Lap Chan quer irmã no controle da VarigLog

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Regis
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 617
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 00:00
Localização: São Paulo

Lap Chan quer irmã no controle da VarigLog

Mensagem por Regis »

Lap Chan quer irmã no controle da VarigLog

Chan Lup Wai Ohira, de nacionalidade brasileira e que trabalha no mercado financeiro, diz que investirá US$ 800 mil e não será laranja

Anac ameaça cassar concessão da empresa caso ela continue sob controle de um fundo estrangeiro, o Matlin Patterson


MÔNICA BERGAMO
COLUNISTA DA FOLHA

Os advogados da empresa Volo do Brasil, que controla a VarigLog, devem protocolar amanhã, na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), pedido de autorização para a transferência de controle acionário da companhia. E apresentar a nova sócia da empresa: Chan Lup Wai Ohira, 53. Ela é irmã do chinês Lap Wai Chan, que representa o fundo americano Matlin Patterson, detentor hoje da maior parte das ações da VarigLog.
A Anac ameaça cassar a concessão da empresa por ela estar sob controle acionário de um fundo americano, o que contraria o Código Brasileiro de Aeronáutica -que limita a 20% a participação estrangeira. Há três meses, Marco Antonio Audi, Luiz Eduardo Gallo e Marcos Haftel, os três sócios brasileiros que até então detinham 80% das ações ordinárias (com direito a voto) da empresa, foram afastados por decisão judicial. Com isso, a VarigLog ficou em situação irregular.
Com a entrada de Chan Lup, o problema, acreditam os advogados, será contornado: embora tenha nascido em Guangzhou (Cantão), na China, ela foi naturalizada aos 12 anos e é cidadã brasileira. "E bem brasileira: tenho marido e filhos nascidos aqui", diz Chan Lup, irmã mais velha de Lap.
Há 40 anos, os dois se mudaram com os pais, de Hong Kong para São Paulo. Lap Chan não foi naturalizado porque, segundo ela, "foi estudar nos EUA".
Chan Lup diz estar investindo recursos próprios para comprar 51% das ações da empresa, que eram dos brasileiros. Vai desembolsar US$ 800 mil. Ela afirma que, para entrar na VarigLog, está deixando uma carreira de 31 anos no mercado financeiro -e um emprego no BNB Paribas, onde trabalha há 11 anos, 6 deles como ""head" da área de recursos humanos". Formada em administração de empresas pela PUC-SP e em direito pela Unip, ela informa no currículo que já trabalhou em bancos como Comind, ING Barings e Icatu.
Os outros 29% das ações dos brasileiros, informa a assessoria da VarigLog, serão adquiridos por Peter Miller, executivo de finanças que mora em Nova York e tem dupla cidadania -americana e brasileira.
A VarigLog voltou ao centro do noticiário há um mês, quando a ex-diretora da Anac Denise Abreu deu entrevistas afirmando que a ministra Dilma Rousseff, da Casa Civil, pressionara a agência para não investigar a origem do capital dos brasileiros que estavam comprando a empresa em sociedade com Lap Chan, que representava o fundo Matlin Patterson. Suspeitava-se de que eles não tinham recursos próprios para investir no negócio, atuando como laranjas de Lap Chan.
Chan Lup nega ser laranja do irmão e diz ter como provar que está tirando dinheiro do próprio bolso para colocar no negócio. "Estou entrando na VarigLog porque gosto de desafios."

Fonte: Folha de S. Paulo- 06/07/08.
Regis
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 617
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 00:00
Localização: São Paulo

Mensagem por Regis »

"Laranja é pessoa da esquina, desconhecida"

Irmã de Lap Chan diz que vai tirar dinheiro que tem aplicado em "renda fixa e variável" para adquirir o controle da VarigLog

Chan Lup afirma que entrará na empresa devido a sua experiência e reputação no mercado financeiro e vê "risco e oportunidade" no negócio


DA COLUNISTA DA FOLHA

Chan Lup Wai Ohira diz que vai tirar dinheiro que tem aplicado "em renda fixa e variável" para adquirir o controle da VarigLog. Na entrevista exclusiva que deu à Folha, disse que o irmão, Lap Chan, não mandará na empresa e afirmou que não é laranja dele. "Laranja é uma pessoa da esquina, desconhecida." A seguir, os principais trechos da entrevista.

FOLHA - Qual vai ser a sua participação na empresa?
CHAN LUP WAI OHIRA - Eu vou ter 51% dos 80% que pertenciam aos três sócios brasileiros [Marco Antonio Audi, Luiz Eduardo Gallo e Marcos Haftel]. Os outros 29% serão comprados pelo Peter Miller [economista]. Estou entrando na empresa devido a minha experiência no mercado financeiro, de 31 anos. Porque a VarigLog hoje não tem um problema técnico-operacional. Ela tem um problema de gestão. E isso eu sei fazer.

