Velha Varig é mantida em recuperação judicial
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Velha Varig é mantida em recuperação judicial
Velha Varig é mantida em recuperação judicial
Prazo se encerraria hoje; juiz diz que é preciso aprontar quadro de credores
Para Justiça, precisam ser cumpridas obrigações previstas no plano de recuperação da companhia; fundação critica a decisão
JANAINA LAGE
DA SUCURSAL DO RIO
O juiz Luiz Roberto Ayoub determinou ontem que a velha Varig continuará em recuperação judicial enquanto não forem cumpridas as obrigações previstas no plano de recuperação da companhia. Inicialmente, os credores trabalhavam com um prazo de dois anos, que se encerraria hoje.
Na prática, o poder de decisão sobre os principais aspectos que envolvem a companhia segue com a 1ª Vara Empresarial do Rio, onde corre o processo de recuperação. Na decisão, o juiz contesta que se trate de uma prorrogação do prazo.
O juiz negou ontem um pedido da FRB (Fundação Ruben Berta), a dona da velha Varig, para que fosse encerrado o processo de recuperação judicial. A fundação foi afastada da gestão da companhia por decisão judicial no fim de 2005.
O presidente do Conselho de Curadores da FRB, Cesar Curi, criticou a atuação do Judiciário e disse que, após ter conhecimento dos detalhes da decisão, tomará medidas cabíveis. Ele não descartou a hipótese de recorrer da decisão.
Ontem, os credores da Varig compareceram a uma assembléia para votar o texto das minutas de debêntures (títulos de dívidas), o mecanismo encontrado no plano de recuperação para administrar o pagamento de dívidas. Os próprios credores sugeriram a suspensão da assembléia porque ainda não há um quadro geral de credores. Eles alegaram não poder votar o mecanismo de pagamento sem saber o montante que será destinado a cada um.
Justificativa
Na assembléia, o administrador judicial justificou a falta de informações em razão dos diversos questionamentos feitos na Justiça por credores. A decisão do juiz Ayoub não menciona um prazo para o fim da recuperação, mas a assembléia foi suspensa com nova data de reunião prevista para daqui a 90 dias, com possibilidade de prorrogação por mais 90 dias.
Para a presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários, Selma Balbino, a decisão não muda a situação dos trabalhadores. "Para nós, isso não acrescenta ou diminui nada porque ainda não recebemos. É grave o quadro de credores não estar pronto após dois anos."
Na semana passada, a Justiça anunciou a liberação de R$ 47,5 milhões para os trabalhadores que aderiram ao plano, com um limite de cinco salários mínimos para cada um.
Na decisão, o juiz Ayoub cita o caso Parmalat, presidido pelo juiz Alexandre Lazarinni, de São Paulo, como referência. "Lá, o monitoramento também está em curso. Aguarda-se, da mesma forma, o integral cumprimento das obrigações pactuadas no plano de recuperação judicial, em especial a formação do quadro de credores", disse, na decisão.
Fonte: Folha de S. Paulo- 17/07/08.
Prazo se encerraria hoje; juiz diz que é preciso aprontar quadro de credores
Para Justiça, precisam ser cumpridas obrigações previstas no plano de recuperação da companhia; fundação critica a decisão
JANAINA LAGE
DA SUCURSAL DO RIO
O juiz Luiz Roberto Ayoub determinou ontem que a velha Varig continuará em recuperação judicial enquanto não forem cumpridas as obrigações previstas no plano de recuperação da companhia. Inicialmente, os credores trabalhavam com um prazo de dois anos, que se encerraria hoje.
Na prática, o poder de decisão sobre os principais aspectos que envolvem a companhia segue com a 1ª Vara Empresarial do Rio, onde corre o processo de recuperação. Na decisão, o juiz contesta que se trate de uma prorrogação do prazo.
O juiz negou ontem um pedido da FRB (Fundação Ruben Berta), a dona da velha Varig, para que fosse encerrado o processo de recuperação judicial. A fundação foi afastada da gestão da companhia por decisão judicial no fim de 2005.
O presidente do Conselho de Curadores da FRB, Cesar Curi, criticou a atuação do Judiciário e disse que, após ter conhecimento dos detalhes da decisão, tomará medidas cabíveis. Ele não descartou a hipótese de recorrer da decisão.
