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Bandeira Brasileira - TAM
Enviado: Dom Mai 25, 2008 00:09
por elmus vat
Devido a últimos prognosticos preço do petróleo, creio que entre 45 e 60 dias, TAm vai abrir mão de maioria de seus destinos na Europa. O mesmo que Varig fez. Vende-se tickets aqui em dólar e abastece-se a aeronave em euros e com preços de QAV subindo vertiginosamente. O balanço vai para o vermelho e pesado já em maio. Se acontecer, mais um fato lamentável para o pax brasileiro.
Enviado: Dom Mai 25, 2008 00:13
por Sandro
pior o Barril nao para de subir,
Enviado: Dom Mai 25, 2008 02:52
por emferrari
E eu fiz a burrada de resgatar meu fundo que investia em petroleo a 1 ano atras..... mas precisava dos $$$$.....
CARAMBA
Enviado: Dom Mai 25, 2008 12:36
por paulo roberto machado
Que pessima noticia, sera que nao teremos mais empresa brasileira na europa?depois pra recuperar vai ser dificil...

Enviado: Dom Mai 25, 2008 15:19
por AntonioMelo
Neste caso como ficam os 8 77W ?
Enviado: Dom Mai 25, 2008 16:04
por arthuramaral_CGR
Isso é apenas uma especulação.
Li que a TAM faz edge para combater a alta do petróleo.
Enviado: Dom Mai 25, 2008 18:30
por elmus vat
Arthur, talvez tenham feito hedge. Mas um hedge é uma proteção contra variações cambiais, contra altas inesperadas de um detrminado insumo e etc.. Por exemplo se vc. tem receitas em dólar e vai trazer um avião da Boeing vc. faz um hedge cambial em dólares e em valores que sua receita suporte a compra. No caso de combustíveis este hedge que vc. falou, talvez tenha sido feito ( se é que foi) por um determinado período de tempo. Isto é assim porque o valor final do combustível não está contratado como na compra de um avião. E não acredito que tenha feito hedge em euros porque as receitas da TAM nesta moeda são bastante modestas.
Em outras palavras, se o petróleo vai a U$ 150/barrel não há seguro que segure isto.
Enviado: Dom Mai 25, 2008 18:31
por elmus vat
Arthur, talvez tenham feito hedge. Mas um hedge é uma proteção contra variações cambiais, contra altas inesperadas de um detrminado insumo e etc.. Por exemplo se vc. tem receitas em dólar e vai trazer um avião da Boeing vc. faz um hedge cambial em dólares e em valores que sua receita suporte a compra. No caso de combustíveis este hedge que vc. falou, talvez tenha sido feito ( se é que foi) por um determinado período de tempo. Isto é assim porque o valor final do combustível não está contratado como na compra de um avião. E não acredito que tenha feito hedge em euros porque as receitas da TAM nesta moeda são bastante modestas.
Em outras palavras, se o petróleo vai a U$ 150/barrel não há seguro que segure isto. Mas é apenas uma opinião que espero esteja longe de fato concreto
Enviado: Dom Mai 25, 2008 21:53
por Phenom
TAM suspender Europa?? Perdão mas nisso eu só acredito quando ler uma nota da própria companhia. Estamos falando de 7 vôos diários que são feitos com mais de 10 aeronaves wide body!
Abraço
Enviado: Dom Mai 25, 2008 23:14
por elmus vat
Diego, justamente quanto maior for o número de vôos maior será o prejuízo. Espero que a análise que vi não esteja correta. Caso contrário teremos (pax) problemas. Não esuqeça que a maior geração de receita da Tam em vôos internacionais é em dólares enquanto a maioria de suas despesas correm em euros. O problema reside aí. Exemplo: um bilhete Brasil -europa custa digamos U$ 1100 quando comprado aqui e 1100 euros quando comprado lá. Ocorre que a receita em euros é pequena frente à receita em dólares, enquanto a despesa em euros é quase igual à despesa em dólares. Portanto existe um descompasso importante neste equílibrio. Este foi talvez o principal motivo que fez Varig rever posições.
Quanto a aviões novos chegando, isto é secundário.
Enviado: Seg Mai 26, 2008 01:57
por alexrezende
mais um profeta do apocalipse........
Enviado: Seg Mai 26, 2008 05:33
por A320
Elmus Nostradamus Vat!

Enviado: Seg Mai 26, 2008 09:20
por elmus vat
Desculpem Alex Resense e A320. Nem profeta nem Nostradusmus. Apenas comentário de assunto que voces não entendem.
Enviado: Seg Mai 26, 2008 09:50
por Phenom
Elmus, eu entendi a sua análise, só acho que seria um retrocesso muito grande da TAM fazer isso. Eu observei o balanço que saiu semana passada e lá nas projeções a única mudança de planos era que ao invés de abrir uma nova base na Europa a companhia vai optar por colocar um segundo vôo em outra base, que pelos comentarios será FRA. A entrega do primeiro B77W já está confirmada pra julho, o avião está montado já no pátio da Boeing.
Abraço
Enviado: Seg Mai 26, 2008 10:49
por elmus vat
Diego, eu tinha certeza que voce tinha entendido a análise, que não é minha. Acharia lamentável também, mas o fato é que novos fatos estão vindo com uma velocidade muito grande. O balancete (última linha) ainda não dá a pista. Mas a qualidade das receitas merece ser bem olhada.
Enviado: Seg Mai 26, 2008 13:37
por Phenom
Nisso você tem razão, o resultado da TAM foi péssimo.
Abraço
Enviado: Seg Mai 26, 2008 13:42
por aeroblu
Infelizmente tenho que concordar com os parceiros!
Não se trata de Profeta do Apocalipse, mas essa alta brusca no petroleo esta repercutindo de imediato nas Cias Aereas.
Raciocinando de maneira logica e não como entusiasta/amante de aviao que logo teremos algumas novidades no planejamento da Tam e não muito otimista.
Eu acredito que algo aconteça realmete apos o periodo de ferias.
Sobre os 777 e soh etrar no site da boeing e ver os numeros do aviao. capacidade CargaXpaxXconsumo verao que o aviao eh mesmo surpreendente.
Enviado: Seg Mai 26, 2008 13:53
por Gui Simoni
Eu acredito que não cancele nenhuma. Afinal existem projeções de cotações, e a Tam não é nenhuma amadora no mercado...
A unica diferença é a mudança de presidente.
Torço pra que a imagem do David seja meramente como a de rainha da Inglaterra.
Enviado: Seg Mai 26, 2008 13:58
por elmus vat
Gui Simini, por que a sua torcida em ser UK Queen?
Em minha opinião a ida dele para a Tam representou a maior canalhice pessoal e empresarial brasileira no último quarto de século.
Enviado: Seg Mai 26, 2008 17:26
por Phenom
Eu aposto que a TAM fará o que todas as grandes vem fazendo, ou seja, freiar o crescimento e esperar a situação melhorar. A Varig encerrou suas rotas por outros motivos além de alta do petróleo.
Abraço