FOLHA - Como surgiu essa idéia?
CHAN LUP - Em razão da situação da VarigLog, estava se buscando uma pessoa com esse meu perfil e também que tivesse credibilidade no mercado. Com a minha experiência e reputação, tenho certeza de que vou conseguir renegociar, alongar dívidas, trazer novos investimentos, fazer parcerias.

FOLHA - Você vai ter que investir quase US$ 1 milhão na compra das ações. Tem esse dinheiro?
CHAN LUP - Esse é o valor que a Justiça definiu para os 80% de ações que pertenciam aos três sócios brasileiros [ao afastar os brasileiros da sociedade da Volo do Brasil, que controla a VarigLog, a Justiça determinou que o fundo Matlin Patterson pagasse US$ 428 mil a cada um deles, ou US$ 1,28 milhão]. Vou entrar com 51% desse valor, cerca de US$ 800 mil.

FOLHA - É um empréstimo de seu irmão para você?
CHAN LUP - Não, é dinheiro meu. Eu acho que, com 31 anos de mercado financeiro, tive condições de acumular certa reserva, né?

FOLHA - É um dinheiro que está investido e que você vai tirar da caderneta de poupança, vamos dizer assim, para integralizar na empresa?
CHAN LUP - Exatamente. Exatamente. O dinheiro não está em caderneta de poupança, e sim em renda fixa, em renda variável. E logicamente eu vou ter que desaplicar esse dinheiro para aplicar na empresa.

FOLHA - O seu irmão está te emprestando alguma coisa?
CHAN LUP - Não é necessário.

FOLHA - Você tem condição de comprovar que esse dinheiro é seu?
CHAN LUP - Absoluta.

FOLHA - E por que apostar fichas numa empresa envolvida em disputas judiciais, que tem dívidas e está no centro de um turbilhão político?
CHAN LUP - Primeiro é que, dentro da minha característica, gosto muito de projetos. No meu histórico de 31 anos de mercado financeiro, apareceram vários projetos de que participei, com sucesso. Em segundo lugar, o chinês diz: onde tem risco tem uma oportunidade.

FOLHA - Então não é só por amor ao seu irmão?
CHAN LUP - [rindo] Não. Também. Mas o mais importante é isso: onde tem risco tem oportunidade. Lógico, desde que você tenha capacidade, competência e interesse de fazer.

FOLHA - As pessoas vão perguntar a você o que perguntaram anteriormente aos três sócios brasileiros: você é laranja do seu irmão?
CHAN LUP - As pessoas que são inteligentes e entendem de negócios vão perceber que eu estou deixando 31 anos de mercado para entrar num outro segmento com o meu próprio dinheiro. Isso não pode ser caracterizado como laranja. Normalmente laranja é uma pessoa da esquina, desconhecida.

FOLHA - E os outros, eram laranjas?
CHAN LUP - É o que você vê, a Justiça fala, né?

FOLHA - Que eles são laranjas...
CHAN LUP - É o que todo mundo acha. Mas os três não são laranjas, não.

FOLHA - Vocês vão fazer algum acordo para que o Lap Chan tenha o real comando da empresa?
CHAN LUP - Não. O comando vai ser meu.

FOLHA - É que o natural é que as pessoas imaginem que você está entrando na empresa, mas que quem vai mandar, de fato, é seu irmão...
CHAN LUP - Com 51% das ações, eu vou mandar. Eu posso citar o Jeffrey Pfeffer, uma das autoridades de Stanford: para que a gente tenha sucesso, tem que ter vontade de fazer, capacidade de fazer e o poder de fazer.

FOLHA - Que tipo de influência o Lap Chan vai ter?
CHAN LUP - Na elaboração de "business plan", como um acionista de 20%.

FOLHA - Em 2007, o Lap Chan tentou comprar as ações dos três sócios brasileiros por meio da Voloex, empresa tida como de fachada e da qual você era sócia. Não é a mesma coisa agora?
CHAN LUP - Eu tinha a intenção de assumir a empresa, mas achei que não era ainda o momento. Agora, estou decidida a enfrentar o desafio.

FOLHA - Não é barato comprar a VarigLog por US$ 800 mil?
CHAN LUP - Como eu disse, foi um valor determinado pelo juiz. E não é pouco, de jeito nenhum. A empresa está com capital negativo.

FOLHA - Qual é a dívida?
CHAN LUP - Não tenho... só sei que está bem descapitalizada.

FOLHA - Vai ter demissão?
CHAN LUP - Enquanto não tivermos o real quadro da empresa, seria leviano da minha parte dizer que tem de demitir.

FOLHA - A empresa tinha 19 aviões há um ano, hoje tem 7. Houve demissões, atrasos nos pagamentos a prestadores de serviços...
CHAN LUP - Tenho certeza de que vou conseguir administrar. É um pouco de mim dizer: se o propósito é para o bem, o universo conspira a favor.

FOLHA - Os advogados da VarigLog vão contestar na Justiça a obrigação de uma empresa aérea ser controlada por brasileiros. Se eles vencerem essa questão, e a empresa puder ser controlada por um estrangeiro, pretende devolver as ações para seu irmão?
CHAN LUP - Se estou entrando no negócio, não é para pensar em vender lá na frente. É para ter sucesso e continuar.

