14.000 . A exceção a regra são os 42-500 simplesmente fantasticos pelo fato de serem 42 com os motores dos 72 , muito rapidinho .
... a operação é realmente simples , talvez no começo seja assim meio diferente mas nada excepcional . Diferente por causa do propeller-brake nada mais .
... é um grande avião , de break-even realmente baixo , bem mais economico operacionalmente do que os brasilias e tambem muito mais facil na parte teorica .... eletrica , hidraulica , trem , freios etc e tal .....
... querendo saber alguma coisa de ATR basta perguntar , se eu souber responderei com o maximo prazer . Se eu não souber corro atras para te responder .
... um abraço
Muito obrigado Guimarães,
Sempre tive curiosidade em saber sobre essa Nave!!
Muito obrigado novamente,
um grande abraço;;;
Thiago;
Enviado: Seg Jul 28, 2008 11:58
por Carlos Duarte
O Brasilia também esta limitado a 100horas...
Enviado: Ter Jul 29, 2008 00:43
por PP-VJN
Confesso que me equivoquei hehe confundi com o ATR 42 que tem a versão 300 hehe mas o ATR-72 pelo que eu conheço o 500 tem 6 pás na helice.
Enviado: Ter Jul 29, 2008 05:06
por Comissario_Cleiton
Galera, falando da TRIP mas mudando de aeronave, tenho curiosidade de saber em quais rotas o Brasilia da TRIP voa,até hj não o vi em aeroporto nenhum..

Enviado: Ter Jul 29, 2008 11:47
por BenitoRBP
Guimarães, Vc chegou a ter problemas com o acumulo de gelo nas Asas dos ATR`s?
Enviado: Qua Jul 30, 2008 15:56
por BenitoRBP
Guimarães obrigado pelas considerações feitas....
Acho esta a parte mais legal do fórum, pilotos relatando suas experiências, coisa que não encontramos ou dificilmente encontramos em qualquer material publicado (seja livros, revistas ou internet).
Em países com condição climática adversa...como os EUA (salvo engano uma ATR da Aeagle caiu por conta da formação de gelo) aonde é comum ser impossível evitar o gelo....a TRIP deve ter sofrer um pouco né?
Aproveito o ensejo posso fazer outra pergunta: Qual o tempo máximo de resposta entre a identificação do problema e a reação dos tripulantes no caso da formação de Gelo liso?
Quanto ao acidente da Total não sabia que as condições climáticas tinham sido um fator relevante...sabia apenas que teria ocorrido um disparo acidental do Trim (dizem que a disposição da cabine do ATR favorece isso) e que o copiloto chamou pelo comandante que não teve acesso a cabine pois parte da carga havia se despreendido obstruindo a porta.
3 segundos...é reflexo puro....não da para pensar...
Obrgiado