Ontem, os credores da Varig compareceram a uma assembléia para votar o texto das minutas de debêntures (títulos de dívidas), o mecanismo encontrado no plano de recuperação para administrar o pagamento de dívidas. Os próprios credores sugeriram a suspensão da assembléia porque ainda não há um quadro geral de credores. Eles alegaram não poder votar o mecanismo de pagamento sem saber o montante que será destinado a cada um.
Justificativa
Na assembléia, o administrador judicial justificou a falta de informações em razão dos diversos questionamentos feitos na Justiça por credores. A decisão do juiz Ayoub não menciona um prazo para o fim da recuperação, mas a assembléia foi suspensa com nova data de reunião prevista para daqui a 90 dias, com possibilidade de prorrogação por mais 90 dias.
Para a presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários, Selma Balbino, a decisão não muda a situação dos trabalhadores. "Para nós, isso não acrescenta ou diminui nada porque ainda não recebemos. É grave o quadro de credores não estar pronto após dois anos."
Na semana passada, a Justiça anunciou a liberação de R$ 47,5 milhões para os trabalhadores que aderiram ao plano, com um limite de cinco salários mínimos para cada um.
Na decisão, o juiz Ayoub cita o caso Parmalat, presidido pelo juiz Alexandre Lazarinni, de São Paulo, como referência. "Lá, o monitoramento também está em curso. Aguarda-se, da mesma forma, o integral cumprimento das obrigações pactuadas no plano de recuperação judicial, em especial a formação do quadro de credores", disse, na decisão.
Fonte: Folha de S. Paulo- 17/07/08.
-
- MASTER
- Mensagens: 2461
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 16:37
- Localização: Porto Alegre/RS
- Contato:
Meus prezados:
Enquanto isso...
Fundação se articula para retomar a Varig
Mais de três anos depois de ter sido afastada judicialmente da Varig, a Fundação Ruben Berta (FRB), ex-controladora da companhia, articula-se para reconquistar o poder. Além de tentar anular a recuperação judicial da antiga Varig (que voa com a marca Flex), a FRB quer a nova Varig, controlada pela Gol, de volta. Para isso, defende a anulação da venda da VarigLog, no fim de 2005, e considera nulos todos os atos subseqüentes do negócio, como a venda da Varig para a Gol.
Segundo Cesar Curi, presidente do conselho de curadores da fundação, os advogados da FRB preparam uma ofensiva judicial para contestar a manutenção da recuperação judicial.
fonte: jornal "Zero Hora" 19 jul 2008
Um abraçao e ateh mais...
Enquanto isso...
Fundação se articula para retomar a Varig
Mais de três anos depois de ter sido afastada judicialmente da Varig, a Fundação Ruben Berta (FRB), ex-controladora da companhia, articula-se para reconquistar o poder. Além de tentar anular a recuperação judicial da antiga Varig (que voa com a marca Flex), a FRB quer a nova Varig, controlada pela Gol, de volta. Para isso, defende a anulação da venda da VarigLog, no fim de 2005, e considera nulos todos os atos subseqüentes do negócio, como a venda da Varig para a Gol.
Segundo Cesar Curi, presidente do conselho de curadores da fundação, os advogados da FRB preparam uma ofensiva judicial para contestar a manutenção da recuperação judicial.
fonte: jornal "Zero Hora" 19 jul 2008
Um abraçao e ateh mais...
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com
Na aviação, só a perfeição é aceitável
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com
Na aviação, só a perfeição é aceitável
-
- MASTER
- Mensagens: 1644
- Registrado em: Dom Jun 24, 2007 16:37
-
- MASTER
- Mensagens: 1644
- Registrado em: Dom Jun 24, 2007 16:37
-
- CMTE.
- Mensagens: 605
- Registrado em: Sáb Jan 06, 2007 23:26
- Localização: Alegrete, RS
Afinal, quê pretende a FRB? Retomar o poder e encerrar definitivamente as atividades das empresas controladas, pondo fim a 80 anos de história ou tem carta na manga mas está impedida pela "lei de recuperação judicial" de tomar medidas para dar a volta por cima e resgatar os 80 anos?