FOLHA - De acordo com Marco Antonio Audi, um dos sócios brasileiros afastados, o advogado Roberto Teixeira [compadre de Lula] "faz chover" no governo. Ele continuará advogando para a empresa?
CHAN LUP - Eu conheço o profissionalismo, a competência dele. É um advogado que administra 300 processos judiciais. Não tem o que questionar.

FOLHA - Você conhece o presidente Lula?
CHAN LUP - Não, mas gostaria muito de conhecê-lo um dia.

FOLHA - Onde está o Lap Chan?
CHAN LUP - Está viajando, para o aniversário da filha.


Fonte: Folha de S. Paulo- 06/07/08.
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER
Mensagens: 1644
Registrado em: Dom Jun 24, 2007 16:37

Mensagem por Sergio de Faria Bica »

No mínimo , é muito estranha essa operação.

Abs


Sérgio Bica
Black Typhoon
MASTER
MASTER
Mensagens: 3228
Registrado em: Qui Jan 27, 2005 21:27
Localização: na Lua, sozinho e feliz

Mensagem por Black Typhoon »

Acho que ela está também atrás do controle da Digex Aero Maintenance de São José dos Campos
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER
Mensagens: 1644
Registrado em: Dom Jun 24, 2007 16:37

Mensagem por Sergio de Faria Bica »

Não conheço a DIGEX , mas sei que estão injetando muitos U$ ....


Sérgio Bica
moises Propp
MASTER
MASTER
Mensagens: 2163
Registrado em: Qui Jun 01, 2006 18:08
Localização: Porto Alegre-RS
Contato:

Mensagem por moises Propp »

Olá amigos,
Eu particularmente acho que o irmão dela não ia colocar a sua
irmã numa fria, ainda mais que ela tem cidadania Brasleira,
pode ir para cadeia, mas se ela assumir a Variglog pode preparar
as lentes das maquinas que vem os A330 de volta para o Brasil
volta os B757 e em menos de 8 meses a empresa volta a ter
mais de 15 aviões, era que o Lan queria antes, crescer a Variglog
que da mais dinheiro do passageiro, e verder suas ações aos
poucos no mercado .
sds,
Moises Propp
Black Typhoon
MASTER
MASTER
Mensagens: 3228
Registrado em: Qui Jan 27, 2005 21:27
Localização: na Lua, sozinho e feliz

Mensagem por Black Typhoon »

Na última sexta-feira, esta chinesa e o americano naturalizado brasileiro que foram indicados para assumir a VarigLog estavam na sede da Digex Aero Maintenance de São José dos Campos, alías a mesma empresa que quer, ou queria comprar o que sobrou da Viação Aérea São Paulo (VASP) e cujo "dono" é amigo pessoal do advogado Roberto Teixeira.

Coincidências?

Acho que a ANAC deveria investigar seriamente o envolvimento e o verdadeiro papel destes estrangeiros nas duas citadas empresas.
Emerson
MULTI
MULTI
Mensagens: 486
Registrado em: Ter Out 18, 2005 18:54
Localização: Joao Pessoa

Mensagem por Emerson »

Sai os LARANJAS e entra a TESTA DE FERRO, ê Brasil !!.

Sds

Luna
jambock
MASTER
MASTER
Mensagens: 2461
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 16:37
Localização: Porto Alegre/RS
Contato:

Mensagem por jambock »

Black Typhoon escreveu:Na última sexta-feira, esta chinesa e o americano naturalizado brasileiro(...)
Chan Ohira tambem eh brasileira naturalizada.
Meus prezados:
Ex-socios da VarigLog rejeitam Chan Ohira
Afastados pela Justiça da gestão da empresa, os ex-sócios brasileiros da VarigLog (Marco Antonio Audi, Marcos Haftel e Eduardo Gallo) apresentarão uma representação judicial à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) contra a indicação da chinesa naturalizada brasileira Chan Ohira como nova controlada da VarigLog, com 51% do capital votante. Ohira é irmã de Lap Chan, representante do fundo americano Matlin Patterson, que ganhou provisoriamente na Justiça o direito de gerir a companhia.
fonte: jornal "Zero Hora" 8 jul 2008
Um abraço e ateh mais...
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com

Na aviação, só a perfeição é aceitável
paulo roberto machado
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 697
Registrado em: Ter Out 24, 2006 11:18

Vasp

Mensagem por paulo roberto machado »

Porque a chinesa nao compra a VASP logo... :-P
moises Propp
MASTER
MASTER
Mensagens: 2163
Registrado em: Qui Jun 01, 2006 18:08
Localização: Porto Alegre-RS
Contato:

Mensagem por moises Propp »

Olá amigos,
Mas ele fez proposta pela Vasp, mas não deram resposta, o
pior que ela só queria as oficinas e os predios , a proposta da
digex está no site da Vasp .
sds,
Moises Propp
Responder