Caravelle escreveu:
Caro Salzinger_SBGR, o que tu entendes por avião "requentado"? Só porquê o Airbus A350 é parecido com o A330, usa a mesma (e excelente) fuselagem dos outros widebodies da Airbus, mas possui novas asas, motores, conjunto de cauda, etc. ele é "requentado"?
De fato, gostaria de ver exatamente onde voce leu que a Airbus vai reprojetar a asa (que por sinal é a parte mais cara de um desenvolvimento), as modificações em relação à asa limitam-se a trocar o material, de metal para composite, em algumas partes da asa. O mesmo vale para a empenagem e estabilizador.. Nada vai ser radicalmente reprojetado (portanto novo) e sim adaptado e melhorado.
Motores? Sim..os motores do A350 são os mesmos do B7e7, porém vão ter sangria de ar do motor, ao contrário dos do 7e7 que serão bleedless. Os pilones dos motores serão 100% de titanio.
Caravelle escreveu:
Se este é o seu conceito de "requentado", ele é muito amplo, e podemos então considerar quase que todo Boeing narrowbody é um 707 "requentado" e todo Airbus widebody um A300 "requentado". Afinal os cortes de fuselagem são praticamente os mesmos.
A fuselagem do avião não é a parte mais cara nem a parte mais complicada de um desenvolvimento, mas a asa. Tanto a Boeing como a Airbus usam o artificio de usar a mesma fuselagem por uma série de fatores (seja custos, seja comulidade, seja eficiência do desenho) mas todo novo avião tem uma ASA nova. O 707 tem uma asa que é totalmente diferente da do 727 e da dos 737 Jurássicos e Clássicos que por sua vez é diferente da asa do 737NG e que é novamente diferente da asa do 757, sem contar outras modificações e evoluções que acabam sendo incorporadas ao projeto. O mesmo vale para a Airbus, que fez isso com o A300/A310 (que tem uma asa) e o A330/A340 (que tem outra asa), o A350 vai usar a mesma asa do A330, porém com materiais novos, ela não vai ser totalmente redesenhada.
Caravelle escreveu:
Como muito bem o Forgiven722 colocou, o A350 vai complementar o A330. Então, por que não seriam parecidos?
Complementar o A330 e diga-se de passagem, morder de leve o mercado que seria do A340-200/-300.
Caravelle escreveu:
Caro Omykron, o Boeing 7E7 visa prencher o mercado do Boeing 767, que teve suas vendas praticamente estagnadas pelo Airbus A330.
A comparação B767 x A330 nem sempre é valida, pois são aviões para missões diferentes. Por muito tempo o B767 (em suas variantes) foi um avião superior aos A300/A310 e o A330 na verdade acaba concorrendo tanto com o 777-200/-300 (versões não ER) como com o 767-400ER e o -300ER, esse segmento intermediário é meio embolado e não da para afirmar que modelo X concorre diretamente com modelo Y pois a variáveis de missão são muitas (e portanto, a adequação de um modelo ou de outro para um determinado tipo de operação)
Caravelle escreveu:
Sim, com exceção do Boeing 777, os outros modelos da Boeing estão "tomando de laço" dos modelos da Airbus concorrentes.
Hun?
Quais são os modelos oferecidos hoje pela Boeing?
B737NG
B747-400
B767
B777
e pela Airbus?
A318->A321
A300/A310
A330
A340
Vejamos o caso dos B737NG x A318->A321, o modelo da Boeing, que foi lançado no final da década de 90, tem 2367 encomendas e 1623 entregas, enquanto que o A318-A321, lançados no final da década de 80 tem 2277 em operação e 3076 encomendas. Veja que, para um avião lançado 10 anos antes, a vantagem em termos de encomendas e entregas não é tão grande assim, coisa de 800 unidades.
A competição entre o A310/A300 e o B767-200/-300/-200ER/-300ER está praticamente estagnada, com 815 A310/A300 entregues e 54 encomendados (basicamente A300F) e a familia B767 com 887 entregues e um back log de 25 unidades. Não considerados os B767-400ER.
Finalmente temos o segmento do B764/B777 e do A330/A340 aonde temos 37 B764 e 496 B777 entregues (com 1 / 151 encomendas) e no caso do A330/A340, temos A330-200/-300 com 322 entregues (+ 177 encomendas) e os A340-200/-300 com 235 entregues e 9 encomendados. Existe uma pequena vantagem da Airbus, mas os modelos dela estão faz bem mais tempo no mercado.
Portanto apesar de haver vantagem da Airbus em alguns segmentos (mais por antiguidade no mercado do que por outro motivo) essa vantagem não é grande o suficiente para dizer que os produtos da Boeing estão "tomando de laço"..
Voltando a competição A330-200NG/-300NG (aka A350-900/-800) e o 7e7, o competidor direto do 7e7-800 será o A350-900 enquanto que o A350-800 ficará entre o 7e7-900 e o 777-200ER. Em outras palavras, o A350 é grande demais para concorrer com o 7e7 no mercado de substituição de A300/A310/B762/B763..
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