Ainda não consegui entender tudo isso. A única certeza que tenho é que os funcionários se ferraram!
Ainda não consegui entender tudo isso. A única certeza que tenho é que os funcionários se ferraram!
-
- MASTER
- Mensagens: 1644
- Registrado em: Dom Jun 24, 2007 16:37
Carta na manga ela não tem. O que a Fundação quer , sinceramente nem eu nem ninguém que tenha acompanhado a VARIG nesses últimos 50 anos ,sabe . Mesmo que voltasse para a Fundação , a administração do Grupo , o que é que ela faria ? Se quando tinha "a faca e o queijo " na mão ela conseguiu liquidar uma obra de mais de 60 anos , o que faria agora ?
Abs
Sérgio Bica
Abs
Sérgio Bica
-
- MASTER
- Mensagens: 2163
- Registrado em: Qui Jun 01, 2006 18:08
- Localização: Porto Alegre-RS
- Contato:
-
- MASTER
- Mensagens: 1644
- Registrado em: Dom Jun 24, 2007 16:37
-
- MASTER
- Mensagens: 2163
- Registrado em: Qui Jun 01, 2006 18:08
- Localização: Porto Alegre-RS
- Contato:
Olá Amigos,
Mas deixar a Flex na mão da GOL não vai levar alugar nenhum,
não adianta ter um avião e sempre que aparecer um serviço
tem que pedir a benção da GOL, não pode criar nenhuma rota
sem a permissão da GOL, sempre que aparece um fretamento
a GOL coloca os seus aviões, existe inumeras rotas que a Flex
poderia tentar, pois existe ainda um inumero de funcionarios
que dariam tudo para recomeçar, e as pessoas sabendo que
a FLEX e a verdadeira VARIG dariam apoio(clientes), rotas
como Poa x Congonhas x Galeão x Brasilia x Manaus sempre
tiveram um bom resultado, e a propria VARIG(GOL) está
deixando de operar Manaus, outra rota Brasilia x Salvador x
MG x Rio, talves alguma rota da Nordeste que no passado
dava muito resultados, mas uma coisa eu digo, do jeito que
tá não pode ficar, melhor entregar para FRB , quem criou
o problema que a termine.
sds,
Moises Propp
Mas deixar a Flex na mão da GOL não vai levar alugar nenhum,
não adianta ter um avião e sempre que aparecer um serviço
tem que pedir a benção da GOL, não pode criar nenhuma rota
sem a permissão da GOL, sempre que aparece um fretamento
a GOL coloca os seus aviões, existe inumeras rotas que a Flex
poderia tentar, pois existe ainda um inumero de funcionarios
que dariam tudo para recomeçar, e as pessoas sabendo que
a FLEX e a verdadeira VARIG dariam apoio(clientes), rotas
como Poa x Congonhas x Galeão x Brasilia x Manaus sempre
tiveram um bom resultado, e a propria VARIG(GOL) está
deixando de operar Manaus, outra rota Brasilia x Salvador x
MG x Rio, talves alguma rota da Nordeste que no passado
dava muito resultados, mas uma coisa eu digo, do jeito que
tá não pode ficar, melhor entregar para FRB , quem criou
o problema que a termine.
sds,
Moises Propp
-
- CMTE.
- Mensagens: 697
- Registrado em: Ter Out 24, 2006 11:18
varig
Pra mim Varig e Flex nao existem mais, so quem acredita em Papai Noel acha ...o que existe é gol . melhor esquecer a velha senhora de 81 anos.
Não existe a possibilidade de no momento a Velha VGR voltar ao controle da FRB.
Ou ela vai a falência, ou se recupera com novos gestores, o que beira o impossível.
Talvez ainda existam interesses na Velha VGR, mesmo falida ainda existem créditos a receber....talvez a FRB queira sugar as ultimas gotas...com o controle destes créditos.
Enfim...o processo é lento...
Ou ela vai a falência, ou se recupera com novos gestores, o que beira o impossível.
Talvez ainda existam interesses na Velha VGR, mesmo falida ainda existem créditos a receber....talvez a FRB queira sugar as ultimas gotas...com o controle destes créditos.
Enfim...o processo é lento...